As múltiplas imagens do cientista no cinema
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37507 |
Resumo: | O artigo destaca o uso da linguagem cinematográfica para a formação da figura do cientista no imaginário das pessoas. Mostra que já na primeira obra lançada no cinema em 1902, Le Voyage dans la Lune – Viagem à Lua, do francês Georges Méliès, aparecem as primeiras representações distorcidas sobre os cientistas. A autora, através de uma amostra de filmes, demonstra a diversidade de papéis que o cientista representou no cinema ao longo de um século. Apresenta também algumas pesquisas que analisaram a extensão da influência que esses filmes tiveram no entendimento do público sobre a ciência e como ajudaram a construir as representações da sociedade sobre os cientistas. |
id |
USP-71_bffe25b8a0a88088fc226a92d393b39b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/37507 |
network_acronym_str |
USP-71 |
network_name_str |
Comunicação & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
As múltiplas imagens do cientista no cinemacientistascinemalinguagem cinematográficainfluênciaentendimentoscientistscinemacinematographic languageinfluenceunderstanding O artigo destaca o uso da linguagem cinematográfica para a formação da figura do cientista no imaginário das pessoas. Mostra que já na primeira obra lançada no cinema em 1902, Le Voyage dans la Lune – Viagem à Lua, do francês Georges Méliès, aparecem as primeiras representações distorcidas sobre os cientistas. A autora, através de uma amostra de filmes, demonstra a diversidade de papéis que o cientista representou no cinema ao longo de um século. Apresenta também algumas pesquisas que analisaram a extensão da influência que esses filmes tiveram no entendimento do público sobre a ciência e como ajudaram a construir as representações da sociedade sobre os cientistas. This article highlights the use of cinematographic language for the constitution of the scientist’s image in people’s imagination. It shows that in the first motion picture in 1902, Le Voyage dans la Lune – A Trip to the Moon, by the Frenchman Georges Méliès, distorted representations of scientists already appeared. Using motion picture samples, the author shows the diversity of roles that the scientist has played in cinema during one century. Researches that analyzed the extent of the influence that those motion pictures had on the audience’s understanding of science and how they helped to constitute the representations of scientists in the society are also presented. Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2005-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/3750710.11606/issn.2316-9125.v10i1p31-39Comunicação & Educação; v. 10 n. 1 (2005): A Casa de Detenção: Cristina Coghi analisa a prática do radiojornalismo; 31-39Comunicação & Educação; Vol. 10 No. 1 (2005): A Casa de Detenção: Cristina Coghi analisa a prática do radiojornalismo; 31-39Comunicação & Educação; Vol. 10 Núm. 1 (2005): A Casa de Detenção: Cristina Coghi analisa a prática do radiojornalismo; 31-392316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37507/40221Barca, Lacyinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-02T14:27:34Zoai:revistas.usp.br:article/37507Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:35:49.807079Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As múltiplas imagens do cientista no cinema |
title |
As múltiplas imagens do cientista no cinema |
spellingShingle |
As múltiplas imagens do cientista no cinema Barca, Lacy cientistas cinema linguagem cinematográfica influência entendimento scientists cinema cinematographic language influence understanding |
title_short |
As múltiplas imagens do cientista no cinema |
title_full |
As múltiplas imagens do cientista no cinema |
title_fullStr |
As múltiplas imagens do cientista no cinema |
title_full_unstemmed |
As múltiplas imagens do cientista no cinema |
title_sort |
As múltiplas imagens do cientista no cinema |
author |
Barca, Lacy |
author_facet |
Barca, Lacy |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barca, Lacy |
dc.subject.por.fl_str_mv |
cientistas cinema linguagem cinematográfica influência entendimento scientists cinema cinematographic language influence understanding |
topic |
cientistas cinema linguagem cinematográfica influência entendimento scientists cinema cinematographic language influence understanding |
description |
O artigo destaca o uso da linguagem cinematográfica para a formação da figura do cientista no imaginário das pessoas. Mostra que já na primeira obra lançada no cinema em 1902, Le Voyage dans la Lune – Viagem à Lua, do francês Georges Méliès, aparecem as primeiras representações distorcidas sobre os cientistas. A autora, através de uma amostra de filmes, demonstra a diversidade de papéis que o cientista representou no cinema ao longo de um século. Apresenta também algumas pesquisas que analisaram a extensão da influência que esses filmes tiveram no entendimento do público sobre a ciência e como ajudaram a construir as representações da sociedade sobre os cientistas. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37507 10.11606/issn.2316-9125.v10i1p31-39 |
url |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37507 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-9125.v10i1p31-39 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37507/40221 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação & Educação; v. 10 n. 1 (2005): A Casa de Detenção: Cristina Coghi analisa a prática do radiojornalismo; 31-39 Comunicação & Educação; Vol. 10 No. 1 (2005): A Casa de Detenção: Cristina Coghi analisa a prática do radiojornalismo; 31-39 Comunicação & Educação; Vol. 10 Núm. 1 (2005): A Casa de Detenção: Cristina Coghi analisa a prática do radiojornalismo; 31-39 2316-9125 0104-6829 reponame:Comunicação & Educação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Comunicação & Educação (Online) |
collection |
Comunicação & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
comueduc@usp.br |
_version_ |
1797047089546395648 |