Twenty years of Freirian grounding in the production of the Communication and Education Research Group of Intercom
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/186914 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é destacar a presença de Paulo Freire como fundamentação teórica na produção científica do Grupo de Pesquisa Comunicação e Educação, ligado à Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, entre os anos de 2001 e 2020. Para isso, foram analisados os 847 artigos apresentados em congressos nacionais neste período. Como resultado, a pesquisa aponta que em 41% dos textos há referências ao educador brasileiro – principalmente às obras Extensão ou comunicação?, Pedagogia do oprimido e Pedagogia da autonomia –, especialmente a conceitos como educação bancária, aprendizagem significativa, formação crítica, assim como reflexões sobre interação professor-aluno, diálogo e fundamentos da prática docente. |
id |
USP-71_babe02c688433c460be851f36edbbb16 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/186914 |
network_acronym_str |
USP-71 |
network_name_str |
Comunicação & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Twenty years of Freirian grounding in the production of the Communication and Education Research Group of IntercomVinte anos de fundamentação freireana na produção do Grupo de Pesquisa Comunicação e Educação da IntercomVinte anos de fundamentação freireana na produção do Grupo de Pesquisa Comunicação e Educação da IntercomEducomunicaçãoComunicação e educaçãoDiálogoPaulo FreireIntercomEdu-communicationCommunication and educationDialoguePaulo FreireIntercomEducomunicaçãoComunicação e educaçãoDiálogoPaulo FreireIntercomO objetivo deste artigo é destacar a presença de Paulo Freire como fundamentação teórica na produção científica do Grupo de Pesquisa Comunicação e Educação, ligado à Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, entre os anos de 2001 e 2020. Para isso, foram analisados os 847 artigos apresentados em congressos nacionais neste período. Como resultado, a pesquisa aponta que em 41% dos textos há referências ao educador brasileiro – principalmente às obras Extensão ou comunicação?, Pedagogia do oprimido e Pedagogia da autonomia –, especialmente a conceitos como educação bancária, aprendizagem significativa, formação crítica, assim como reflexões sobre interação professor-aluno, diálogo e fundamentos da prática docente.O objetivo deste artigo é destacar a presença de Paulo Freire como fundamentação teórica na produção científica do Grupo de Pesquisa Comunicação e Educação, ligado à Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, entre os anos de 2001 e 2020. Para isso, foram analisados os 847 artigos apresentados em congressos nacionais neste período. Como resultado, a pesquisa aponta que em 41% dos textos há referências ao educador brasileiro – principalmente às obras Extensão ou comunicação?, Pedagogia do oprimido e Pedagogia da autonomia –, especialmente a conceitos como educação bancária, aprendizagem significativa, formação crítica, assim como reflexões sobre interação professor-aluno, diálogo e fundamentos da prática docente.The aim of this article is to bring to light the presence of Paulo Freire as a base in the academic production of the Research Group on Communication and Education, linked to the Brazilian Society for Interdisciplinary Studies in Communication - Intercom, from 2001 to 2020. For this, the investigation was carried out in 847 articles presented at National Congresses and available in the Annals of the events on the official Intercom page on the internet. As a result, the survey shows that in 41% of the texts the authors make reference to the Brazilian educator, especially the works Extension or Communication? (1969), Pedagogy of the Oppressed (1974) and Pedagogy of Autonomy (1996), to concepts such as banking education, meaningful learning, critical training, as well as reflections on teacher-student interaction, dialogue and fundamentals of teaching practice.