Literacia midiática no ensino de jovens e contribuição para participação cidadã: experiência intercultural entre Brasil e Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Versuti, Christiane Delmondes
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/214799
Resumo: A tese tem por finalidade compreender de que maneira a literacia midiática, inserida na educação dos jovens, pode contribuir para o exercício da cidadania. Parte-se da ideia de que não é suficiente apenas o acesso às mídias e às informações, mas que também é preciso haver a aprendizagem de como compreender e selecionar as mídias; filtrar e interpretar os conteúdos; saber se apropriar das mídias para buscar informações e conhecimentos; produzir seus próprios conteúdos e ser capaz de dialogar e participar efetivamente da sociedade como cidadão. Para atingir esse objetivo, inicialmente foram realizados levantamentos e estudos de obras relacionadas à cidadania, educação, participação, juventudes e conexões, tecnologia e educação, fake news e desinformação e media literacy. Também foram desenvolvidos e realizados workshops de literacia midiática em escolas públicas de Portugal e do Brasil (turmas com faixa etária média de 12 a 13 anos), a fim de verificar como a media literacy pode contribuir para a formação e a participação cidadã desses jovens.
id UNSP_c99ae927bfa1fa89ceb5ed52bdf0f9f6
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/214799
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Literacia midiática no ensino de jovens e contribuição para participação cidadã: experiência intercultural entre Brasil e PortugalMedia literacy in teaching young people and contribution to citizen participation: an intercultural experience between Brazil and PortugalLiteracia MidiáticaComunicaçãoEducaçãoParticipaçãoJovensMedia LiteracyCommunicationEducationCitizenshipParticipationYoungA tese tem por finalidade compreender de que maneira a literacia midiática, inserida na educação dos jovens, pode contribuir para o exercício da cidadania. Parte-se da ideia de que não é suficiente apenas o acesso às mídias e às informações, mas que também é preciso haver a aprendizagem de como compreender e selecionar as mídias; filtrar e interpretar os conteúdos; saber se apropriar das mídias para buscar informações e conhecimentos; produzir seus próprios conteúdos e ser capaz de dialogar e participar efetivamente da sociedade como cidadão. Para atingir esse objetivo, inicialmente foram realizados levantamentos e estudos de obras relacionadas à cidadania, educação, participação, juventudes e conexões, tecnologia e educação, fake news e desinformação e media literacy. Também foram desenvolvidos e realizados workshops de literacia midiática em escolas públicas de Portugal e do Brasil (turmas com faixa etária média de 12 a 13 anos), a fim de verificar como a media literacy pode contribuir para a formação e a participação cidadã desses jovens.The thesis aims to understand how media literacy, inserted in the education of young people, can contribute to the exercise of citizenship. It starts from the idea that it is not enough just access to media and information, but that there is also a need to learn how to understand and select media; filter and interpret the contents; knowing how to appropriate the media to seek information and knowledge; produce their own content and be able to dialogue and effectively participate in society. To achieve this goal, a survey and study of works related to citizenship, education, participation, youth and connections, technology and education, fake news and disinformation and media literacy was initially carried out. Media literacy workshops were also developed and carried out in public schools in Portugal and Brazil (classes with an average age range of 12 to 13 years old), in order to verify how media literacy can contribute to the formation and citizen participation of these young people.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)CAPES: 88881.187744/2018-01FAPESP: 2017/19981-2Universidade Estadual Paulista (Unesp)Vicente, Maximiliano Martin [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Versuti, Christiane Delmondes2021-10-19T14:41:25Z2021-10-19T14:41:25Z2021-06-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/21479933004056081P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-22T14:16:01Zoai:repositorio.unesp.br:11449/214799Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T13:58:50.094235Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Literacia midiática no ensino de jovens e contribuição para participação cidadã: experiência intercultural entre Brasil e Portugal
Media literacy in teaching young people and contribution to citizen participation: an intercultural experience between Brazil and Portugal
title Literacia midiática no ensino de jovens e contribuição para participação cidadã: experiência intercultural entre Brasil e Portugal
spellingShingle Literacia midiática no ensino de jovens e contribuição para participação cidadã: experiência intercultural entre Brasil e Portugal
Versuti, Christiane Delmondes
Literacia Midiática
Comunicação
Educação
Participação
Jovens
Media Literacy
Communication
Education
Citizenship
Participation
Young
title_short Literacia midiática no ensino de jovens e contribuição para participação cidadã: experiência intercultural entre Brasil e Portugal
title_full Literacia midiática no ensino de jovens e contribuição para participação cidadã: experiência intercultural entre Brasil e Portugal
title_fullStr Literacia midiática no ensino de jovens e contribuição para participação cidadã: experiência intercultural entre Brasil e Portugal
title_full_unstemmed Literacia midiática no ensino de jovens e contribuição para participação cidadã: experiência intercultural entre Brasil e Portugal
title_sort Literacia midiática no ensino de jovens e contribuição para participação cidadã: experiência intercultural entre Brasil e Portugal
author Versuti, Christiane Delmondes
author_facet Versuti, Christiane Delmondes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vicente, Maximiliano Martin [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Versuti, Christiane Delmondes
dc.subject.por.fl_str_mv Literacia Midiática
Comunicação
Educação
Participação
Jovens
Media Literacy
Communication
Education
Citizenship
Participation
Young
topic Literacia Midiática
Comunicação
Educação
Participação
Jovens
Media Literacy
Communication
Education
Citizenship
Participation
Young
description A tese tem por finalidade compreender de que maneira a literacia midiática, inserida na educação dos jovens, pode contribuir para o exercício da cidadania. Parte-se da ideia de que não é suficiente apenas o acesso às mídias e às informações, mas que também é preciso haver a aprendizagem de como compreender e selecionar as mídias; filtrar e interpretar os conteúdos; saber se apropriar das mídias para buscar informações e conhecimentos; produzir seus próprios conteúdos e ser capaz de dialogar e participar efetivamente da sociedade como cidadão. Para atingir esse objetivo, inicialmente foram realizados levantamentos e estudos de obras relacionadas à cidadania, educação, participação, juventudes e conexões, tecnologia e educação, fake news e desinformação e media literacy. Também foram desenvolvidos e realizados workshops de literacia midiática em escolas públicas de Portugal e do Brasil (turmas com faixa etária média de 12 a 13 anos), a fim de verificar como a media literacy pode contribuir para a formação e a participação cidadã desses jovens.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-19T14:41:25Z
2021-10-19T14:41:25Z
2021-06-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/214799
33004056081P4
url http://hdl.handle.net/11449/214799
identifier_str_mv 33004056081P4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128299472257024