Media literacy, memória e eleições – um experimento sobre como jovens interpretam o apelo à memória na campanha presidencial de 2014

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrelo, Roseane
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Bighetti, Wanessa Valeze Ferrari
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação & Educação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/86953
Resumo: Saber interpretar as informações disponibilizadas pela mídia é pré-requisito fundamental para compreender as mais diversas engrenagens que movem a sociedade. Em época de eleições, a alfabetização midiática se faz ainda mais necessária. Isso porque candidatos às vagas do poder público apelam às diferentes técnicas comunicacionais para convencer os eleitores de que são a escolha certa. Uma dessas técnicas é o resgate do passado histórico. Avaliar como jovens eleitores com idade entre 17 anos e 18 anos interpretam o apelo à memória nas campanhas eleitorais de 2014 para a presidência é o objetivo deste trabalho. A metodologia constituiu-se na realização de uma atividade em grupo, em um escola de Bauru-SP, que envolveu a aplicação de questionário, o desenvolvimento de uma campanha e o debate entre os participantes.
id USP-71_a59076ff6f9141ccbcb519b3742e0baf
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/86953
network_acronym_str USP-71
network_name_str Comunicação & Educação (Online)
repository_id_str
spelling Media literacy, memória e eleições – um experimento sobre como jovens interpretam o apelo à memória na campanha presidencial de 2014Media literacy, Memory and Elections — An Experiment on How Young People Interpret the Call for Memory in the Presidential Campaign in 2014memoryyoung peopleelectionsmedia literacymedia-educationMemóriaHistóriaEleiçõesMedia LiteracyMídia-EducaçãoMedia literacy e memóriaSaber interpretar as informações disponibilizadas pela mídia é pré-requisito fundamental para compreender as mais diversas engrenagens que movem a sociedade. Em época de eleições, a alfabetização midiática se faz ainda mais necessária. Isso porque candidatos às vagas do poder público apelam às diferentes técnicas comunicacionais para convencer os eleitores de que são a escolha certa. Uma dessas técnicas é o resgate do passado histórico. Avaliar como jovens eleitores com idade entre 17 anos e 18 anos interpretam o apelo à memória nas campanhas eleitorais de 2014 para a presidência é o objetivo deste trabalho. A metodologia constituiu-se na realização de uma atividade em grupo, em um escola de Bauru-SP, que envolveu a aplicação de questionário, o desenvolvimento de uma campanha e o debate entre os participantes.Knowing how to interpret the information provided by media is a key pre-requisite to understand the various gears that move the society. At election time, media literacy is even more necessary. That's because candidates appeal to different communication techniques to convince voters that they are the right choice. One of these techniques is the rescue of the historical past. Investigating how young voters aged between 17 and 18 years old interpret the call for memory in election campaigns in 2014 for the presidency is the objective of this work. The methodology consists in carrying out a group activity in a school in the city of Bauru, state of São Paulo, which involved a questionnaire, the development of a campaign and a debate between participants.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2015-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/8695310.11606/issn.2316-9125.v20i2p27-36Comunicação & Educação; v. 20 n. 2 (2015): Os diversos significados da literacia tecnológica; 27-36Comunicação & Educação; Vol. 20 No. 2 (2015): Os diversos significados da literacia tecnológica; 27-36Comunicação & Educação; Vol. 20 Núm. 2 (2015): Os diversos significados da literacia tecnológica; 27-362316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/86953/103971Copyright (c) 2015 Comunicação & Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAndrelo, RoseaneBighetti, Wanessa Valeze Ferrari2022-07-07T20:35:01Zoai:revistas.usp.br:article/86953Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:36:19.347897Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Media literacy, memória e eleições – um experimento sobre como jovens interpretam o apelo à memória na campanha presidencial de 2014
Media literacy, Memory and Elections — An Experiment on How Young People Interpret the Call for Memory in the Presidential Campaign in 2014
title Media literacy, memória e eleições – um experimento sobre como jovens interpretam o apelo à memória na campanha presidencial de 2014
spellingShingle Media literacy, memória e eleições – um experimento sobre como jovens interpretam o apelo à memória na campanha presidencial de 2014
Andrelo, Roseane
memory
young people
elections
media literacy
media-education
Memória
História
Eleições
Media Literacy
Mídia-Educação
Media literacy e memória
title_short Media literacy, memória e eleições – um experimento sobre como jovens interpretam o apelo à memória na campanha presidencial de 2014
title_full Media literacy, memória e eleições – um experimento sobre como jovens interpretam o apelo à memória na campanha presidencial de 2014
title_fullStr Media literacy, memória e eleições – um experimento sobre como jovens interpretam o apelo à memória na campanha presidencial de 2014
title_full_unstemmed Media literacy, memória e eleições – um experimento sobre como jovens interpretam o apelo à memória na campanha presidencial de 2014
title_sort Media literacy, memória e eleições – um experimento sobre como jovens interpretam o apelo à memória na campanha presidencial de 2014
author Andrelo, Roseane
author_facet Andrelo, Roseane
Bighetti, Wanessa Valeze Ferrari
author_role author
author2 Bighetti, Wanessa Valeze Ferrari
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrelo, Roseane
Bighetti, Wanessa Valeze Ferrari
dc.subject.por.fl_str_mv memory
young people
elections
media literacy
media-education
Memória
História
Eleições
Media Literacy
Mídia-Educação
Media literacy e memória
topic memory
young people
elections
media literacy
media-education
Memória
História
Eleições
Media Literacy
Mídia-Educação
Media literacy e memória
description Saber interpretar as informações disponibilizadas pela mídia é pré-requisito fundamental para compreender as mais diversas engrenagens que movem a sociedade. Em época de eleições, a alfabetização midiática se faz ainda mais necessária. Isso porque candidatos às vagas do poder público apelam às diferentes técnicas comunicacionais para convencer os eleitores de que são a escolha certa. Uma dessas técnicas é o resgate do passado histórico. Avaliar como jovens eleitores com idade entre 17 anos e 18 anos interpretam o apelo à memória nas campanhas eleitorais de 2014 para a presidência é o objetivo deste trabalho. A metodologia constituiu-se na realização de uma atividade em grupo, em um escola de Bauru-SP, que envolveu a aplicação de questionário, o desenvolvimento de uma campanha e o debate entre os participantes.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/86953
10.11606/issn.2316-9125.v20i2p27-36
url https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/86953
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-9125.v20i2p27-36
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/86953/103971
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Comunicação & Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Comunicação & Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação & Educação; v. 20 n. 2 (2015): Os diversos significados da literacia tecnológica; 27-36
Comunicação & Educação; Vol. 20 No. 2 (2015): Os diversos significados da literacia tecnológica; 27-36
Comunicação & Educação; Vol. 20 Núm. 2 (2015): Os diversos significados da literacia tecnológica; 27-36
2316-9125
0104-6829
reponame:Comunicação & Educação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Comunicação & Educação (Online)
collection Comunicação & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv comueduc@usp.br
_version_ 1797047091734773760