Cidadania comunieducativa e transmetodologia: a investigação crítica necessária em conjunturas autoritárias:
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/175991 |
Resumo: | The work argues on the strategic importance of the production of critical thinking in the current Latin American historical phase. It explains the epistemological power of the transmethodological perspective to face the obstacles that authoritarian policies design to the production of knowledge, trying to disrupt scientific communities in communication sciences in Our America. The theoretical-methodological reference works with knowledge and experiences of critical research in communication-education produced in the context of the AMLAT Network, with a view to strengthening the scientific communities of the region. In this way, it gives continuity to the proposals for strengthening a transmethodological strand that contributes to the de-structuring of the positivist paradigm in the area and strengthens the communicational-educational citizenship in Latin America. |
id |
USP-71_bd0d653dd34e9e2b53fe899966d3bc80 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/175991 |
network_acronym_str |
USP-71 |
network_name_str |
Comunicação & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Cidadania comunieducativa e transmetodologia: a investigação crítica necessária em conjunturas autoritárias: Communieducative citizenship and transmethodology: the critical investigation needed in authoritarian situations: Cidadania comunieducativa e transmetodologia: a investigação crítica necessária em conjunturas autoritárias: TransmethodologyCommunicational-educational citizenshipCritical researchScientific culturesTransmetodologiaCidadania comunieducativaPesquisa críticaCulturas científicasTransmetodologiaCidadania comunieducativaPesquisa críticaCulturas científicasThe work argues on the strategic importance of the production of critical thinking in the current Latin American historical phase. It explains the epistemological power of the transmethodological perspective to face the obstacles that authoritarian policies design to the production of knowledge, trying to disrupt scientific communities in communication sciences in Our America. The theoretical-methodological reference works with knowledge and experiences of critical research in communication-education produced in the context of the AMLAT Network, with a view to strengthening the scientific communities of the region. In this way, it gives continuity to the proposals for strengthening a transmethodological strand that contributes to the de-structuring of the positivist paradigm in the area and strengthens the communicational-educational citizenship in Latin America.O trabalho argumenta sobre a importância estratégica da produção de pensamento crítico na atual fase histórica latino-americana. Explicita a potência epistemológica da perspectiva transmetodológica para confrontar os obstáculos que as políticas autoritárias desenham à produção de conhecimento, ao tentar desestruturar as comunidades em ciências da comunicação em Nossa América. O referencial teórico-metodológico trabalha os conhecimentos e as experiências de investigação crítica em comunieducação produzidos no contexto da Rede Amlat na perspectiva de vigorizar o campo na região. Desse modo, dá continuidade às propostas de fortalecimento de uma vertente transmetodológica que contribua à desarticulação do paradigma positivista na área de conhecimento e fortaleça a cidadania comunieducativa na América LatinaO trabalho argumenta sobre a importância estratégica da produção de pensamento crítico na atual fase histórica latino-americana. Explicita a potência epistemológica da perspectiva transmetodológica para confrontar os obstáculos que as políticas autoritárias desenham à produção de conhecimento, ao tentar desestruturar as comunidades em ciências da comunicação em Nossa América. O referencial teórico-metodológico trabalha os conhecimentos e as experiências de investigação crítica em comunieducação produzidos no contexto da Rede Amlat na perspectiva de vigorizar o campo na região. Desse modo, dá continuidade às propostas de fortalecimento de uma vertente transmetodológica que contribua à desarticulação do paradigma positivista na área de conhecimento e fortaleça a cidadania comunieducativa na América LatinaUniversidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2022-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/17599110.11606/issn.2316-9125.v27i1p5-14Comunicação & Educação; v. 27 n. 1 (2022): Para além das experiências educomunicativas: transmetodologia, censura, jornalismo infantojuvenil, tecnologias e cinema; 5-14Comunicação & Educação; Vol. 27 No. 1 (2022): Para além das experiências educomunicativas: transmetodologia, censura, jornalismo infantojuvenil, tecnologias e cinema; 5-14Comunicação & Educação; Vol. 27 Núm. 1 (2022): Para além das experiências educomunicativas: transmetodologia, censura, jornalismo