Publicar contos de fadas na Velha República: um compromisso com a nação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leão, Andréa Borges
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação & Educação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37654
Resumo: Este artigo tem como objetivo traçar o percurso que possibilita a passagem da história da edição a uma história da produção literária infantil brasileira. A preocupação com a definição do gênero relacionado às classes de idade foi, antes de tudo, tarefa dos livreiros-editores. Eram eles que classificavam e distribuíam os textos, organizando-os em coleções. Nessa perspectiva, o artigo analisa o circuito da produção, circulação e leitura dos livros da Biblioteca Infantil Quaresma.
id USP-71_c625be88cda54ff2841b4394b94bb7c7
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/37654
network_acronym_str USP-71
network_name_str Comunicação & Educação (Online)
repository_id_str
spelling Publicar contos de fadas na Velha República: um compromisso com a naçãoEste artigo tem como objetivo traçar o percurso que possibilita a passagem da história da edição a uma história da produção literária infantil brasileira. A preocupação com a definição do gênero relacionado às classes de idade foi, antes de tudo, tarefa dos livreiros-editores. Eram eles que classificavam e distribuíam os textos, organizando-os em coleções. Nessa perspectiva, o artigo analisa o circuito da produção, circulação e leitura dos livros da Biblioteca Infantil Quaresma.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2007-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/3765410.11606/issn.2316-9125.v12i3p15-22Comunicação & Educação; v. 12 n. 3 (2007): A África no cinema e nos currículos escolares; 15-22Comunicação & Educação; Vol. 12 No. 3 (2007): A África no cinema e nos currículos escolares; 15-22Comunicação & Educação; Vol. 12 Núm. 3 (2007): A África no cinema e nos currículos escolares; 15-222316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37654/40368Leão, Andréa Borgesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-02T14:35:39Zoai:revistas.usp.br:article/37654Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:35:57.815214Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Publicar contos de fadas na Velha República: um compromisso com a nação
title Publicar contos de fadas na Velha República: um compromisso com a nação
spellingShingle Publicar contos de fadas na Velha República: um compromisso com a nação
Leão, Andréa Borges
title_short Publicar contos de fadas na Velha República: um compromisso com a nação
title_full Publicar contos de fadas na Velha República: um compromisso com a nação
title_fullStr Publicar contos de fadas na Velha República: um compromisso com a nação
title_full_unstemmed Publicar contos de fadas na Velha República: um compromisso com a nação
title_sort Publicar contos de fadas na Velha República: um compromisso com a nação
author Leão, Andréa Borges
author_facet Leão, Andréa Borges
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leão, Andréa Borges
description Este artigo tem como objetivo traçar o percurso que possibilita a passagem da história da edição a uma história da produção literária infantil brasileira. A preocupação com a definição do gênero relacionado às classes de idade foi, antes de tudo, tarefa dos livreiros-editores. Eram eles que classificavam e distribuíam os textos, organizando-os em coleções. Nessa perspectiva, o artigo analisa o circuito da produção, circulação e leitura dos livros da Biblioteca Infantil Quaresma.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37654
10.11606/issn.2316-9125.v12i3p15-22
url https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37654
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-9125.v12i3p15-22
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37654/40368
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação & Educação; v. 12 n. 3 (2007): A África no cinema e nos currículos escolares; 15-22
Comunicação & Educação; Vol. 12 No. 3 (2007): A África no cinema e nos currículos escolares; 15-22
Comunicação & Educação; Vol. 12 Núm. 3 (2007): A África no cinema e nos currículos escolares; 15-22
2316-9125
0104-6829
reponame:Comunicação & Educação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Comunicação & Educação (Online)
collection Comunicação & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv comueduc@usp.br
_version_ 1797047090352750592