Comunicação e educação: atualização da inteligência coletiva em salas de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Drigo, Maria Ogécia
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação & Educação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/43366
Resumo: The purpose of this paper is to discuss about the possibility of Peirce’s semiotics to contribute for understanding signification processes in different anthropological spaces and also to try toexplain as to reach the actualization of collective intelligence in the classrooms. These reflections contemplate the interfacecommunication/education, in which school teaching practices are looked as one process of communication, and the concepts ofanthropological cartography and collective intelligence developed for Lévy.
id USP-71_b834a3a4d88857e5e84b3cd34e2f5f6e
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/43366
network_acronym_str USP-71
network_name_str Comunicação & Educação (Online)
repository_id_str
spelling Comunicação e educação: atualização da inteligência coletiva em salas de aulaCommunication and Education: actualization of collective intelligence in classroomscommunicationeducationsemioticcollective intelligenceteaching practices.comunicaçãoeducaçãosemióticainteligência coletivapráticas escolares.The purpose of this paper is to discuss about the possibility of Peirce’s semiotics to contribute for understanding signification processes in different anthropological spaces and also to try toexplain as to reach the actualization of collective intelligence in the classrooms. These reflections contemplate the interfacecommunication/education, in which school teaching practices are looked as one process of communication, and the concepts ofanthropological cartography and collective intelligence developed for Lévy.Na interface comunicação/educação, na qual se admite que o método de ensino/aprendizagem é um processo de comunicação, valer-se-á da cartografia antropológica e do conceito de inteligência coletiva desenvolvidas por Pierre Lévy. A intenção é conjeturar sobre a possibilidade de a semiótica de Charles Sanders Peirce contribuir para a compreensão dos processos de significação nos diversos espaços antropológicos e para explicitar a viabilização da atualização da inteligência coletiva em salas de aula.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2009-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/4336610.11606/issn.2316-9125.v14i2p31-39Comunicação & Educação; v. 14 n. 2 (2009): Conflitos internacionais: o jornalismo de Kapuscinski; 31-39Comunicação & Educação; Vol. 14 No. 2 (2009): Conflitos internacionais: o jornalismo de Kapuscinski; 31-39Comunicação & Educação; Vol. 14 Núm. 2 (2009): Conflitos internacionais: o jornalismo de Kapuscinski; 31-392316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/43366/46988Drigo, Maria Ogéciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-07-07T20:40:10Zoai:revistas.usp.br:article/43366Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:36:02.378114Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Comunicação e educação: atualização da inteligência coletiva em salas de aula
Communication and Education: actualization of collective intelligence in classrooms
title Comunicação e educação: atualização da inteligência coletiva em salas de aula
spellingShingle Comunicação e educação: atualização da inteligência coletiva em salas de aula
Drigo, Maria Ogécia
communication
education
semiotic
collective intelligence
teaching practices.
comunicação
educação
semiótica
inteligência coletiva
práticas escolares.
title_short Comunicação e educação: atualização da inteligência coletiva em salas de aula
title_full Comunicação e educação: atualização da inteligência coletiva em salas de aula
title_fullStr Comunicação e educação: atualização da inteligência coletiva em salas de aula
title_full_unstemmed Comunicação e educação: atualização da inteligência coletiva em salas de aula
title_sort Comunicação e educação: atualização da inteligência coletiva em salas de aula
author Drigo, Maria Ogécia
author_facet Drigo, Maria Ogécia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Drigo, Maria Ogécia
dc.subject.por.fl_str_mv communication
education
semiotic
collective intelligence
teaching practices.
comunicação
educação
semiótica
inteligência coletiva
práticas escolares.
topic communication
education
semiotic
collective intelligence
teaching practices.
comunicação
educação
semiótica
inteligência coletiva
práticas escolares.
description The purpose of this paper is to discuss about the possibility of Peirce’s semiotics to contribute for understanding signification processes in different anthropological spaces and also to try toexplain as to reach the actualization of collective intelligence in the classrooms. These reflections contemplate the interfacecommunication/education, in which school teaching practices are looked as one process of communication, and the concepts ofanthropological cartography and collective intelligence developed for Lévy.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/43366
10.11606/issn.2316-9125.v14i2p31-39
url https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/43366
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-9125.v14i2p31-39
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/43366/46988
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação & Educação; v. 14 n. 2 (2009): Conflitos internacionais: o jornalismo de Kapuscinski; 31-39
Comunicação & Educação; Vol. 14 No. 2 (2009): Conflitos internacionais: o jornalismo de Kapuscinski; 31-39
Comunicação & Educação; Vol. 14 Núm. 2 (2009): Conflitos internacionais: o jornalismo de Kapuscinski; 31-39
2316-9125
0104-6829
reponame:Comunicação & Educação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Comunicação & Educação (Online)
collection Comunicação & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv comueduc@usp.br
_version_ 1797047090741772288