Televisão e educação: a escola e o livro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37432 |
Resumo: | O artigo trata das linguagens audiovisuais, principalmente da televisão, no espaço da escola. Faz uma rápida introdução sobre a chegada da TV no Brasil e sua presença no dia-a-dia da população. Chama atenção dos educadores para que enfrentem o desafio do conhecimento e do ensino através da incorporação da linguagem do audiovisual, pois o livro e a linguagem escrita não abarcam, na atualidade, a dinâmica de todas as formas de conhecimento que circulam na sociedade. A televisão pode ser incluida como fonte de educação, pois a escola precisa aprender a trabalhar as novas sensibilidades dos alunos. No entanto. a escrita e o livro sempre serão a chave da primeira alfabetização, pois sem o domínio da linguagem escrita não se lê adequadamente o mundo do não-verbal. |
id |
USP-71_cf298015ef309911f1e4ba07cd3440d5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/37432 |
network_acronym_str |
USP-71 |
network_name_str |
Comunicação & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Televisão e educação: a escola e o livroTelevision and Education: lhe school and booktelevisãoaudiovisuallivrotelevisãoaudiovisualescritaescolaO artigo trata das linguagens audiovisuais, principalmente da televisão, no espaço da escola. Faz uma rápida introdução sobre a chegada da TV no Brasil e sua presença no dia-a-dia da população. Chama atenção dos educadores para que enfrentem o desafio do conhecimento e do ensino através da incorporação da linguagem do audiovisual, pois o livro e a linguagem escrita não abarcam, na atualidade, a dinâmica de todas as formas de conhecimento que circulam na sociedade. A televisão pode ser incluida como fonte de educação, pois a escola precisa aprender a trabalhar as novas sensibilidades dos alunos. No entanto. a escrita e o livro sempre serão a chave da primeira alfabetização, pois sem o domínio da linguagem escrita não se lê adequadamente o mundo do não-verbal. The article deals with the usage of audiovisual languages, most especially those seen on telwision, in Zhe schml. It makes a quick introduciion on the arrival of TV in Erazil and about its day-to-day presence among the population. It calls the educator's attention to confront the challenge of knowledge and of teaching by incorperating the audfovisual language, since h k s and the written language do not currently embrace the dynamiçs of aFl forms of knowledge that circulate in society. Television can be included as a source of education, since the school needs to leam how to work with the new çtudent sensibilities. Howwer, writing and books will always be the key for the first steps in literacy, since without dorninating the written language it is not possible to read non-verbal language adequateiy. Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2002-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/3743210.11606/issn.2316-9125.v0i24p7-14Comunicação & Educação; n. 24 (2002): TV, criança e violência, Representação e imagem, Arte em São Paulo; 7-14Comunicação & Educação; No. 24 (2002): TV, criança e violência, Representação e imagem, Arte em São Paulo; 7-14Comunicação & Educação; Núm. 24 (2002): TV, criança e violência, Representação e imagem, Arte em São Paulo; 7-142316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37432/40146Baccega, Maria Aparecidainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-02T14:27:46Zoai:revistas.usp.br:article/37432Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:35:44.831074Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Televisão e educação: a escola e o livro Television and Education: lhe school and book |
title |
Televisão e educação: a escola e o livro |
spellingShingle |
Televisão e educação: a escola e o livro Baccega, Maria Aparecida televisão audiovisual livro televisão audiovisual escrita escola |
title_short |
Televisão e educação: a escola e o livro |
title_full |
Televisão e educação: a escola e o livro |
title_fullStr |
Televisão e educação: a escola e o livro |
title_full_unstemmed |
Televisão e educação: a escola e o livro |
title_sort |
Televisão e educação: a escola e o livro |
author |
Baccega, Maria Aparecida |
author_facet |
Baccega, Maria Aparecida |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Baccega, Maria Aparecida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
televisão audiovisual livro televisão audiovisual escrita escola |
topic |
televisão audiovisual livro televisão audiovisual escrita escola |
description |
O artigo trata das linguagens audiovisuais, principalmente da televisão, no espaço da escola. Faz uma rápida introdução sobre a chegada da TV no Brasil e sua presença no dia-a-dia da população. Chama atenção dos educadores para que enfrentem o desafio do conhecimento e do ensino através da incorporação da linguagem do audiovisual, pois o livro e a linguagem escrita não abarcam, na atualidade, a dinâmica de todas as formas de conhecimento que circulam na sociedade. A televisão pode ser incluida como fonte de educação, pois a escola precisa aprender a trabalhar as novas sensibilidades dos alunos. No entanto. a escrita e o livro sempre serão a chave da primeira alfabetização, pois sem o domínio da linguagem escrita não se lê adequadamente o mundo do não-verbal. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002-08-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37432 10.11606/issn.2316-9125.v0i24p7-14 |
url |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37432 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-9125.v0i24p7-14 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37432/40146 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação & Educação; n. 24 (2002): TV, criança e violência, Representação e imagem, Arte em São Paulo; 7-14 Comunicação & Educação; No. 24 (2002): TV, criança e violência, Representação e imagem, Arte em São Paulo; 7-14 Comunicação & Educação; Núm. 24 (2002): TV, criança e violência, Representação e imagem, Arte em São Paulo; 7-14 2316-9125 0104-6829 reponame:Comunicação & Educação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Comunicação & Educação (Online) |
collection |
Comunicação & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
comueduc@usp.br |
_version_ |
1797047089392254976 |