A literacia midiática como ferramenta para amplificar a participação no jornalismo: um estudo de jovens universitários do ABC Paulista
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/203764 |
Resumo: | Este artigo investiga a relação entre participação em conteúdos noticiosos e as competências midiáticas de jovens universitários. São consideradas essenciais a participação do público no jornalismo pós-industrial e as competências midiáticas do cidadão, segundo Celot e Perez-Tornero. Trata-se de recorte de um estudo mais amplo, no qual a abordagem é quali-quantitativa com a aplicação de questionário exploratório e entrevistas semiestruturadas com jovens universitários da região do ABC paulista. Identificou-se que a relação entre participação e competências midiáticas não está necessariamente explícita na contribuição e criação de conteúdos, porque as transformações do jornalismo contemporâneo e as manifestações do público abrangem tanto a produção quanto a disseminação de conteúdos. |
id |
USP-71_965e446d597005ba45285654a3690dfd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/203764 |
network_acronym_str |
USP-71 |
network_name_str |
Comunicação & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A literacia midiática como ferramenta para amplificar a participação no jornalismo: um estudo de jovens universitários do ABC PaulistaMedia literacy as a tool to amplify participation in journalism: a study with undergraduates from ABC PaulistaJournalismParticipationMedia literacyMedia competenceUniversity studentsJornalismoParticipaçãoLiteracia midiáticaCompetência midiáticaJovens universitáriosEste artigo investiga a relação entre participação em conteúdos noticiosos e as competências midiáticas de jovens universitários. São consideradas essenciais a participação do público no jornalismo pós-industrial e as competências midiáticas do cidadão, segundo Celot e Perez-Tornero. Trata-se de recorte de um estudo mais amplo, no qual a abordagem é quali-quantitativa com a aplicação de questionário exploratório e entrevistas semiestruturadas com jovens universitários da região do ABC paulista. Identificou-se que a relação entre participação e competências midiáticas não está necessariamente explícita na contribuição e criação de conteúdos, porque as transformações do jornalismo contemporâneo e as manifestações do público abrangem tanto a produção quanto a disseminação de conteúdos.This paper investigates the relation between participation in news content and the media skills of undergraduates, since public participation and media literacy are considered essential in post-industrial journalism, according to Celot and Perez-Tornero. It derives from a broader quantitative and qualitative survey conducted by means of an exploratory questionnaire and semi-structured interviews with undergraduates from the metropolitan region of São Paulo. Results show that the relations between participation and media skills are not explicit in media content creation and contribution, because the transformations of contemporary journalism and public participation encompass both content production and dissemination.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2023-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/20376410.11606/issn.2316-9125.v28i1p125-139Comunicação & Educação; v. 28 n. 1 (2023): Abordagens educomunicativas a partir da linguagem, cultura pop e redes; 125-139Comunicação & Educação; Vol. 28 Núm. 1 (2023): Abordagens educomunicativas a partir da linguagem, cultura pop e redes; 125-139Comunicação & Educação; Vol. 28 No. 1 (2023): Abordagens educomunicativas a partir da linguagem, cultura pop e redes; 125-1392316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/203764/196120https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/203764/202490Copyright (c) 2023 Matheus Cestari Cunha, Marli dos Santoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCunha, Matheus CestariSantos, Marli dos2024-01-16T18:00:14Zoai:revistas.usp.br:article/203764Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2024-01-16T18:00:14Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A literacia midiática como ferramenta para amplificar a participação no jornalismo: um estudo de jovens universitários do ABC Paulista Media literacy as a tool to amplify participation in journalism: a study with undergraduates from ABC Paulista |
title |
A literacia midiática como ferramenta para amplificar a participação no jornalismo: um estudo de jovens universitários do ABC Paulista |
spellingShingle |
A literacia midiática como ferramenta para amplificar a participação no jornalismo: um estudo de jovens universitários do ABC Paulista Cunha, Matheus Cestari Journalism Participation Media literacy Media competence University students Jornalismo Participação Literacia midiática Competência midiática Jovens universitários |
title_short |
A literacia midiática como ferramenta para amplificar a participação no jornalismo: um estudo de jovens universitários do ABC Paulista |
title_full |
A literacia midiática como ferramenta para amplificar a participação no jornalismo: um estudo de jovens universitários do ABC Paulista |
title_fullStr |
A literacia midiática como ferramenta para amplificar a participação no jornalismo: um estudo de jovens universitários do ABC Paulista |
title_full_unstemmed |
A literacia midiática como ferramenta para amplificar a participação no jornalismo: um estudo de jovens universitários do ABC Paulista |
title_sort |
A literacia midiática como ferramenta para amplificar a participação no jornalismo: um estudo de jovens universitários do ABC Paulista |
author |
Cunha, Matheus Cestari |
author_facet |
Cunha, Matheus Cestari Santos, Marli dos |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Marli dos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cunha, Matheus Cestari Santos, Marli dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Journalism Participation Media literacy Media competence University students Jornalismo Participação Literacia midiática Competência midiática Jovens universitários |
topic |
Journalism Participation Media literacy Media competence University students Jornalismo Participação Literacia midiática Competência midiática Jovens universitários |
description |
Este artigo investiga a relação entre participação em conteúdos noticiosos e as competências midiáticas de jovens universitários. São consideradas essenciais a participação do público no jornalismo pós-industrial e as competências midiáticas do cidadão, segundo Celot e Perez-Tornero. Trata-se de recorte de um estudo mais amplo, no qual a abordagem é quali-quantitativa com a aplicação de questionário exploratório e entrevistas semiestruturadas com jovens universitários da região do ABC paulista. Identificou-se que a relação entre participação e competências midiáticas não está necessariamente explícita na contribuição e criação de conteúdos, porque as transformações do jornalismo contemporâneo e as manifestações do público abrangem tanto a produção quanto a disseminação de conteúdos. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/203764 10.11606/issn.2316-9125.v28i1p125-139 |
url |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/203764 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-9125.v28i1p125-139 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/203764/196120 https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/203764/202490 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Matheus Cestari Cunha, Marli dos Santos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Matheus Cestari Cunha, Marli dos Santos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação & Educação; v. 28 n. 1 (2023): Abordagens educomunicativas a partir da linguagem, cultura pop e redes; 125-139 Comunicação & Educação; Vol. 28 Núm. 1 (2023): Abordagens educomunicativas a partir da linguagem, cultura pop e redes; 125-139 Comunicação & Educação; Vol. 28 No. 1 (2023): Abordagens educomunicativas a partir da linguagem, cultura pop e redes; 125-139 2316-9125 0104-6829 reponame:Comunicação & Educação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Comunicação & Educação (Online) |
collection |
Comunicação & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
comueduc@usp.br |
_version_ |
1797047087047639040 |