Televisão e educação: a escola e o livro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baccega, Maria Aparecida
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação & Educação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37432
Resumo: O artigo trata das linguagens audiovisuais, principalmente da televisão, no espaço da escola. Faz uma rápida introdução sobre a chegada da TV no Brasil e sua presença no dia-a-dia da população. Chama atenção dos educadores para que enfrentem o desafio do conhecimento e do ensino através da incorporação da linguagem do audiovisual, pois o livro e a linguagem escrita não abarcam, na atualidade, a dinâmica de todas as formas de conhecimento que circulam na sociedade. A televisão pode ser incluida como fonte de educação, pois a escola precisa aprender a trabalhar as novas sensibilidades dos alunos. No entanto. a escrita e o livro sempre serão a chave da primeira alfabetização, pois sem o domínio da linguagem escrita não se lê adequadamente o mundo do não-verbal.
id USP-71_cf298015ef309911f1e4ba07cd3440d5
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/37432
network_acronym_str USP-71
network_name_str Comunicação & Educação (Online)
repository_id_str
spelling Televisão e educação: a escola e o livroTelevision and Education: lhe school and booktelevisãoaudiovisuallivrotelevisãoaudiovisualescritaescolaO artigo trata das linguagens audiovisuais, principalmente da televisão, no espaço da escola. Faz uma rápida introdução sobre a chegada da TV no Brasil e sua presença no dia-a-dia da população. Chama atenção dos educadores para que enfrentem o desafio do conhecimento e do ensino através da incorporação da linguagem do audiovisual, pois o livro e a linguagem escrita não abarcam, na atualidade, a dinâmica de todas as formas de conhecimento que circulam na sociedade. A televisão pode ser incluida como fonte de educação, pois a escola precisa aprender a trabalhar as novas sensibilidades dos alunos. No entanto. a escrita e o livro sempre serão a chave da primeira alfabetização, pois sem o domínio da linguagem escrita não se lê adequadamente o mundo do não-verbal. The article deals with the usage of audiovisual languages, most especially those seen on telwision, in Zhe schml. It makes a quick introduciion on the arrival of TV in Erazil and about its day-to-day presence among the population. It calls the educator's attention to confront the challenge of knowledge and of teaching by incorperating the audfovisual language, since h k s and the written language do not currently embrace the dynamiçs of aFl forms of knowledge that circulate in society. Television can be included as a source of education, since the school needs to leam how to work with the new çtudent sensibilities. Howwer, writing and books will always be the key for the first steps in literacy, since without dorninating the written language it is not possible to read non-verbal language adequateiy.  Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2002-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/3743210.11606/issn.2316-9125.v0i24p7-14Comunicação & Educação; n. 24 (2002): TV, criança e violência, Representação e imagem, Arte em São Paulo; 7-14Comunicação & Educação; No. 24 (2002): TV, criança e violência, Representação e imagem, Arte em São Paulo; 7-14Comunicação & Educação; Núm. 24 (2002): TV, criança e violência, Representação e imagem, Arte em São Paulo; 7-142316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37432/40146Baccega, Maria Aparecidainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-02T14:27:46Zoai:revistas.usp.br:article/37432Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:35:44.831074Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Televisão e educação: a escola e o livro
Television and Education: lhe school and book
title Televisão e educação: a escola e o livro
spellingShingle Televisão e educação: a escola e o livro
Baccega, Maria Aparecida
televisão
audiovisual
livro
televisão
audiovisual
escrita
escola
title_short Televisão e educação: a escola e o livro
title_full Televisão e educação: a escola e o livro
title_fullStr Televisão e educação: a escola e o livro
title_full_unstemmed Televisão e educação: a escola e o livro
title_sort Televisão e educação: a escola e o livro
author Baccega, Maria Aparecida
author_facet Baccega, Maria Aparecida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Baccega, Maria Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv televisão
audiovisual
livro
televisão
audiovisual
escrita
escola
topic televisão
audiovisual
livro
televisão
audiovisual
escrita
escola
description O artigo trata das linguagens audiovisuais, principalmente da televisão, no espaço da escola. Faz uma rápida introdução sobre a chegada da TV no Brasil e sua presença no dia-a-dia da população. Chama atenção dos educadores para que enfrentem o desafio do conhecimento e do ensino através da incorporação da linguagem do audiovisual, pois o livro e a linguagem escrita não abarcam, na atualidade, a dinâmica de todas as formas de conhecimento que circulam na sociedade. A televisão pode ser incluida como fonte de educação, pois a escola precisa aprender a trabalhar as novas sensibilidades dos alunos. No entanto. a escrita e o livro sempre serão a chave da primeira alfabetização, pois sem o domínio da linguagem escrita não se lê adequadamente o mundo do não-verbal.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37432
10.11606/issn.2316-9125.v0i24p7-14
url https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37432
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-9125.v0i24p7-14
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37432/40146
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação & Educação; n. 24 (2002): TV, criança e violência, Representação e imagem, Arte em São Paulo; 7-14
Comunicação & Educação; No. 24 (2002): TV, criança e violência, Representação e imagem, Arte em São Paulo; 7-14
Comunicação & Educação; Núm. 24 (2002): TV, criança e violência, Representação e imagem, Arte em São Paulo; 7-14
2316-9125
0104-6829
reponame:Comunicação & Educação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Comunicação & Educação (Online)
collection Comunicação & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv comueduc@usp.br
_version_ 1797047089392254976