Cidadania comunieducativa e transmetodologia: a investigação crítica necessária em conjunturas autoritárias:

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maldonado, Alberto Efendy
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação & Educação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/175991
Resumo: The work argues on the strategic importance of the production of critical thinking in the current Latin American historical phase. It explains the epistemological power of the transmethodological perspective to face the obstacles that authoritarian policies design to the production of knowledge, trying to disrupt scientific communities in communication sciences in Our America. The theoretical-methodological reference works with knowledge and experiences of critical research in communication-education produced in the context of the AMLAT Network, with a view to strengthening the scientific communities of the region. In this way, it gives continuity to the proposals for strengthening a transmethodological strand that contributes to the de-structuring of the positivist paradigm in the area and strengthens the communicational-educational citizenship in Latin America.
id USP-71_bd0d653dd34e9e2b53fe899966d3bc80
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/175991
network_acronym_str USP-71
network_name_str Comunicação & Educação (Online)
repository_id_str
spelling Cidadania comunieducativa e transmetodologia: a investigação crítica necessária em conjunturas autoritárias: Communieducative citizenship and transmethodology: the critical investigation needed in authoritarian situations: Cidadania comunieducativa e transmetodologia: a investigação crítica necessária em conjunturas autoritárias: TransmethodologyCommunicational-educational citizenshipCritical researchScientific culturesTransmetodologiaCidadania comunieducativaPesquisa críticaCulturas científicasTransmetodologiaCidadania comunieducativaPesquisa críticaCulturas científicasThe work argues on the strategic importance of the production of critical thinking in the current Latin American historical phase. It explains the epistemological power of the transmethodological perspective to face the obstacles that authoritarian policies design to the production of knowledge, trying to disrupt scientific communities in communication sciences in Our America. The theoretical-methodological reference works with knowledge and experiences of critical research in communication-education produced in the context of the AMLAT Network, with a view to strengthening the scientific communities of the region. In this way, it gives continuity to the proposals for strengthening a transmethodological strand that contributes to the de-structuring of the positivist paradigm in the area and strengthens the communicational-educational citizenship in Latin America.O trabalho argumenta sobre a importância estratégica da produção de pensamento crítico na atual fase histórica latino-americana. Explicita a potência epistemológica da perspectiva transmetodológica para confrontar os obstáculos que as políticas autoritárias desenham à produção de conhecimento, ao tentar desestruturar as comunidades em ciências da comunicação em Nossa América. O referencial teórico-metodológico trabalha os conhecimentos e as experiências de investigação crítica em comunieducação produzidos no contexto da Rede Amlat na perspectiva de vigorizar o campo na região. Desse modo, dá continuidade às propostas de fortalecimento de uma vertente transmetodológica que contribua à desarticulação do paradigma positivista na área de conhecimento e fortaleça a cidadania comunieducativa na América LatinaO trabalho argumenta sobre a importância estratégica da produção de pensamento crítico na atual fase histórica latino-americana. Explicita a potência epistemológica da perspectiva transmetodológica para confrontar os obstáculos que as políticas autoritárias desenham à produção de conhecimento, ao tentar desestruturar as comunidades em ciências da comunicação em Nossa América. O referencial teórico-metodológico trabalha os conhecimentos e as experiências de investigação crítica em comunieducação produzidos no contexto da Rede Amlat na perspectiva de vigorizar o campo na região. Desse modo, dá continuidade às propostas de fortalecimento de uma vertente transmetodológica que contribua à desarticulação do paradigma positivista na área de conhecimento e fortaleça a cidadania comunieducativa na América LatinaUniversidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2022-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/17599110.11606/issn.2316-9125.v27i1p5-14Comunicação & Educação; v. 27 n. 1 (2022): Para além das experiências educomunicativas: transmetodologia, censura, jornalismo infantojuvenil, tecnologias e cinema; 5-14Comunicação & Educação; Vol. 27 No. 1 (2022): Para além das experiências educomunicativas: transmetodologia, censura, jornalismo infantojuvenil, tecnologias e cinema; 5-14Comunicação & Educação; Vol. 27 Núm. 1 (2022): Para além das experiências educomunicativas: transmetodologia, censura, jornalismo infantojuvenil, tecnologias e cinema; 5-142316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/175991/184040https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/175991/185391Copyright (c) 2022 Alberto Efendy Maldonadohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMaldonado, Alberto Efendy2022-07-19T19:20:21Zoai:revistas.usp.br:article/175991Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:36:32.339225Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Cidadania comunieducativa e transmetodologia: a investigação crítica necessária em conjunturas autoritárias:
