Twenty years of Freirian grounding in the production of the Communication and Education Research Group of Intercom

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Ana Luísa Zaniboni
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Pinheiro, Rose Mara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação & Educação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/186914
Resumo: O objetivo deste artigo é destacar a presença de Paulo Freire como fundamentação teórica na produção científica do Grupo de Pesquisa Comunicação e Educação, ligado à Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, entre os anos de 2001 e 2020. Para isso, foram analisados os 847 artigos apresentados em congressos nacionais neste período. Como resultado, a pesquisa aponta que em 41% dos textos há referências ao educador brasileiro – principalmente às obras Extensão ou comunicação?, Pedagogia do oprimido e Pedagogia da autonomia –, especialmente a conceitos como educação bancária, aprendizagem significativa, formação crítica, assim como reflexões sobre interação professor-aluno, diálogo e fundamentos da prática docente.
id USP-71_babe02c688433c460be851f36edbbb16
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/186914
network_acronym_str USP-71
network_name_str Comunicação & Educação (Online)
repository_id_str
spelling Twenty years of Freirian grounding in the production of the Communication and Education Research Group of IntercomVinte anos de fundamentação freireana na produção do Grupo de Pesquisa Comunicação e Educação da IntercomVinte anos de fundamentação freireana na produção do Grupo de Pesquisa Comunicação e Educação da IntercomEducomunicaçãoComunicação e educaçãoDiálogoPaulo FreireIntercomEdu-communicationCommunication and educationDialoguePaulo FreireIntercomEducomunicaçãoComunicação e educaçãoDiálogoPaulo FreireIntercomO objetivo deste artigo é destacar a presença de Paulo Freire como fundamentação teórica na produção científica do Grupo de Pesquisa Comunicação e Educação, ligado à Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, entre os anos de 2001 e 2020. Para isso, foram analisados os 847 artigos apresentados em congressos nacionais neste período. Como resultado, a pesquisa aponta que em 41% dos textos há referências ao educador brasileiro – principalmente às obras Extensão ou comunicação?, Pedagogia do oprimido e Pedagogia da autonomia –, especialmente a conceitos como educação bancária, aprendizagem significativa, formação crítica, assim como reflexões sobre interação professor-aluno, diálogo e fundamentos da prática docente.O objetivo deste artigo é destacar a presença de Paulo Freire como fundamentação teórica na produção científica do Grupo de Pesquisa Comunicação e Educação, ligado à Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, entre os anos de 2001 e 2020. Para isso, foram analisados os 847 artigos apresentados em congressos nacionais neste período. Como resultado, a pesquisa aponta que em 41% dos textos há referências ao educador brasileiro – principalmente às obras Extensão ou comunicação?, Pedagogia do oprimido e Pedagogia da autonomia –, especialmente a conceitos como educação bancária, aprendizagem significativa, formação crítica, assim como reflexões sobre interação professor-aluno, diálogo e fundamentos da prática docente.The aim of this article is to bring to light the presence of Paulo Freire as a base in the academic production of the Research Group on Communication and Education, linked to the Brazilian Society for Interdisciplinary Studies in Communication - Intercom, from 2001 to 2020. For this, the investigation was carried out in 847 articles presented at National Congresses and available in the Annals of the events on the official Intercom page on the internet. As a result, the survey shows that in 41% of the texts the authors make reference to the Brazilian educator, especially the works Extension or Communication? (1969), Pedagogy of the Oppressed (1974) and Pedagogy of Autonomy (1996), to concepts such as banking education, meaningful learning, critical training, as well as reflections on teacher-student interaction, dialogue and fundamentals of teaching practice.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2022-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDossiê 100 Anos de Paulo Freireapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/18691410.11606/issn.2316-9125.v26i2p58-72Comunicação & Educação; v. 26 n. 2 (2021): Dossiê 100 anos de Paulo Freire; 58-72Comunicação & Educação; Vol. 26 No. 2 (2021): Dossiê 100 anos de Paulo Freire; 58-72Comunicação & Educação; Vol. 26 Núm. 2 (2021): Dossiê 100 anos de Paulo Freire; 58-722316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/186914/178685Copyright (c) 2021 Ana Luísa Zaniboni Gomes, Rose Mara Pinheirohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Ana Luísa ZaniboniPinheiro, Rose Mara2022-07-19T19:17:26Zoai:revistas.usp.br:article/186914Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:36:34.103448Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Twenty years of Freirian grounding in the production of the Communication and Education Research Group of Intercom
