Comunicação e arte: o experimento sociológico de Brecht

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Frederico, Celso
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação & Educação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/43265
Resumo: O sucesso comercial da encenação da peça A ópera dos três vinténs fez com que uma poderosa companhia cinematográfica, interessada em filmá-la, procurasse Brecht. Ele aceita a proposta, mas impõe a condição de ser ele o responsável pela adaptação para o cinema. A companhia concorda, então Bertolt Brecht escreve um roteiro suprimindo os elementos comerciais responsáveis pelo sucesso da peça e desenvolvendo ao máximo os aspectos revolucionários do texto. O caso vai parar nos tribunais. Brecht aproveita a ocasião para fazer um debate públicosobre as relações entre teatro e cinema, arte e mercadoria e, principalmente, sobre o direito de propriedade da obra artística.
id USP-71_b4ed5ed04cad2d8fc63606a915eb8ae4
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/43265
network_acronym_str USP-71
network_name_str Comunicação & Educação (Online)
repository_id_str
spelling Comunicação e arte: o experimento sociológico de BrechtComunication and art: the sociological experiment of Brechtteatrocinemamercadoriapropriedade intelectualcomunicação.theatercinemacommodityintellectual propertycommunications.O sucesso comercial da encenação da peça A ópera dos três vinténs fez com que uma poderosa companhia cinematográfica, interessada em filmá-la, procurasse Brecht. Ele aceita a proposta, mas impõe a condição de ser ele o responsável pela adaptação para o cinema. A companhia concorda, então Bertolt Brecht escreve um roteiro suprimindo os elementos comerciais responsáveis pelo sucesso da peça e desenvolvendo ao máximo os aspectos revolucionários do texto. O caso vai parar nos tribunais. Brecht aproveita a ocasião para fazer um debate públicosobre as relações entre teatro e cinema, arte e mercadoria e, principalmente, sobre o direito de propriedade da obra artística.The commercial success of the staging of The Threepenny Opera caused a powerful film company interested in shooting it to contact Brecht. He accepts the proposal, but imposes a condition: that he would write the adaptation for the cinema. The film company accepts it, and Brecht then writes a screenplay from which he suppresses the commercial elements that had been responsible for the play’s success and develops as much as possible the revolutionary aspects of the text. The issue ends up in court. Brecht seizes the occasion to launch a public debate about the relationships between theater and cinema, art and commodityand, mainly, about the property right of the work of art.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2008-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/4326510.11606/issn.2316-9125.v13i3p13-18Comunicação & Educação; v. 13 n. 3 (2008): Bicentenário da imprensa desafia sociedade a promover inclusão cognitiva; 13-18Comunicação & Educação; Vol. 13 No. 3 (2008): Bicentenário da imprensa desafia sociedade a promover inclusão cognitiva; 13-18Comunicação & Educação; Vol. 13 Núm. 3 (2008): Bicentenário da imprensa desafia sociedade a promover inclusão cognitiva; 13-182316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/43265/46889Frederico, Celsoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-07-07T20:41:52Zoai:revistas.usp.br:article/43265Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:36:00.133777Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Comunicação e arte: o experimento sociológico de Brecht
Comunication and art: the sociological experiment of Brecht
title Comunicação e arte: o experimento sociológico de Brecht
spellingShingle Comunicação e arte: o experimento sociológico de Brecht
Frederico, Celso
teatro
cinema
mercadoria
propriedade intelectual
comunicação.
theater
cinema
commodity
intellectual property
communications.
title_short Comunicação e arte: o experimento sociológico de Brecht
title_full Comunicação e arte: o experimento sociológico de Brecht
title_fullStr Comunicação e arte: o experimento sociológico de Brecht
title_full_unstemmed Comunicação e arte: o experimento sociológico de Brecht
title_sort Comunicação e arte: o experimento sociológico de Brecht
author Frederico, Celso
author_facet Frederico, Celso
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Frederico, Celso
dc.subject.por.fl_str_mv teatro
cinema
mercadoria
propriedade intelectual
comunicação.
theater
cinema
commodity
intellectual property
communications.
topic teatro
cinema
mercadoria
propriedade intelectual
comunicação.
theater
cinema
commodity
intellectual property
communications.
description O sucesso comercial da encenação da peça A ópera dos três vinténs fez com que uma poderosa companhia cinematográfica, interessada em filmá-la, procurasse Brecht. Ele aceita a proposta, mas impõe a condição de ser ele o responsável pela adaptação para o cinema. A companhia concorda, então Bertolt Brecht escreve um roteiro suprimindo os elementos comerciais responsáveis pelo sucesso da peça e desenvolvendo ao máximo os aspectos revolucionários do texto. O caso vai parar nos tribunais. Brecht aproveita a ocasião para fazer um debate públicosobre as relações entre teatro e cinema, arte e mercadoria e, principalmente, sobre o direito de propriedade da obra artística.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/43265
10.11606/issn.2316-9125.v13i3p13-18
url https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/43265
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-9125.v13i3p13-18
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/43265/46889
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação & Educação; v. 13 n. 3 (2008): Bicentenário da imprensa desafia sociedade a promover inclusão cognitiva; 13-18
Comunicação & Educação; Vol. 13 No. 3 (2008): Bicentenário da imprensa desafia sociedade a promover inclusão cognitiva; 13-18
Comunicação & Educação; Vol. 13 Núm. 3 (2008): Bicentenário da imprensa desafia sociedade a promover inclusão cognitiva; 13-18
2316-9125
0104-6829
reponame:Comunicação & Educação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Comunicação & Educação (Online)
collection Comunicação & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv comueduc@usp.br
_version_ 1797047090403082240