Comunicação e arte: o experimento sociológico de Brecht
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/43265 |
Resumo: | O sucesso comercial da encenação da peça A ópera dos três vinténs fez com que uma poderosa companhia cinematográfica, interessada em filmá-la, procurasse Brecht. Ele aceita a proposta, mas impõe a condição de ser ele o responsável pela adaptação para o cinema. A companhia concorda, então Bertolt Brecht escreve um roteiro suprimindo os elementos comerciais responsáveis pelo sucesso da peça e desenvolvendo ao máximo os aspectos revolucionários do texto. O caso vai parar nos tribunais. Brecht aproveita a ocasião para fazer um debate públicosobre as relações entre teatro e cinema, arte e mercadoria e, principalmente, sobre o direito de propriedade da obra artística. |
id |
USP-71_b4ed5ed04cad2d8fc63606a915eb8ae4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/43265 |
network_acronym_str |
USP-71 |
network_name_str |
Comunicação & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Comunicação e arte: o experimento sociológico de BrechtComunication and art: the sociological experiment of Brechtteatrocinemamercadoriapropriedade intelectualcomunicação.theatercinemacommodityintellectual propertycommunications.O sucesso comercial da encenação da peça A ópera dos três vinténs fez com que uma poderosa companhia cinematográfica, interessada em filmá-la, procurasse Brecht. Ele aceita a proposta, mas impõe a condição de ser ele o responsável pela adaptação para o cinema. A companhia concorda, então Bertolt Brecht escreve um roteiro suprimindo os elementos comerciais responsáveis pelo sucesso da peça e desenvolvendo ao máximo os aspectos revolucionários do texto. O caso vai parar nos tribunais. Brecht aproveita a ocasião para fazer um debate públicosobre as relações entre teatro e cinema, arte e mercadoria e, principalmente, sobre o direito de propriedade da obra artística.The commercial success of the staging of The Threepenny Opera caused a powerful film company interested in shooting it to contact Brecht. He accepts the proposal, but imposes a condition: that he would write the adaptation for the cinema. The film company accepts it, and Brecht then writes a screenplay from which he suppresses the commercial elements that had been responsible for the play’s success and develops as much as possible the revolutionary aspects of the text. The issue ends up in court. Brecht seizes the occasion to launch a public debate about the relationships between theater and cinema, art and commodityand, mainly, about the property right of the work of art.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2008-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/4326510.11606/issn.2316-9125.v13i3p13-18Comunicação & Educação; v. 13 n. 3 (2008): Bicentenário da imprensa desafia sociedade a promover inclusão cognitiva; 13-18Comunicação & Educação; Vol. 13 No. 3 (2008): Bicentenário da imprensa desafia sociedade a promover inclusão cognitiva; 13-18Comunicação & Educação; Vol. 13 Núm. 3 (2008): Bicentenário da imprensa desafia sociedade a promover inclusão cognitiva; 13-182316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/43265/46889Frederico, Celsoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-07-07T20:41:52Zoai:revistas.usp.br:article/43265Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:36:00.133777Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Comunicação e arte: o experimento sociológico de Brecht Comunication and art: the sociological experiment of Brecht |
title |
Comunicação e arte: o experimento sociológico de Brecht |
spellingShingle |
Comunicação e arte: o experimento sociológico de Brecht Frederico, Celso teatro cinema mercadoria propriedade intelectual comunicação. theater cinema commodity intellectual property communications. |
title_short |
Comunicação e arte: o experimento sociológico de Brecht |
title_full |
Comunicação e arte: o experimento sociológico de Brecht |
title_fullStr |
Comunicação e arte: o experimento sociológico de Brecht |
title_full_unstemmed |
Comunicação e arte: o experimento sociológico de Brecht |
title_sort |
Comunicação e arte: o experimento sociológico de Brecht |
author |
Frederico, Celso |
author_facet |
Frederico, Celso |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Frederico, Celso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
teatro cinema mercadoria propriedade intelectual comunicação. theater cinema commodity intellectual property communications. |
topic |
teatro cinema mercadoria propriedade intelectual comunicação. theater cinema commodity intellectual property communications. |
description |
O sucesso comercial da encenação da peça A ópera dos três vinténs fez com que uma poderosa companhia cinematográfica, interessada em filmá-la, procurasse Brecht. Ele aceita a proposta, mas impõe a condição de ser ele o responsável pela adaptação para o cinema. A companhia concorda, então Bertolt Brecht escreve um roteiro suprimindo os elementos comerciais responsáveis pelo sucesso da peça e desenvolvendo ao máximo os aspectos revolucionários do texto. O caso vai parar nos tribunais. Brecht aproveita a ocasião para fazer um debate públicosobre as relações entre teatro e cinema, arte e mercadoria e, principalmente, sobre o direito de propriedade da obra artística. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/43265 10.11606/issn.2316-9125.v13i3p13-18 |
url |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/43265 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-9125.v13i3p13-18 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/43265/46889 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação & Educação; v. 13 n. 3 (2008): Bicentenário da imprensa desafia sociedade a promover inclusão cognitiva; 13-18 Comunicação & Educação; Vol. 13 No. 3 (2008): Bicentenário da imprensa desafia sociedade a promover inclusão cognitiva; 13-18 Comunicação & Educação; Vol. 13 Núm. 3 (2008): Bicentenário da imprensa desafia sociedade a promover inclusão cognitiva; 13-18 2316-9125 0104-6829 reponame:Comunicação & Educação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Comunicação & Educação (Online) |
collection |
Comunicação & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
comueduc@usp.br |
_version_ |
1797047090403082240 |