Telenovela e educação: um processo interativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Motter, Maria Lourdes
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação & Educação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36898
Resumo: O artigo trata da integração da telenovela no espaço educativo. Faz a crítica aos preconceitos existentes em relação ao gênero e à falta de instrumentos e referenciais de análise, e aponta os aspectos positivos que esse tipo de ficção passou a apresentar a partir da década de 70. Destaca a necessidade de professores e pais atentarem para as questões colocadas por esse produto que afeta expressiva parcela da população brasileira, essencialmente os jovens, uma vez que mecanismos de repercussão o difundem para toda a sociedade.
id USP-71_c608a4d0dcd680e7ebc37e911c8c6b9f
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/36898
network_acronym_str USP-71
network_name_str Comunicação & Educação (Online)
repository_id_str
spelling Telenovela e educação: um processo interativocríticatelenovelaescolajovemestereótipopreconceitocriticismsoap operaschoolyoung peoplestereotypebiasO artigo trata da integração da telenovela no espaço educativo. Faz a crítica aos preconceitos existentes em relação ao gênero e à falta de instrumentos e referenciais de análise, e aponta os aspectos positivos que esse tipo de ficção passou a apresentar a partir da década de 70. Destaca a necessidade de professores e pais atentarem para as questões colocadas por esse produto que afeta expressiva parcela da população brasileira, essencialmente os jovens, uma vez que mecanismos de repercussão o difundem para toda a sociedade.The article deals with integrating the soap opera brazilian telenovela in the educative space. It criticizes the biases there are against the genre and the lack of instruments and points of reference for analysis, and points to the positive aspects this type of fiction started presenting as of the 1970's. It emphasizes the need for teachers and parents to pay attention to the questions posed by this product, that affects an expressive portion of the Brazilian population, especially the young people since the repercussion mechanisms spread it throughout the entire society.  Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2000-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/3689810.11606/issn.2316-9125.v0i17p54-60Comunicação & Educação; n. 17 (2000): Discurso da propaganda, Telenovela: nova linguagem, Comunicação e práticas escolares; 54-60Comunicação & Educação; No. 17 (2000): Discurso da propaganda, Telenovela: nova linguagem, Comunicação e práticas escolares; 54-60Comunicação & Educação; Núm. 17 (2000): Discurso da propaganda, Telenovela: nova linguagem, Comunicação e práticas escolares; 54-602316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36898/39620Motter, Maria Lourdesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-02T14:28:24Zoai:revistas.usp.br:article/36898Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:35:36.893704Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Telenovela e educação: um processo interativo
title Telenovela e educação: um processo interativo
spellingShingle Telenovela e educação: um processo interativo
Motter, Maria Lourdes
crítica
telenovela
escola
jovem
estereótipo
preconceito
criticism
soap opera
school
young people
stereotype
bias
title_short Telenovela e educação: um processo interativo
title_full Telenovela e educação: um processo interativo
title_fullStr Telenovela e educação: um processo interativo
title_full_unstemmed Telenovela e educação: um processo interativo
title_sort Telenovela e educação: um processo interativo
author Motter, Maria Lourdes
author_facet Motter, Maria Lourdes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Motter, Maria Lourdes
dc.subject.por.fl_str_mv crítica
telenovela
escola
jovem
estereótipo
preconceito
criticism
soap opera
school
young people
stereotype
bias
topic crítica
telenovela
escola
jovem
estereótipo
preconceito
criticism
soap opera
school
young people
stereotype
bias
description O artigo trata da integração da telenovela no espaço educativo. Faz a crítica aos preconceitos existentes em relação ao gênero e à falta de instrumentos e referenciais de análise, e aponta os aspectos positivos que esse tipo de ficção passou a apresentar a partir da década de 70. Destaca a necessidade de professores e pais atentarem para as questões colocadas por esse produto que afeta expressiva parcela da população brasileira, essencialmente os jovens, uma vez que mecanismos de repercussão o difundem para toda a sociedade.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36898
10.11606/issn.2316-9125.v0i17p54-60
url https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36898
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-9125.v0i17p54-60
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36898/39620
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação & Educação; n. 17 (2000): Discurso da propaganda, Telenovela: nova linguagem, Comunicação e práticas escolares; 54-60
Comunicação & Educação; No. 17 (2000): Discurso da propaganda, Telenovela: nova linguagem, Comunicação e práticas escolares; 54-60
Comunicação & Educação; Núm. 17 (2000): Discurso da propaganda, Telenovela: nova linguagem, Comunicação e práticas escolares; 54-60
2316-9125
0104-6829
reponame:Comunicação & Educação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Comunicação & Educação (Online)
collection Comunicação & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv comueduc@usp.br
_version_ 1797047088487333888