infantojuvenil, tecnologias e cinema; 5-142316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/175991/184040https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/175991/185391Copyright (c) 2022 Alberto Efendy Maldonadohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMaldonado, Alberto Efendy2022-07-19T19:20:21Zoai:revistas.usp.br:article/175991Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:36:32.339225Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cidadania comunieducativa e transmetodologia: a investigação crítica necessária em conjunturas autoritárias: Communieducative citizenship and transmethodology: the critical investigation needed in authoritarian situations: Cidadania comunieducativa e transmetodologia: a investigação crítica necessária em conjunturas autoritárias: |
title |
Cidadania comunieducativa e transmetodologia: a investigação crítica necessária em conjunturas autoritárias: |
spellingShingle |
Cidadania comunieducativa e transmetodologia: a investigação crítica necessária em conjunturas autoritárias: Maldonado, Alberto Efendy Transmethodology Communicational-educational citizenship Critical research Scientific cultures Transmetodologia Cidadania comunieducativa Pesquisa crítica Culturas científicas Transmetodologia Cidadania comunieducativa Pesquisa crítica Culturas científicas |
title_short |
Cidadania comunieducativa e transmetodologia: a investigação crítica necessária em conjunturas autoritárias: |
title_full |
Cidadania comunieducativa e transmetodologia: a investigação crítica necessária em conjunturas autoritárias: |
title_fullStr |
Cidadania comunieducativa e transmetodologia: a investigação crítica necessária em conjunturas autoritárias: |
title_full_unstemmed |
Cidadania comunieducativa e transmetodologia: a investigação crítica necessária em conjunturas autoritárias: |
title_sort |
Cidadania comunieducativa e transmetodologia: a investigação crítica necessária em conjunturas autoritárias: |
author |
Maldonado, Alberto Efendy |
author_facet |
Maldonado, Alberto Efendy |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maldonado, Alberto Efendy |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Transmethodology Communicational-educational citizenship Critical research Scientific cultures Transmetodologia Cidadania comunieducativa Pesquisa crítica Culturas científicas Transmetodologia Cidadania comunieducativa Pesquisa crítica Culturas científicas |
topic |
Transmethodology Communicational-educational citizenship Critical research Scientific cultures Transmetodologia Cidadania comunieducativa Pesquisa crítica Culturas científicas Transmetodologia Cidadania comunieducativa Pesquisa crítica Culturas científicas |
description |
The work argues on the strategic importance of the production of critical thinking in the current Latin American historical phase. It explains the epistemological power of the transmethodological perspective to face the obstacles that authoritarian policies design to the production of knowledge, trying to disrupt scientific communities in communication sciences in Our America. The theoretical-methodological reference works with knowledge and experiences of critical research in communication-education produced in the context of the AMLAT Network, with a view to strengthening the scientific communities of the region. In this way, it gives continuity to the proposals for strengthening a transmethodological strand that contributes to the de-structuring of the positivist paradigm in the area and strengthens the communicational-educational citizenship in Latin America. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/175991 10.11606/issn.2316-9125.v27i1p5-14 |
url |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/175991 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-9125.v27i1p5-14 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/175991/184040 https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/175991/185391 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Alberto Efendy Maldonado https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Alberto Efendy Maldonado https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação & Educação; v. 27 n. 1 (2022): Para além das experiências educomunicativas: transmetodologia, censura, jornalismo infantojuvenil, tecnologias e cinema; 5-14 Comunicação & Educação; Vol. 27 No. 1 (2022): Para além das experiências educomunicativas: transmetodologia, censura, jornalismo infantojuvenil, tecnologias e cinema; 5-14 Comunicação & Educação; Vol. 27 Núm. 1 (2022): Para além das experiências educomunicativas: transmetodologia, censura, jornalismo infantojuvenil, tecnologias e cinema; 5-14 2316-9125 0104-6829 reponame:Comunicação & Educação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Comunicação & Educação (Online) |
collection |
Comunicação & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
comueduc@usp.br |
_version_ |
1797047092714143744 |