Literacia midiática no ensino de jovens e contribuição para participação cidadã: experiência intercultural entre Brasil e Portugal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/214799 |
Resumo: | A tese tem por finalidade compreender de que maneira a literacia midiática, inserida na educação dos jovens, pode contribuir para o exercício da cidadania. Parte-se da ideia de que não é suficiente apenas o acesso às mídias e às informações, mas que também é preciso haver a aprendizagem de como compreender e selecionar as mídias; filtrar e interpretar os conteúdos; saber se apropriar das mídias para buscar informações e conhecimentos; produzir seus próprios conteúdos e ser capaz de dialogar e participar efetivamente da sociedade como cidadão. Para atingir esse objetivo, inicialmente foram realizados levantamentos e estudos de obras relacionadas à cidadania, educação, participação, juventudes e conexões, tecnologia e educação, fake news e desinformação e media literacy. Também foram desenvolvidos e realizados workshops de literacia midiática em escolas públicas de Portugal e do Brasil (turmas com faixa etária média de 12 a 13 anos), a fim de verificar como a media literacy pode contribuir para a formação e a participação cidadã desses jovens. |
id |
UNSP_c99ae927bfa1fa89ceb5ed52bdf0f9f6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/214799 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Literacia midiática no ensino de jovens e contribuição para participação cidadã: experiência intercultural entre Brasil e PortugalMedia literacy in teaching young people and contribution to citizen participation: an intercultural experience between Brazil and PortugalLiteracia MidiáticaComunicaçãoEducaçãoParticipaçãoJovensMedia LiteracyCommunicationEducationCitizenshipParticipationYoungA tese tem por finalidade compreender de que maneira a literacia midiática, inserida na educação dos jovens, pode contribuir para o exercício da cidadania. Parte-se da ideia de que não é suficiente apenas o acesso às mídias e às informações, mas que também é preciso haver a aprendizagem de como compreender e selecionar as mídias; filtrar e interpretar os conteúdos; saber se apropriar das mídias para buscar informações e conhecimentos; produzir seus próprios conteúdos e ser capaz de dialogar e participar efetivamente da sociedade como cidadão. Para atingir esse objetivo, inicialmente foram realizados levantamentos e estudos de obras relacionadas à cidadania, educação, participação, juventudes e conexões, tecnologia e educação, fake news e desinformação e media literacy. Também foram desenvolvidos e realizados workshops de literacia midiática em escolas públicas de Portugal e do Brasil (turmas com faixa etária média de 12 a 13 anos), a fim de verificar como a media literacy pode contribuir para a formação e a participação cidadã desses jovens.The thesis aims to understand how media literacy, inserted in the education of young people, can contribute to the exercise of citizenship. It starts from the idea that it is not enough just access to media and information, but that there is also a need to learn how to understand and select media; filter and interpret the contents; knowing how to appropriate the media to seek information and knowledge; produce their own content and be able to dialogue and effectively participate in society. To achieve this goal, a survey and study of works related to citizenship, education, participation, youth and connections, technology and education, fake news and disinformation and media literacy was initially carried out. Media literacy workshops were also developed and carried out in public schools in Portugal and Brazil (classes with an average age range of 12 to 13 years old), in order to verify how media literacy can contribute to the formation and citizen participation of these young people.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)CAPES: 88881.187744/2018-01FAPESP: 2017/19981-2Universidade Estadual Paulista (Unesp)Vicente, Maximiliano Martin [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Versuti, Christiane Delmondes2021-10-19T14:41:25Z2021-10-19T14:41:25Z2021-06-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/21479933004056081P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-22T14:16:01Zoai:repositorio.unesp.br:11449/214799Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T13:58:50.094235Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Literacia midiática no ensino de jovens e contribuição para participação cidadã: experiência intercultural entre Brasil e Portugal Media literacy in teaching young people and contribution to citizen participation: an intercultural experience between Brazil and Portugal |
title |
Literacia midiática no ensino de jovens e contribuição para participação cidadã: experiência intercultural entre Brasil e Portugal |
spellingShingle |
Literacia midiática no ensino de jovens e contribuição para participação cidadã: experiência intercultural entre Brasil e Portugal Versuti, Christiane Delmondes Literacia Midiática Comunicação Educação Participação Jovens Media Literacy Communication Education Citizenship Participation Young |
title_short |
Literacia midiática no ensino de jovens e contribuição para participação cidadã: experiência intercultural entre Brasil e Portugal |
title_full |
Literacia midiática no ensino de jovens e contribuição para participação cidadã: experiência intercultural entre Brasil e Portugal |
title_fullStr |
Literacia midiática no ensino de jovens e contribuição para participação cidadã: experiência intercultural entre Brasil e Portugal |
title_full_unstemmed |
Literacia midiática no ensino de jovens e contribuição para participação cidadã: experiência intercultural entre Brasil e Portugal |
title_sort |
Literacia midiática no ensino de jovens e contribuição para participação cidadã: experiência intercultural entre Brasil e Portugal |
author |
Versuti, Christiane Delmondes |
author_facet |
Versuti, Christiane Delmondes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vicente, Maximiliano Martin [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Versuti, Christiane Delmondes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literacia Midiática Comunicação Educação Participação Jovens Media Literacy Communication Education Citizenship Participation Young |
topic |
Literacia Midiática Comunicação Educação Participação Jovens Media Literacy Communication Education Citizenship Participation Young |
description |
A tese tem por finalidade compreender de que maneira a literacia midiática, inserida na educação dos jovens, pode contribuir para o exercício da cidadania. Parte-se da ideia de que não é suficiente apenas o acesso às mídias e às informações, mas que também é preciso haver a aprendizagem de como compreender e selecionar as mídias; filtrar e interpretar os conteúdos; saber se apropriar das mídias para buscar informações e conhecimentos; produzir seus próprios conteúdos e ser capaz de dialogar e participar efetivamente da sociedade como cidadão. Para atingir esse objetivo, inicialmente foram realizados levantamentos e estudos de obras relacionadas à cidadania, educação, participação, juventudes e conexões, tecnologia e educação, fake news e desinformação e media literacy. Também foram desenvolvidos e realizados workshops de literacia midiática em escolas públicas de Portugal e do Brasil (turmas com faixa etária média de 12 a 13 anos), a fim de verificar como a media literacy pode contribuir para a formação e a participação cidadã desses jovens. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-19T14:41:25Z 2021-10-19T14:41:25Z 2021-06-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/214799 33004056081P4 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/214799 |
identifier_str_mv |
33004056081P4 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128299472257024 |