A modelização como ferramenta complementar no ensino de Teoria da Comunicação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferraz, Luiz Marcelo Robalinho
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação & Educação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/140478
Resumo: O objetivo deste artigo é discutir a experiência de modelagem realizada na disciplina de Teoria da Comunicação II dos cursos de Jornalismo e Rádio, TV e Internet da Universidade Federal de Juiz de Fora. Através da elaboração de uma escultura que refletisse a ideia de comunicação, a proposta da dinâmica foi fazer os alunos articularem a concepção criada com os conceitos da disciplina. Pensando no dialogismo no aspecto discursivo e na dimensão participativa e transformadora da prática comunicativa, a produção de um significado em comum buscou aproximá-los das teorias e dar-lhes condições para refletir criticamente sobre a importância do papel da comunicação.
id USP-71_8c8856cc1f81dec0f6d19f951c97dd59
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/140478
network_acronym_str USP-71
network_name_str Comunicação & Educação (Online)
repository_id_str
spelling A modelização como ferramenta complementar no ensino de Teoria da ComunicaçãoModeling as a complementary tool in the teaching of Communication Theorycommunicationdialogismmodelingexperience reportcommunication theorycomunicaçãodialogismomodelagemrelato de experiênciateoria da comunicaçãoRelato de experiênciaO objetivo deste artigo é discutir a experiência de modelagem realizada na disciplina de Teoria da Comunicação II dos cursos de Jornalismo e Rádio, TV e Internet da Universidade Federal de Juiz de Fora. Através da elaboração de uma escultura que refletisse a ideia de comunicação, a proposta da dinâmica foi fazer os alunos articularem a concepção criada com os conceitos da disciplina. Pensando no dialogismo no aspecto discursivo e na dimensão participativa e transformadora da prática comunicativa, a produção de um significado em comum buscou aproximá-los das teorias e dar-lhes condições para refletir criticamente sobre a importância do papel da comunicação.This study aims to discuss the modeling experience realized in Communication Theory II discipline in Journalism and Radio, TV and Internet graduation courses of the Federal University of Juiz de Fora, Brazil. Through the elaboration of a sculpture that reflected the idea of communication, the dynamics proposal was to make students articulate the conception created with the theory learned in class. Thinking of dialogism in the discursive aspect and about the participative and transforming dimension of communicative practice, the production of a common meaning sought to bring them closer to theories and give them conditions to reflect critically on communicational role’s significance.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2018-06-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/14047810.11606/issn.2316-9125.v23i1p25-38Comunicação & Educação; v. 23 n. 1 (2018): Democracia fake, jornalismo e educomunicação; 25-38Comunicação & Educação; Vol. 23 No. 1 (2018): Fake democracy, journalism and educommunication; 25-38Comunicação & Educação; Vol. 23 Núm. 1 (2018): Democracia fake, jornalismo e educomunicação; 25-382316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/140478/140323Copyright (c) 2018 Comunicação & Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerraz, Luiz Marcelo Robalinho2018-06-08T15:47:47Zoai:revistas.usp.br:article/140478Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:36:25.660169Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A modelização como ferramenta complementar no ensino de Teoria da Comunicação
Modeling as a complementary tool in the teaching of Communication Theory
title A modelização como ferramenta complementar no ensino de Teoria da Comunicação
spellingShingle A modelização como ferramenta complementar no ensino de Teoria da Comunicação
Ferraz, Luiz Marcelo Robalinho
communication
dialogism
modeling
experience report
communication theory
comunicação
dialogismo
modelagem
relato de experiência
teoria da comunicação
Relato de experiência
title_short A modelização como ferramenta complementar no ensino de Teoria da Comunicação
title_full A modelização como ferramenta complementar no ensino de Teoria da Comunicação
title_fullStr A modelização como ferramenta complementar no ensino de Teoria da Comunicação
title_full_unstemmed A modelização como ferramenta complementar no ensino de Teoria da Comunicação
title_sort A modelização como ferramenta complementar no ensino de Teoria da Comunicação
author Ferraz, Luiz Marcelo Robalinho
author_facet Ferraz, Luiz Marcelo Robalinho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferraz, Luiz Marcelo Robalinho
dc.subject.por.fl_str_mv communication
dialogism
modeling
experience report
communication theory
comunicação
dialogismo
modelagem
relato de experiência
teoria da comunicação
Relato de experiência
topic communication
dialogism
modeling
experience report
communication theory
comunicação
dialogismo
modelagem
relato de experiência
teoria da comunicação
Relato de experiência
description O objetivo deste artigo é discutir a experiência de modelagem realizada na disciplina de Teoria da Comunicação II dos cursos de Jornalismo e Rádio, TV e Internet da Universidade Federal de Juiz de Fora. Através da elaboração de uma escultura que refletisse a ideia de comunicação, a proposta da dinâmica foi fazer os alunos articularem a concepção criada com os conceitos da disciplina. Pensando no dialogismo no aspecto discursivo e na dimensão participativa e transformadora da prática comunicativa, a produção de um significado em comum buscou aproximá-los das teorias e dar-lhes condições para refletir criticamente sobre a importância do papel da comunicação.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/140478
10.11606/issn.2316-9125.v23i1p25-38
url https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/140478
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-9125.v23i1p25-38
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/140478/140323
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Comunicação & Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Comunicação & Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação & Educação; v. 23 n. 1 (2018): Democracia fake, jornalismo e educomunicação; 25-38
Comunicação & Educação; Vol. 23 No. 1 (2018): Fake democracy, journalism and educommunication; 25-38
Comunicação & Educação; Vol. 23 Núm. 1 (2018): Democracia fake, jornalismo e educomunicação; 25-38
2316-9125
0104-6829
reponame:Comunicação & Educação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Comunicação & Educação (Online)
collection Comunicação & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv comueduc@usp.br
_version_ 1797047092199292928