Atividades com Comunicação & Educação Ano X - N. 2
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37537 |
Resumo: | A transversalidade é a marca das três atividades sugeridas para sala de aula. O objetivo é refletir, por meio de diferentes suportes e abordagens, questões como identidade cultural, memória, conscientização e construção do sujeito, aluno ou professor, que integram o processo de ensino e aprendizagem. Cada uma das propostas contribui para a reflexão sobre a prática pedagógica e seu potencial de transformação, resgate e atribuição de significado à realidade. Os artigos publicados neste número de Comunicação & Educação, que sustentam as atividades sugeridas, são: O pedagógico no cinema e a formação docente: um diálogo sobre as questões de gênero; Literatura na televisão: história, memória e biografia; Memória cotidiana e comunicação; e Audioaula: o som como suporte pedagógico em sala de aula. A autora ainda sugere a leitura de Produção em rádio, artigo publicado na edição n. 26 ano IX, de Comunicação & Educação. |
id |
USP-71_b36e43b19441bedb725afe640168923b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/37537 |
network_acronym_str |
USP-71 |
network_name_str |
Comunicação & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Atividades com Comunicação & Educação Ano X - N. 2Comunicação & Educaçãoculturetransversalityeducative contentpedagogic method.Comunicação & Educaçãoculturatransversalidadeconteúdo educativométodo pedagógico A transversalidade é a marca das três atividades sugeridas para sala de aula. O objetivo é refletir, por meio de diferentes suportes e abordagens, questões como identidade cultural, memória, conscientização e construção do sujeito, aluno ou professor, que integram o processo de ensino e aprendizagem. Cada uma das propostas contribui para a reflexão sobre a prática pedagógica e seu potencial de transformação, resgate e atribuição de significado à realidade. Os artigos publicados neste número de Comunicação & Educação, que sustentam as atividades sugeridas, são: O pedagógico no cinema e a formação docente: um diálogo sobre as questões de gênero; Literatura na televisão: história, memória e biografia; Memória cotidiana e comunicação; e Audioaula: o som como suporte pedagógico em sala de aula. A autora ainda sugere a leitura de Produção em rádio, artigo publicado na edição n. 26 ano IX, de Comunicação & Educação. Transversality is the characteristic of three suggested classroom activities. The objective is to reflect, by means of different tools and approaches, on topics as cultural identity, memory, awareness, construction of the subject – teacher or student –, that are part of the teaching-learning process. Each of the proposals contributes for a reflection about the pedagogic practice and its potential for transforming, redeeming and attributing significance to reality. The articles published in this issue of Comunicação & Educação that sustain the suggested activities are: O pedagógico no cinema e a formação docente: um diálogo com questões de gênero; Literatura na televisão: história, memória e biografia; Memória cotidiana e comunicação; and Audioaula: o som como suporte pedagógico em sala de aula. The author also recommends the reading of Produção em Rádio, article published in the issue n. 26 year IX, of that journal. Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2005-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/3753710.11606/issn.2316-9125.v10i2p249-254Comunicação & Educação; v. 10 n. 2 (2005): Heródoto Barbeiro: "Não sou professor, não sou advogado, sou jornalista!"; 249-254Comunicação & Educação; Vol. 10 No. 2 (2005): Heródoto Barbeiro: "Não sou professor, não sou advogado, sou jornalista!"; 249-254Comunicação & Educação; Vol. 10 Núm. 2 (2005): Heródoto Barbeiro: "Não sou professor, não sou advogado, sou jornalista!"; 249-2542316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37537/40251Itacarambi, Ruth Ribasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-02T14:27:34Zoai:revistas.usp.br:article/37537Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:35:51.791384Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Atividades com Comunicação & Educação Ano X - N. 2 |
title |
Atividades com Comunicação & Educação Ano X - N. 2 |
spellingShingle |
Atividades com Comunicação & Educação Ano X - N. 2 Itacarambi, Ruth Ribas Comunicação & Educação culture transversality educative content pedagogic method. Comunicação & Educação cultura transversalidade conteúdo educativo método pedagógico |
title_short |
Atividades com Comunicação & Educação Ano X - N. 2 |
title_full |
Atividades com Comunicação & Educação Ano X - N. 2 |
title_fullStr |
Atividades com Comunicação & Educação Ano X - N. 2 |
title_full_unstemmed |
Atividades com Comunicação & Educação Ano X - N. 2 |
title_sort |
Atividades com Comunicação & Educação Ano X - N. 2 |
author |
Itacarambi, Ruth Ribas |
author_facet |
Itacarambi, Ruth Ribas |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Itacarambi, Ruth Ribas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação & Educação culture transversality educative content pedagogic method. Comunicação & Educação cultura transversalidade conteúdo educativo método pedagógico |
topic |
Comunicação & Educação culture transversality educative content pedagogic method. Comunicação & Educação cultura transversalidade conteúdo educativo método pedagógico |
description |
A transversalidade é a marca das três atividades sugeridas para sala de aula. O objetivo é refletir, por meio de diferentes suportes e abordagens, questões como identidade cultural, memória, conscientização e construção do sujeito, aluno ou professor, que integram o processo de ensino e aprendizagem. Cada uma das propostas contribui para a reflexão sobre a prática pedagógica e seu potencial de transformação, resgate e atribuição de significado à realidade. Os artigos publicados neste número de Comunicação & Educação, que sustentam as atividades sugeridas, são: O pedagógico no cinema e a formação docente: um diálogo sobre as questões de gênero; Literatura na televisão: história, memória e biografia; Memória cotidiana e comunicação; e Audioaula: o som como suporte pedagógico em sala de aula. A autora ainda sugere a leitura de Produção em rádio, artigo publicado na edição n. 26 ano IX, de Comunicação & Educação. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-08-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37537 10.11606/issn.2316-9125.v10i2p249-254 |
url |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37537 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-9125.v10i2p249-254 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37537/40251 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação & Educação; v. 10 n. 2 (2005): Heródoto Barbeiro: "Não sou professor, não sou advogado, sou jornalista!"; 249-254 Comunicação & Educação; Vol. 10 No. 2 (2005): Heródoto Barbeiro: "Não sou professor, não sou advogado, sou jornalista!"; 249-254 Comunicação & Educação; Vol. 10 Núm. 2 (2005): Heródoto Barbeiro: "Não sou professor, não sou advogado, sou jornalista!"; 249-254 2316-9125 0104-6829 reponame:Comunicação & Educação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Comunicação & Educação (Online) |
collection |
Comunicação & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
comueduc@usp.br |
_version_ |
1797047089938563072 |