Communieducative citizenship and transmethodology: the critical investigation needed in authoritarian situations:
Cidadania comunieducativa e transmetodologia: a investigação crítica necessária em conjunturas autoritárias:
title Cidadania comunieducativa e transmetodologia: a investigação crítica necessária em conjunturas autoritárias:
spellingShingle Cidadania comunieducativa e transmetodologia: a investigação crítica necessária em conjunturas autoritárias:
Maldonado, Alberto Efendy
Transmethodology
Communicational-educational citizenship
Critical research
Scientific cultures
Transmetodologia
Cidadania comunieducativa
Pesquisa crítica
Culturas científicas
Transmetodologia
Cidadania comunieducativa
Pesquisa crítica
Culturas científicas
title_short Cidadania comunieducativa e transmetodologia: a investigação crítica necessária em conjunturas autoritárias:
title_full Cidadania comunieducativa e transmetodologia: a investigação crítica necessária em conjunturas autoritárias:
title_fullStr Cidadania comunieducativa e transmetodologia: a investigação crítica necessária em conjunturas autoritárias:
title_full_unstemmed Cidadania comunieducativa e transmetodologia: a investigação crítica necessária em conjunturas autoritárias:
title_sort Cidadania comunieducativa e transmetodologia: a investigação crítica necessária em conjunturas autoritárias:
author Maldonado, Alberto Efendy
author_facet Maldonado, Alberto Efendy
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maldonado, Alberto Efendy
dc.subject.por.fl_str_mv Transmethodology
Communicational-educational citizenship
Critical research
Scientific cultures
Transmetodologia
Cidadania comunieducativa
Pesquisa crítica
Culturas científicas
Transmetodologia
Cidadania comunieducativa
Pesquisa crítica
Culturas científicas
topic Transmethodology
Communicational-educational citizenship
Critical research
Scientific cultures
Transmetodologia
Cidadania comunieducativa
Pesquisa crítica
Culturas científicas
Transmetodologia
Cidadania comunieducativa
Pesquisa crítica
Culturas científicas
description The work argues on the strategic importance of the production of critical thinking in the current Latin American historical phase. It explains the epistemological power of the transmethodological perspective to face the obstacles that authoritarian policies design to the production of knowledge, trying to disrupt scientific communities in communication sciences in Our America. The theoretical-methodological reference works with knowledge and experiences of critical research in communication-education produced in the context of the AMLAT Network, with a view to strengthening the scientific communities of the region. In this way, it gives continuity to the proposals for strengthening a transmethodological strand that contributes to the de-structuring of the positivist paradigm in the area and strengthens the communicational-educational citizenship in Latin America.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/175991
10.11606/issn.2316-9125.v27i1p5-14
url https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/175991
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-9125.v27i1p5-14
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/175991/184040
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/175991/185391
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Alberto Efendy Maldonado
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Alberto Efendy Maldonado
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação & Educação; v. 27 n. 1 (2022): Para além das experiências educomunicativas: transmetodologia, censura, jornalismo infantojuvenil, tecnologias e cinema; 5-14
Comunicação & Educação; Vol. 27 No. 1 (2022): Para além das experiências educomunicativas: transmetodologia, censura, jornalismo infantojuvenil, tecnologias e cinema; 5-14
Comunicação & Educação; Vol. 27 Núm. 1 (2022): Para além das experiências educomunicativas: transmetodologia, censura, jornalismo infantojuvenil, tecnologias e cinema; 5-14
2316-9125
0104-6829
reponame:Comunicação & Educação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Comunicação & Educação (Online)
collection Comunicação & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv comueduc@usp.br
_version_ 1797047092714143744