A modelização como ferramenta complementar no ensino de Teoria da Comunicação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/140478 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é discutir a experiência de modelagem realizada na disciplina de Teoria da Comunicação II dos cursos de Jornalismo e Rádio, TV e Internet da Universidade Federal de Juiz de Fora. Através da elaboração de uma escultura que refletisse a ideia de comunicação, a proposta da dinâmica foi fazer os alunos articularem a concepção criada com os conceitos da disciplina. Pensando no dialogismo no aspecto discursivo e na dimensão participativa e transformadora da prática comunicativa, a produção de um significado em comum buscou aproximá-los das teorias e dar-lhes condições para refletir criticamente sobre a importância do papel da comunicação. |
id |
USP-71_8c8856cc1f81dec0f6d19f951c97dd59 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/140478 |
network_acronym_str |
USP-71 |
network_name_str |
Comunicação & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A modelização como ferramenta complementar no ensino de Teoria da ComunicaçãoModeling as a complementary tool in the teaching of Communication Theorycommunicationdialogismmodelingexperience reportcommunication theorycomunicaçãodialogismomodelagemrelato de experiênciateoria da comunicaçãoRelato de experiênciaO objetivo deste artigo é discutir a experiência de modelagem realizada na disciplina de Teoria da Comunicação II dos cursos de Jornalismo e Rádio, TV e Internet da Universidade Federal de Juiz de Fora. Através da elaboração de uma escultura que refletisse a ideia de comunicação, a proposta da dinâmica foi fazer os alunos articularem a concepção criada com os conceitos da disciplina. Pensando no dialogismo no aspecto discursivo e na dimensão participativa e transformadora da prática comunicativa, a produção de um significado em comum buscou aproximá-los das teorias e dar-lhes condições para refletir criticamente sobre a importância do papel da comunicação.This study aims to discuss the modeling experience realized in Communication Theory II discipline in Journalism and Radio, TV and Internet graduation courses of the Federal University of Juiz de Fora, Brazil. Through the elaboration of a sculpture that reflected the idea of communication, the dynamics proposal was to make students articulate the conception created with the theory learned in class. Thinking of dialogism in the discursive aspect and about the participative and transforming dimension of communicative practice, the production of a common meaning sought to bring them closer to theories and give them conditions to reflect critically on communicational role’s significance.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2018-06-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/14047810.11606/issn.2316-9125.v23i1p25-38Comunicação & Educação; v. 23 n. 1 (2018): Democracia fake, jornalismo e educomunicação; 25-38Comunicação & Educação; Vol. 23 No. 1 (2018): Fake democracy, journalism and educommunication; 25-38Comunicação & Educação; Vol. 23 Núm. 1 (2018): Democracia fake, jornalismo e educomunicação; 25-382316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/140478/140323Copyright (c) 2018 Comunicação & Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerraz, Luiz Marcelo Robalinho2018-06-08T15:47:47Zoai:revistas.usp.br:article/140478Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:36:25.660169Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A modelização como ferramenta complementar no ensino de Teoria da Comunicação Modeling as a complementary tool in the teaching of Communication Theory |
title |
A modelização como ferramenta complementar no ensino de Teoria da Comunicação |
spellingShingle |
A modelização como ferramenta complementar no ensino de Teoria da Comunicação Ferraz, Luiz Marcelo Robalinho communication dialogism modeling experience report communication theory comunicação dialogismo modelagem relato de experiência teoria da comunicação Relato de experiência |
title_short |
A modelização como ferramenta complementar no ensino de Teoria da Comunicação |
title_full |
A modelização como ferramenta complementar no ensino de Teoria da Comunicação |
title_fullStr |
A modelização como ferramenta complementar no ensino de Teoria da Comunicação |
title_full_unstemmed |
A modelização como ferramenta complementar no ensino de Teoria da Comunicação |
title_sort |
A modelização como ferramenta complementar no ensino de Teoria da Comunicação |
author |
Ferraz, Luiz Marcelo Robalinho |
author_facet |
Ferraz, Luiz Marcelo Robalinho |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferraz, Luiz Marcelo Robalinho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
communication dialogism modeling experience report communication theory comunicação dialogismo modelagem relato de experiência teoria da comunicação Relato de experiência |
topic |
communication dialogism modeling experience report communication theory comunicação dialogismo modelagem relato de experiência teoria da comunicação Relato de experiência |
description |
O objetivo deste artigo é discutir a experiência de modelagem realizada na disciplina de Teoria da Comunicação II dos cursos de Jornalismo e Rádio, TV e Internet da Universidade Federal de Juiz de Fora. Através da elaboração de uma escultura que refletisse a ideia de comunicação, a proposta da dinâmica foi fazer os alunos articularem a concepção criada com os conceitos da disciplina. Pensando no dialogismo no aspecto discursivo e na dimensão participativa e transformadora da prática comunicativa, a produção de um significado em comum buscou aproximá-los das teorias e dar-lhes condições para refletir criticamente sobre a importância do papel da comunicação. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/140478 10.11606/issn.2316-9125.v23i1p25-38 |
url |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/140478 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-9125.v23i1p25-38 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/140478/140323 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Comunicação & Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Comunicação & Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação & Educação; v. 23 n. 1 (2018): Democracia fake, jornalismo e educomunicação; 25-38 Comunicação & Educação; Vol. 23 No. 1 (2018): Fake democracy, journalism and educommunication; 25-38 Comunicação & Educação; Vol. 23 Núm. 1 (2018): Democracia fake, jornalismo e educomunicação; 25-38 2316-9125 0104-6829 reponame:Comunicação & Educação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Comunicação & Educação (Online) |
collection |
Comunicação & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
comueduc@usp.br |
_version_ |
1797047092199292928 |