Telenovela e educação: um processo interativo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36898 |
Resumo: | O artigo trata da integração da telenovela no espaço educativo. Faz a crítica aos preconceitos existentes em relação ao gênero e à falta de instrumentos e referenciais de análise, e aponta os aspectos positivos que esse tipo de ficção passou a apresentar a partir da década de 70. Destaca a necessidade de professores e pais atentarem para as questões colocadas por esse produto que afeta expressiva parcela da população brasileira, essencialmente os jovens, uma vez que mecanismos de repercussão o difundem para toda a sociedade. |
id |
USP-71_c608a4d0dcd680e7ebc37e911c8c6b9f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/36898 |
network_acronym_str |
USP-71 |
network_name_str |
Comunicação & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Telenovela e educação: um processo interativocríticatelenovelaescolajovemestereótipopreconceitocriticismsoap operaschoolyoung peoplestereotypebiasO artigo trata da integração da telenovela no espaço educativo. Faz a crítica aos preconceitos existentes em relação ao gênero e à falta de instrumentos e referenciais de análise, e aponta os aspectos positivos que esse tipo de ficção passou a apresentar a partir da década de 70. Destaca a necessidade de professores e pais atentarem para as questões colocadas por esse produto que afeta expressiva parcela da população brasileira, essencialmente os jovens, uma vez que mecanismos de repercussão o difundem para toda a sociedade.The article deals with integrating the soap opera brazilian telenovela in the educative space. It criticizes the biases there are against the genre and the lack of instruments and points of reference for analysis, and points to the positive aspects this type of fiction started presenting as of the 1970's. It emphasizes the need for teachers and parents to pay attention to the questions posed by this product, that affects an expressive portion of the Brazilian population, especially the young people since the repercussion mechanisms spread it throughout the entire society. Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2000-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/3689810.11606/issn.2316-9125.v0i17p54-60Comunicação & Educação; n. 17 (2000): Discurso da propaganda, Telenovela: nova linguagem, Comunicação e práticas escolares; 54-60Comunicação & Educação; No. 17 (2000): Discurso da propaganda, Telenovela: nova linguagem, Comunicação e práticas escolares; 54-60Comunicação & Educação; Núm. 17 (2000): Discurso da propaganda, Telenovela: nova linguagem, Comunicação e práticas escolares; 54-602316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36898/39620Motter, Maria Lourdesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-02T14:28:24Zoai:revistas.usp.br:article/36898Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:35:36.893704Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Telenovela e educação: um processo interativo |
title |
Telenovela e educação: um processo interativo |
spellingShingle |
Telenovela e educação: um processo interativo Motter, Maria Lourdes crítica telenovela escola jovem estereótipo preconceito criticism soap opera school young people stereotype bias |
title_short |
Telenovela e educação: um processo interativo |
title_full |
Telenovela e educação: um processo interativo |
title_fullStr |
Telenovela e educação: um processo interativo |
title_full_unstemmed |
Telenovela e educação: um processo interativo |
title_sort |
Telenovela e educação: um processo interativo |
author |
Motter, Maria Lourdes |
author_facet |
Motter, Maria Lourdes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Motter, Maria Lourdes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
crítica telenovela escola jovem estereótipo preconceito criticism soap opera school young people stereotype bias |
topic |
crítica telenovela escola jovem estereótipo preconceito criticism soap opera school young people stereotype bias |
description |
O artigo trata da integração da telenovela no espaço educativo. Faz a crítica aos preconceitos existentes em relação ao gênero e à falta de instrumentos e referenciais de análise, e aponta os aspectos positivos que esse tipo de ficção passou a apresentar a partir da década de 70. Destaca a necessidade de professores e pais atentarem para as questões colocadas por esse produto que afeta expressiva parcela da população brasileira, essencialmente os jovens, uma vez que mecanismos de repercussão o difundem para toda a sociedade. |
publishDate |
2000 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2000-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36898 10.11606/issn.2316-9125.v0i17p54-60 |
url |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36898 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-9125.v0i17p54-60 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36898/39620 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação & Educação; n. 17 (2000): Discurso da propaganda, Telenovela: nova linguagem, Comunicação e práticas escolares; 54-60 Comunicação & Educação; No. 17 (2000): Discurso da propaganda, Telenovela: nova linguagem, Comunicação e práticas escolares; 54-60 Comunicação & Educação; Núm. 17 (2000): Discurso da propaganda, Telenovela: nova linguagem, Comunicação e práticas escolares; 54-60 2316-9125 0104-6829 reponame:Comunicação & Educação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Comunicação & Educação (Online) |
collection |
Comunicação & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
comueduc@usp.br |
_version_ |
1797047088487333888 |