Comunicação e cultura na telenovela juvenil: naturalismo, nação e contaminação de temas em Malhação: Vidas Brasileiras
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/157667 |
Resumo: | Malhação: Vidas Brasileiras destacou-se pelos temas de cunho social abordados. O objetivo deste trabalho é compreender suas dimensões comunicacionais e os desdobramentos culturais que podem impactar na fruição dos jovens telespectadores, a partir da análise das narrativas culturais da trama. A metodologia adotada mescla os métodos observativo e interpretativo, partindo das descrições de algumas cenas do produto e cotejando-as com as teorias e discussões a respeito dos fenômenos. O corpo teórico que respalda essas leituras reúne Maria Immacolata Vassalo de Lopes (2009; 2014), Elizabeth Rondelli (1997), entre outros autores que versam sobre a telenovela e sua relação com os entrelaçamentos socioculturais. O resultado apontou, dentre outros aspectos, que a geração dos videogames e das redes sociais tem um produto televisivo à sua disposição, com elementos de seu contexto sociocultural: uma tradicional telenovela brasileira, fórmula consagrada no imaginário e na cultura. |
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Comunicação e cultura na telenovela juvenil: naturalismo, nação e contaminação de temas em Malhação: Vidas BrasileirasCommunication and culture in the juvenile telenovela: naturalism, nation and contamination of themes in Malhação: Vidas BrasileirasAudiovisualTelevisionSerial ficctionTelenovelaJuvenile narrativeAudiovisualTelevisãoFicção SeriadaTelenovelaNarrativa juvenilMalhação: Vidas Brasileiras destacou-se pelos temas de cunho social abordados. O objetivo deste trabalho é compreender suas dimensões comunicacionais e os desdobramentos culturais que podem impactar na fruição dos jovens telespectadores, a partir da análise das narrativas culturais da trama. A metodologia adotada mescla os métodos observativo e interpretativo, partindo das descrições de algumas cenas do produto e cotejando-as com as teorias e discussões a respeito dos fenômenos. O corpo teórico que respalda essas leituras reúne Maria Immacolata Vassalo de Lopes (2009; 2014), Elizabeth Rondelli (1997), entre outros autores que versam sobre a telenovela e sua relação com os entrelaçamentos socioculturais. O resultado apontou, dentre outros aspectos, que a geração dos videogames e das redes sociais tem um produto televisivo à sua disposição, com elementos de seu contexto sociocultural: uma tradicional telenovela brasileira, fórmula consagrada no imaginário e na cultura.Malhação: Vidas Brasileiras was popular due to the social issues it addressed. Thus, this paper analyzes its communication dimensions and the cultural developments that can impact on the fruition of young viewers, based on the analysis of the cultural narratives of the plot. The adopted methodology merges the observation and interpretation methods, starting with the descriptions of some scenes of the product and comparing them to theories and discussions about its relevant phenomena. The theoretical framework that supports these readings includes Maria Immacolata Vassalo de Lopes (2009, 2014), Elizabeth Rondelli (1997), among other authors who talk about the telenovela and its relation to sociocultural interlacings. Among the results the generation of video games and social networks was shown to have a television product at its disposal, with elements of its sociocultural context: the traditional Brazilian telenovela, a formula consecrated in its imaginary and culture.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2020-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/15766710.11606/issn.2316-9125.v25i1p31-41Comunicação & Educação; v. 25 n. 1 (2020): A comunicação e a educação na era digital: os desafios da COVID19; 31-41Comunicação & Educação; Vol. 25 No. 1 (2020): A comunicação e a educação na era digital: os desafios da COVID19; 31-41Comunicação & Educação; Vol. 25 Núm. 1 (2020): A comunicação e a educação na era digital: os desafios da COVID19; 31-412316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/157667/167353Copyright (c) 2020 João Paulo Hergesel, Paula Regina da Silva Ferreirahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessHergesel, João PauloFerreira, Paula Regina da Silva2021-01-08T12:18:07Zoai:revistas.usp.br:article/157667Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:36:28.557099Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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