Comunicação e educação: atualização da inteligência coletiva em salas de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação & Educação (Online) |
DOI: | 10.11606/issn.2316-9125.v14i2p31-39 |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/43366 |
Resumo: | The purpose of this paper is to discuss about the possibility of Peirce’s semiotics to contribute for understanding signification processes in different anthropological spaces and also to try toexplain as to reach the actualization of collective intelligence in the classrooms. These reflections contemplate the interfacecommunication/education, in which school teaching practices are looked as one process of communication, and the concepts ofanthropological cartography and collective intelligence developed for Lévy. |
id |
USP-71_b834a3a4d88857e5e84b3cd34e2f5f6e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/43366 |
network_acronym_str |
USP-71 |
network_name_str |
Comunicação & Educação (Online) |
spelling |
Comunicação e educação: atualização da inteligência coletiva em salas de aulaCommunication and Education: actualization of collective intelligence in classroomscommunicationeducationsemioticcollective intelligenceteaching practices.comunicaçãoeducaçãosemióticainteligência coletivapráticas escolares.The purpose of this paper is to discuss about the possibility of Peirce’s semiotics to contribute for understanding signification processes in different anthropological spaces and also to try toexplain as to reach the actualization of collective intelligence in the classrooms. These reflections contemplate the interfacecommunication/education, in which school teaching practices are looked as one process of communication, and the concepts ofanthropological cartography and collective intelligence developed for Lévy.Na interface comunicação/educação, na qual se admite que o método de ensino/aprendizagem é um processo de comunicação, valer-se-á da cartografia antropológica e do conceito de inteligência coletiva desenvolvidas por Pierre Lévy. A intenção é conjeturar sobre a possibilidade de a semiótica de Charles Sanders Peirce contribuir para a compreensão dos processos de significação nos diversos espaços antropológicos e para explicitar a viabilização da atualização da inteligência coletiva em salas de aula.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2009-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/4336610.11606/issn.2316-9125.v14i2p31-39Comunicação & Educação; v. 14 n. 2 (2009): Conflitos internacionais: o jornalismo de Kapuscinski; 31-39Comunicação & Educação; Vol. 14 No. 2 (2009): Conflitos internacionais: o jornalismo de Kapuscinski; 31-39Comunicação & Educação; Vol. 14 Núm. 2 (2009): Conflitos internacionais: o jornalismo de Kapuscinski; 31-392316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/43366/46988Drigo, Maria Ogéciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-07-07T20:40:10Zoai:revistas.usp.br:article/43366Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:36:02.378114Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Comunicação e educação: atualização da inteligência coletiva em salas de aula Communication and Education: actualization of collective intelligence in classrooms |
title |
Comunicação e educação: atualização da inteligência coletiva em salas de aula |
spellingShingle |
Comunicação e educação: atualização da inteligência coletiva em salas de aula Comunicação e educação: atualização da inteligência coletiva em salas de aula Drigo, Maria Ogécia communication education semiotic collective intelligence teaching practices. comunicação educação semiótica inteligência coletiva práticas escolares. Drigo, Maria Ogécia communication education semiotic collective intelligence teaching practices. comunicação educação semiótica inteligência coletiva práticas escolares. |
title_short |
Comunicação e educação: atualização da inteligência coletiva em salas de aula |
title_full |
Comunicação e educação: atualização da inteligência coletiva em salas de aula |
title_fullStr |
Comunicação e educação: atualização da inteligência coletiva em salas de aula Comunicação e educação: atualização da inteligência coletiva em salas de aula |
title_full_unstemmed |
Comunicação e educação: atualização da inteligência coletiva em salas de aula Comunicação e educação: atualização da inteligência coletiva em salas de aula |
title_sort |
Comunicação e educação: atualização da inteligência coletiva em salas de aula |
author |
Drigo, Maria Ogécia |
author_facet |
Drigo, Maria Ogécia Drigo, Maria Ogécia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Drigo, Maria Ogécia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
communication education semiotic collective intelligence teaching practices. comunicação educação semiótica inteligência coletiva práticas escolares. |
topic |
communication education semiotic collective intelligence teaching practices. comunicação educação semiótica inteligência coletiva práticas escolares. |
description |
The purpose of this paper is to discuss about the possibility of Peirce’s semiotics to contribute for understanding signification processes in different anthropological spaces and also to try toexplain as to reach the actualization of collective intelligence in the classrooms. These reflections contemplate the interfacecommunication/education, in which school teaching practices are looked as one process of communication, and the concepts ofanthropological cartography and collective intelligence developed for Lévy. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-08-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/43366 10.11606/issn.2316-9125.v14i2p31-39 |
url |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/43366 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-9125.v14i2p31-39 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/43366/46988 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação & Educação; v. 14 n. 2 (2009): Conflitos internacionais: o jornalismo de Kapuscinski; 31-39 Comunicação & Educação; Vol. 14 No. 2 (2009): Conflitos internacionais: o jornalismo de Kapuscinski; 31-39 Comunicação & Educação; Vol. 14 Núm. 2 (2009): Conflitos internacionais: o jornalismo de Kapuscinski; 31-39 2316-9125 0104-6829 reponame:Comunicação & Educação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Comunicação & Educação (Online) |
collection |
Comunicação & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
comueduc@usp.br |
_version_ |
1822178824851292160 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.11606/issn.2316-9125.v14i2p31-39 |