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2022-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDossiê 100 Anos de Paulo Freireapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/18691410.11606/issn.2316-9125.v26i2p58-72Comunicação & Educação; v. 26 n. 2 (2021): Dossiê 100 anos de Paulo Freire; 58-72Comunicação & Educação; Vol. 26 No. 2 (2021): Dossiê 100 anos de Paulo Freire; 58-72Comunicação & Educação; Vol. 26 Núm. 2 (2021): Dossiê 100 anos de Paulo Freire; 58-722316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/186914/178685Copyright (c) 2021 Ana Luísa Zaniboni Gomes, Rose Mara Pinheirohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Ana Luísa ZaniboniPinheiro, Rose Mara2022-07-19T19:17:26Zoai:revistas.usp.br:article/186914Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:36:34.103448Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Twenty years of Freirian grounding in the production of the Communication and Education Research Group of Intercom Vinte anos de fundamentação freireana na produção do Grupo de Pesquisa Comunicação e Educação da Intercom Vinte anos de fundamentação freireana na produção do Grupo de Pesquisa Comunicação e Educação da Intercom |
title |
Twenty years of Freirian grounding in the production of the Communication and Education Research Group of Intercom |
spellingShingle |
Twenty years of Freirian grounding in the production of the Communication and Education Research Group of Intercom Gomes, Ana Luísa Zaniboni Educomunicação Comunicação e educação Diálogo Paulo Freire Intercom Edu-communication Communication and education Dialogue Paulo Freire Intercom Educomunicação Comunicação e educação Diálogo Paulo Freire Intercom |
title_short |
Twenty years of Freirian grounding in the production of the Communication and Education Research Group of Intercom |
title_full |
Twenty years of Freirian grounding in the production of the Communication and Education Research Group of Intercom |
title_fullStr |
Twenty years of Freirian grounding in the production of the Communication and Education Research Group of Intercom |
title_full_unstemmed |
Twenty years of Freirian grounding in the production of the Communication and Education Research Group of Intercom |
title_sort |
Twenty years of Freirian grounding in the production of the Communication and Education Research Group of Intercom |
author |
Gomes, Ana Luísa Zaniboni |
author_facet |
Gomes, Ana Luísa Zaniboni Pinheiro, Rose Mara |
author_role |
author |
author2 |
Pinheiro, Rose Mara |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Ana Luísa Zaniboni Pinheiro, Rose Mara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educomunicação Comunicação e educação Diálogo Paulo Freire Intercom Edu-communication Communication and education Dialogue Paulo Freire Intercom Educomunicação Comunicação e educação Diálogo Paulo Freire Intercom |
topic |
Educomunicação Comunicação e educação Diálogo Paulo Freire Intercom Edu-communication Communication and education Dialogue Paulo Freire Intercom Educomunicação Comunicação e educação Diálogo Paulo Freire Intercom |
description |
O objetivo deste artigo é destacar a presença de Paulo Freire como fundamentação teórica na produção científica do Grupo de Pesquisa Comunicação e Educação, ligado à Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, entre os anos de 2001 e 2020. Para isso, foram analisados os 847 artigos apresentados em congressos nacionais neste período. Como resultado, a pesquisa aponta que em 41% dos textos há referências ao educador brasileiro – principalmente às obras Extensão ou comunicação?, Pedagogia do oprimido e Pedagogia da autonomia –, especialmente a conceitos como educação bancária, aprendizagem significativa, formação crítica, assim como reflexões sobre interação professor-aluno, diálogo e fundamentos da prática docente. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Dossiê 100 Anos de Paulo Freire |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/186914 10.11606/issn.2316-9125.v26i2p58-72 |
url |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/186914 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-9125.v26i2p58-72 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/186914/178685 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Ana Luísa Zaniboni Gomes, Rose Mara Pinheiro https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Ana Luísa Zaniboni Gomes, Rose Mara Pinheiro https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação & Educação; v. 26 n. 2 (2021): Dossiê 100 anos de Paulo Freire; 58-72 Comunicação & Educação; Vol. 26 No. 2 (2021): Dossiê 100 anos de Paulo Freire; 58-72 Comunicação & Educação; Vol. 26 Núm. 2 (2021): Dossiê 100 anos de Paulo Freire; 58-72 2316-9125 0104-6829 reponame:Comunicação & Educação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Comunicação & Educação (Online) |
collection |
Comunicação & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
comueduc@usp.br |
_version_ |
1797047092771815424 |