Produção de sentido: elo entre comunicação e educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Motter, Maria Lourdes
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação & Educação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36940
Resumo: A autora comenta o livro Comunicação & Educação - a linguagem em movimento, de Adílson Citelli, ressaltando como o autor faz o percurso das teorias de comunicação à análise da educação no contexto das novas tecnologias, destacando a necessidade de a escola desenvolver mecanismos que propiciem a inter-relação das linguagens utilizadas por cada um desses campos. Analisa como a obra dá a chave para que o leitor compreenda a conexão entre comunicação e educação através do jogo dialógico da construção de sentidos, permitido pela linguagem verbal, dando relevância às contribuições de Mikhail Bakhtin em relação, principalmente, à concepção de interação verbal, pois é ela, enquanto realidade fundamental da língua, que materializa o processo comunicativo e educativo.
id USP-71_c9dbc39261b719eca0e355f7e8a228ca
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/36940
network_acronym_str USP-71
network_name_str Comunicação & Educação (Online)
repository_id_str
spelling Produção de sentido: elo entre comunicação e educaçãocommunication and educationverbal interactiondialogizetheories of communicationschoolcomunicação e educaçãointeração verbaldialogismoteorias da comunicaçãoescolaA autora comenta o livro Comunicação & Educação - a linguagem em movimento, de Adílson Citelli, ressaltando como o autor faz o percurso das teorias de comunicação à análise da educação no contexto das novas tecnologias, destacando a necessidade de a escola desenvolver mecanismos que propiciem a inter-relação das linguagens utilizadas por cada um desses campos. Analisa como a obra dá a chave para que o leitor compreenda a conexão entre comunicação e educação através do jogo dialógico da construção de sentidos, permitido pela linguagem verbal, dando relevância às contribuições de Mikhail Bakhtin em relação, principalmente, à concepção de interação verbal, pois é ela, enquanto realidade fundamental da língua, que materializa o processo comunicativo e educativo. Abstract: The author comments on Adílson Citelli's book Comunicação & Educação - a linguagem em movimento (Communication & Education - language in movement), emphasizing how the author traces the communications theories all the way through the analysis of education in the context of the new technologies, stressing the need for the school to develop mechanisms that propitiate the interrelation of the languages used by each of these fields. An analysis is made of how this work is a key for the reader to understand the connection there is between communication and education through the dialogic game of building senses, allowed for by verbal language, giving relevance to Mikhail Bakhtin's contribution regarding, most especially, the verbal interaction conception since it is it that, while being the language's fundamental reality, materializes the communicative and educative process. Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2000-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/3694010.11606/issn.2316-9125.v0i19p82-90Comunicação & Educação; n. 19 (2000): 50 anos de televisão, Jornalismo, agenda pública e propaganda eleitoral, Comunicação na administração pública; 82-90Comunicação & Educação; No. 19 (2000): 50 anos de televisão, Jornalismo, agenda pública e propaganda eleitoral, Comunicação na administração pública; 82-90Comunicação & Educação; Núm. 19 (2000): 50 anos de televisão, Jornalismo, agenda pública e propaganda eleitoral, Comunicação na administração pública; 82-902316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36940/39662Motter, Maria Lourdesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-02T14:28:12Zoai:revistas.usp.br:article/36940Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:35:39.643122Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Produção de sentido: elo entre comunicação e educação
title Produção de sentido: elo entre comunicação e educação
spellingShingle Produção de sentido: elo entre comunicação e educação
Motter, Maria Lourdes
communication and education
verbal interaction
dialogize
theories of communication
school
comunicação e educação
interação verbal
dialogismo
teorias da comunicação
escola
title_short Produção de sentido: elo entre comunicação e educação
title_full Produção de sentido: elo entre comunicação e educação
title_fullStr Produção de sentido: elo entre comunicação e educação
title_full_unstemmed Produção de sentido: elo entre comunicação e educação
title_sort Produção de sentido: elo entre comunicação e educação
author Motter, Maria Lourdes
author_facet Motter, Maria Lourdes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Motter, Maria Lourdes
dc.subject.por.fl_str_mv communication and education
verbal interaction
dialogize
theories of communication
school
comunicação e educação
interação verbal
dialogismo
teorias da comunicação
escola
topic communication and education
verbal interaction
dialogize
theories of communication
school
comunicação e educação
interação verbal
dialogismo
teorias da comunicação
escola
description A autora comenta o livro Comunicação & Educação - a linguagem em movimento, de Adílson Citelli, ressaltando como o autor faz o percurso das teorias de comunicação à análise da educação no contexto das novas tecnologias, destacando a necessidade de a escola desenvolver mecanismos que propiciem a inter-relação das linguagens utilizadas por cada um desses campos. Analisa como a obra dá a chave para que o leitor compreenda a conexão entre comunicação e educação através do jogo dialógico da construção de sentidos, permitido pela linguagem verbal, dando relevância às contribuições de Mikhail Bakhtin em relação, principalmente, à concepção de interação verbal, pois é ela, enquanto realidade fundamental da língua, que materializa o processo comunicativo e educativo.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36940
10.11606/issn.2316-9125.v0i19p82-90
url https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36940
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-9125.v0i19p82-90
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36940/39662
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação & Educação; n. 19 (2000): 50 anos de televisão, Jornalismo, agenda pública e propaganda eleitoral, Comunicação na administração pública; 82-90
Comunicação & Educação; No. 19 (2000): 50 anos de televisão, Jornalismo, agenda pública e propaganda eleitoral, Comunicação na administração pública; 82-90
Comunicação & Educação; Núm. 19 (2000): 50 anos de televisão, Jornalismo, agenda pública e propaganda eleitoral, Comunicação na administração pública; 82-90
2316-9125
0104-6829
reponame:Comunicação & Educação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Comunicação & Educação (Online)
collection Comunicação & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv comueduc@usp.br
_version_ 1797047088894181376