Atividades com Comunicação & Educação Ano X - N. 2

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Itacarambi, Ruth Ribas
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação & Educação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37537
Resumo: A transversalidade é a marca das três atividades sugeridas para sala de aula. O objetivo é refletir, por meio de diferentes suportes e abordagens, questões como identidade cultural, memória, conscientização e construção do sujeito, aluno ou professor, que integram o processo de ensino e aprendizagem. Cada uma das propostas contribui para a reflexão sobre a prática pedagógica e seu potencial de transformação, resgate e atribuição de significado à realidade. Os artigos publicados neste número de Comunicação & Educação, que sustentam as atividades sugeridas, são: O pedagógico no cinema e a formação docente: um diálogo sobre as questões de gênero; Literatura na televisão: história, memória e biografia; Memória cotidiana e comunicação; e Audioaula: o som como suporte pedagógico em sala de aula. A autora ainda sugere a leitura de Produção em rádio, artigo publicado na edição n. 26 ano IX, de Comunicação & Educação.
id USP-71_b36e43b19441bedb725afe640168923b
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/37537
network_acronym_str USP-71
network_name_str Comunicação & Educação (Online)
repository_id_str
spelling Atividades com Comunicação & Educação Ano X - N. 2Comunicação & Educaçãoculturetransversalityeducative contentpedagogic method.Comunicação & Educaçãoculturatransversalidadeconteúdo educativométodo pedagógico A transversalidade é a marca das três atividades sugeridas para sala de aula. O objetivo é refletir, por meio de diferentes suportes e abordagens, questões como identidade cultural, memória, conscientização e construção do sujeito, aluno ou professor, que integram o processo de ensino e aprendizagem. Cada uma das propostas contribui para a reflexão sobre a prática pedagógica e seu potencial de transformação, resgate e atribuição de significado à realidade. Os artigos publicados neste número de Comunicação & Educação, que sustentam as atividades sugeridas, são: O pedagógico no cinema e a formação docente: um diálogo sobre as questões de gênero; Literatura na televisão: história, memória e biografia; Memória cotidiana e comunicação; e Audioaula: o som como suporte pedagógico em sala de aula. A autora ainda sugere a leitura de Produção em rádio, artigo publicado na edição n. 26 ano IX, de Comunicação & Educação. Transversality is the characteristic of three suggested classroom activities. The objective is to reflect, by means of different tools and approaches, on topics as cultural identity, memory, awareness, construction of the subject – teacher or student –, that are part of the teaching-learning process. Each of the proposals contributes for a reflection about the pedagogic practice and its potential for transforming, redeeming and attributing significance to reality. The articles published in this issue of Comunicação & Educação that sustain the suggested activities are: O pedagógico no cinema e a formação docente: um diálogo com questões de gênero; Literatura na televisão: história, memória e biografia; Memória cotidiana e comunicação; and Audioaula: o som como suporte pedagógico em sala de aula. The author also recommends the reading of Produção em Rádio, article published in the issue n. 26 year IX, of that journal. Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2005-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/3753710.11606/issn.2316-9125.v10i2p249-254Comunicação & Educação; v. 10 n. 2 (2005): Heródoto Barbeiro: "Não sou professor, não sou advogado, sou jornalista!"; 249-254Comunicação & Educação; Vol. 10 No. 2 (2005): Heródoto Barbeiro: "Não sou professor, não sou advogado, sou jornalista!"; 249-254Comunicação & Educação; Vol. 10 Núm. 2 (2005): Heródoto Barbeiro: "Não sou professor, não sou advogado, sou jornalista!"; 249-2542316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37537/40251Itacarambi, Ruth Ribasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-02T14:27:34Zoai:revistas.usp.br:article/37537Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:35:51.791384Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Atividades com Comunicação & Educação Ano X - N. 2
title Atividades com Comunicação & Educação Ano X - N. 2
spellingShingle Atividades com Comunicação & Educação Ano X - N. 2
Itacarambi, Ruth Ribas
Comunicação & Educação
culture
transversality
educative content
pedagogic method.
Comunicação & Educação
cultura
transversalidade
conteúdo educativo
método pedagógico
title_short Atividades com Comunicação & Educação Ano X - N. 2
title_full Atividades com Comunicação & Educação Ano X - N. 2
title_fullStr Atividades com Comunicação & Educação Ano X - N. 2
title_full_unstemmed Atividades com Comunicação & Educação Ano X - N. 2
title_sort Atividades com Comunicação & Educação Ano X - N. 2
author Itacarambi, Ruth Ribas
author_facet Itacarambi, Ruth Ribas
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Itacarambi, Ruth Ribas
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação & Educação
culture
transversality
educative content
pedagogic method.
Comunicação & Educação
cultura
transversalidade
conteúdo educativo
método pedagógico
topic Comunicação & Educação
culture
transversality
educative content
pedagogic method.
Comunicação & Educação
cultura
transversalidade
conteúdo educativo
método pedagógico
description A transversalidade é a marca das três atividades sugeridas para sala de aula. O objetivo é refletir, por meio de diferentes suportes e abordagens, questões como identidade cultural, memória, conscientização e construção do sujeito, aluno ou professor, que integram o processo de ensino e aprendizagem. Cada uma das propostas contribui para a reflexão sobre a prática pedagógica e seu potencial de transformação, resgate e atribuição de significado à realidade. Os artigos publicados neste número de Comunicação & Educação, que sustentam as atividades sugeridas, são: O pedagógico no cinema e a formação docente: um diálogo sobre as questões de gênero; Literatura na televisão: história, memória e biografia; Memória cotidiana e comunicação; e Audioaula: o som como suporte pedagógico em sala de aula. A autora ainda sugere a leitura de Produção em rádio, artigo publicado na edição n. 26 ano IX, de Comunicação & Educação.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37537
10.11606/issn.2316-9125.v10i2p249-254
url https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37537
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-9125.v10i2p249-254
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37537/40251
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação & Educação; v. 10 n. 2 (2005): Heródoto Barbeiro: "Não sou professor, não sou advogado, sou jornalista!"; 249-254
Comunicação & Educação; Vol. 10 No. 2 (2005): Heródoto Barbeiro: "Não sou professor, não sou advogado, sou jornalista!"; 249-254
Comunicação & Educação; Vol. 10 Núm. 2 (2005): Heródoto Barbeiro: "Não sou professor, não sou advogado, sou jornalista!"; 249-254
2316-9125
0104-6829
reponame:Comunicação & Educação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Comunicação & Educação (Online)
collection Comunicação & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv comueduc@usp.br
_version_ 1797047089938563072