Vinte anos de fundamentação freireana na produção do Grupo de Pesquisa Comunicação e Educação da Intercom
Vinte anos de fundamentação freireana na produção do Grupo de Pesquisa Comunicação e Educação da Intercom
title Twenty years of Freirian grounding in the production of the Communication and Education Research Group of Intercom
spellingShingle Twenty years of Freirian grounding in the production of the Communication and Education Research Group of Intercom
Gomes, Ana Luísa Zaniboni
Educomunicação
Comunicação e educação
Diálogo
Paulo Freire
Intercom
Edu-communication
Communication and education
Dialogue
Paulo Freire
Intercom
Educomunicação
Comunicação e educação
Diálogo
Paulo Freire
Intercom
title_short Twenty years of Freirian grounding in the production of the Communication and Education Research Group of Intercom
title_full Twenty years of Freirian grounding in the production of the Communication and Education Research Group of Intercom
title_fullStr Twenty years of Freirian grounding in the production of the Communication and Education Research Group of Intercom
title_full_unstemmed Twenty years of Freirian grounding in the production of the Communication and Education Research Group of Intercom
title_sort Twenty years of Freirian grounding in the production of the Communication and Education Research Group of Intercom
author Gomes, Ana Luísa Zaniboni
author_facet Gomes, Ana Luísa Zaniboni
Pinheiro, Rose Mara
author_role author
author2 Pinheiro, Rose Mara
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Ana Luísa Zaniboni
Pinheiro, Rose Mara
dc.subject.por.fl_str_mv Educomunicação
Comunicação e educação
Diálogo
Paulo Freire
Intercom
Edu-communication
Communication and education
Dialogue
Paulo Freire
Intercom
Educomunicação
Comunicação e educação
Diálogo
Paulo Freire
Intercom
topic Educomunicação
Comunicação e educação
Diálogo
Paulo Freire
Intercom
Edu-communication
Communication and education
Dialogue
Paulo Freire
Intercom
Educomunicação
Comunicação e educação
Diálogo
Paulo Freire
Intercom
description O objetivo deste artigo é destacar a presença de Paulo Freire como fundamentação teórica na produção científica do Grupo de Pesquisa Comunicação e Educação, ligado à Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, entre os anos de 2001 e 2020. Para isso, foram analisados os 847 artigos apresentados em congressos nacionais neste período. Como resultado, a pesquisa aponta que em 41% dos textos há referências ao educador brasileiro – principalmente às obras Extensão ou comunicação?, Pedagogia do oprimido e Pedagogia da autonomia –, especialmente a conceitos como educação bancária, aprendizagem significativa, formação crítica, assim como reflexões sobre interação professor-aluno, diálogo e fundamentos da prática docente.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Dossiê 100 Anos de Paulo Freire
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/186914
10.11606/issn.2316-9125.v26i2p58-72
url https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/186914
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-9125.v26i2p58-72
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/186914/178685
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Ana Luísa Zaniboni Gomes, Rose Mara Pinheiro
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Ana Luísa Zaniboni Gomes, Rose Mara Pinheiro
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação & Educação; v. 26 n. 2 (2021): Dossiê 100 anos de Paulo Freire; 58-72
Comunicação & Educação; Vol. 26 No. 2 (2021): Dossiê 100 anos de Paulo Freire; 58-72
Comunicação & Educação; Vol. 26 Núm. 2 (2021): Dossiê 100 anos de Paulo Freire; 58-72
2316-9125
0104-6829
reponame:Comunicação & Educação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Comunicação & Educação (Online)
collection Comunicação & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv comueduc@usp.br
_version_ 1797047092771815424