Compromisso tardio da sociedade com a escola e o professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fígaro, Roseli
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação & Educação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/68325
Resumo: A partir de perspectiva histórica, a autora faz breve relato da tardia universalização da educação no Brasil. Além de apresentar problemas e contradições na formação de alunos e professores, há a falta de reconhecimento do valor do professor na sociedade brasileira, fator que acarreta baixos salários e péssimas condições de trabalho. Como avanços, há atualmente a implantação de um conjunto de diretivas de políticas públicas, voltadas para a melhoria do ensino, garantia de acesso ao ensino básico e apoio à fomação continuada de professores, entre outros. Tais políticas precisam ser consolidadas, avaliadas e aperfeiçoadas, pois o professor é um mediador do processo de aprendizado e, como parte de sua formação, é preciso incluir de maneira assertiva e coerente os conteúdos relativos   ao campo da comunicação.
id USP-71_a75903fdfadc780a6c31adef4a20b89d
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/68325
network_acronym_str USP-71
network_name_str Comunicação & Educação (Online)
repository_id_str
spelling Compromisso tardio da sociedade com a escola e o professorescolaeducaçãoprofessorpolíticas públicasuniversidadesA partir de perspectiva histórica, a autora faz breve relato da tardia universalização da educação no Brasil. Além de apresentar problemas e contradições na formação de alunos e professores, há a falta de reconhecimento do valor do professor na sociedade brasileira, fator que acarreta baixos salários e péssimas condições de trabalho. Como avanços, há atualmente a implantação de um conjunto de diretivas de políticas públicas, voltadas para a melhoria do ensino, garantia de acesso ao ensino básico e apoio à fomação continuada de professores, entre outros. Tais políticas precisam ser consolidadas, avaliadas e aperfeiçoadas, pois o professor é um mediador do processo de aprendizado e, como parte de sua formação, é preciso incluir de maneira assertiva e coerente os conteúdos relativos   ao campo da comunicação. Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2013-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/6832510.11606/issn.2316-9125.v18i2p7-13Comunicação & Educação; v. 18 n. 2 (2013): Narrativas mediáticas e criação do herói no esporte; 7-13Comunicação & Educação; Vol. 18 No. 2 (2013): Narrativas mediáticas e criação do herói no esporte; 7-13Comunicação & Educação; Vol. 18 Núm. 2 (2013): Narrativas mediáticas e criação do herói no esporte; 7-132316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/68325/71682Fígaro, Roseliinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-05-29T13:51:06Zoai:revistas.usp.br:article/68325Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:36:12.897920Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Compromisso tardio da sociedade com a escola e o professor
title Compromisso tardio da sociedade com a escola e o professor
spellingShingle Compromisso tardio da sociedade com a escola e o professor
Fígaro, Roseli
escola
educação
professor
políticas públicas
universidades
title_short Compromisso tardio da sociedade com a escola e o professor
title_full Compromisso tardio da sociedade com a escola e o professor
title_fullStr Compromisso tardio da sociedade com a escola e o professor
title_full_unstemmed Compromisso tardio da sociedade com a escola e o professor
title_sort Compromisso tardio da sociedade com a escola e o professor
author Fígaro, Roseli
author_facet Fígaro, Roseli
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fígaro, Roseli
dc.subject.por.fl_str_mv escola
educação
professor
políticas públicas
universidades
topic escola
educação
professor
políticas públicas
universidades
description A partir de perspectiva histórica, a autora faz breve relato da tardia universalização da educação no Brasil. Além de apresentar problemas e contradições na formação de alunos e professores, há a falta de reconhecimento do valor do professor na sociedade brasileira, fator que acarreta baixos salários e péssimas condições de trabalho. Como avanços, há atualmente a implantação de um conjunto de diretivas de políticas públicas, voltadas para a melhoria do ensino, garantia de acesso ao ensino básico e apoio à fomação continuada de professores, entre outros. Tais políticas precisam ser consolidadas, avaliadas e aperfeiçoadas, pois o professor é um mediador do processo de aprendizado e, como parte de sua formação, é preciso incluir de maneira assertiva e coerente os conteúdos relativos   ao campo da comunicação.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/68325
10.11606/issn.2316-9125.v18i2p7-13
url https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/68325
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-9125.v18i2p7-13
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/68325/71682
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação & Educação; v. 18 n. 2 (2013): Narrativas mediáticas e criação do herói no esporte; 7-13
Comunicação & Educação; Vol. 18 No. 2 (2013): Narrativas mediáticas e criação do herói no esporte; 7-13
Comunicação & Educação; Vol. 18 Núm. 2 (2013): Narrativas mediáticas e criação do herói no esporte; 7-13
2316-9125
0104-6829
reponame:Comunicação & Educação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Comunicação & Educação (Online)
collection Comunicação & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv comueduc@usp.br
_version_ 1797047091327926272