Technologies, acceleration and education: approximations between the notions of social acceleration of time, modern school socialization and slow culture:
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/183848 |
Resumo: | Classes ansiosas, estresse docente, valorização da multifuncionalidade, superocupação docente (professores 24/7), reverência ao desempenho e à competição, louvor ao ensino multidispositivos e móvel always on, glorificação da conectividade, apreço ao aluno empreendedor de si, enaltecimento da gestão eficaz e exaltação do estudo multitelas são algumas das reverberações da adesão às tecnologias na zona de interface entre educação e comunicação. Considerando a hipótese de que as tecnologias podem ser aceleradoras da educação, este artigo busca tecer uma articulação entre as noções de aceleração social do tempo e moderna socialização escolar, procurando compreender se a cultura slow pode oferecer elementos para a reflexão crítica sobre as tensões temporais causadas pela adesão às tecnologias na educação. |
id |
USP-71_d23ebcb4d21d716a4eb90ef650e61227 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/183848 |
network_acronym_str |
USP-71 |
network_name_str |
Comunicação & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Technologies, acceleration and education: approximations between the notions of social acceleration of time, modern school socialization and slow culture: Tecnologias, aceleração e educação: aproximações entre as noções de aceleração social do tempo, moderna socialização escolar e cultura slow: Tecnologias, aceleração e educação: aproximações entre as noções de aceleração social do tempo, moderna socialização escolar e cultura slow: EducaçãoTecnologiasVelocidadeAceleraçãoCiberculturaEducationTechnologiesSpeedAccelerationCybercultureEducaçãoTecnologiasVelocidadeAceleraçãoCiberculturaClasses ansiosas, estresse docente, valorização da multifuncionalidade, superocupação docente (professores 24/7), reverência ao desempenho e à competição, louvor ao ensino multidispositivos e móvel always on, glorificação da conectividade, apreço ao aluno empreendedor de si, enaltecimento da gestão eficaz e exaltação do estudo multitelas são algumas das reverberações da adesão às tecnologias na zona de interface entre educação e comunicação. Considerando a hipótese de que as tecnologias podem ser aceleradoras da educação, este artigo busca tecer uma articulação entre as noções de aceleração social do tempo e moderna socialização escolar, procurando compreender se a cultura slow pode oferecer elementos para a reflexão crítica sobre as tensões temporais causadas pela adesão às tecnologias na educação.Classes ansiosas, estresse docente, valorização da multifuncionalidade, superocupação docente (professores 24/7), reverência ao desempenho e à competição, louvor ao ensino multidispositivos e móvel always on, glorificação da conectividade, apreço ao aluno empreendedor de si, enaltecimento da gestão eficaz e exaltação do estudo multitelas são algumas das reverberações da adesão às tecnologias na zona de interface entre educação e comunicação. Considerando a hipótese de que as tecnologias podem ser aceleradoras da educação, este artigo busca tecer uma articulação entre as noções de aceleração social do tempo e moderna socialização escolar, procurando compreender se a cultura slow pode oferecer elementos para a reflexão crítica sobre as tensões temporais causadas pela adesão às tecnologias na educação.Anxious classes, teacher stress, valuing of multifunctionality, teacher over-occupation (“24/7 teachers”), reverence for performance and competition, praise for multi-device and always-on mobile teaching, glorification of connectivity, appreciation for the “self-enterprising” student, praise for the effective management, and exaltation of the multi-screen study are some of the reverberations of the adherence to technologies in the interface between Education and Communication. Considering the hypothesis that technologies can accelerate education, this article seeks to articulate the notions of social acceleration of time and modern school socialization, seeking to understand whether slow culture can offer elements for critical reflection on the temporal tensions caused by the adhesion to technologies in education.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2022-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/18384810.11606/issn.2316-9125.v27i1p45-60Comunicação & Educação; v. 27 n. 1 (2022): Para além das experiências educomunicativas: transmetodologia, censura, jornalismo infantojuvenil, tecnologias e cinema; 45-60Comunicação & Educação; Vol. 27 No. 1 (2022): Para além das experiências educomunicativas: transmetodologia, censura, jornalismo infantojuvenil, tecnologias e cinema; 45-60Comunicação & Educação; Vol. 27 Núm. 1 (2022): Para além das experiências educomunicativas: transmetodologia, censura, jornalismo infantojuvenil, tecnologias e cinema; 45-602316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/183848/184042https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/183848/185394Copyright (c) 2022 Michelle Prazereshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPrazeres, Michelle2022-07-19T19:20:21Zoai:revistas.usp.br:article/183848Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:36:33.076233Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Technologies, acceleration and education: approximations between the notions of social acceleration of time, modern school socialization and slow culture: Tecnologias, aceleração e educação: aproximações entre as noções de aceleração social do tempo, moderna socialização escolar e cultura slow: Tecnologias, aceleração e educação: aproximações entre as noções de aceleração social do tempo, moderna socialização escolar e cultura slow: |
title |
Technologies, acceleration and education: approximations between the notions of social acceleration of time, modern school socialization and slow culture: |
spellingShingle |
Technologies, acceleration and education: approximations between the notions of social acceleration of time, modern school socialization and slow culture: Prazeres, Michelle Educação Tecnologias Velocidade Aceleração Cibercultura Education Technologies Speed Acceleration Cyberculture Educação Tecnologias Velocidade Aceleração Cibercultura |
title_short |
Technologies, acceleration and education: approximations between the notions of social acceleration of time, modern school socialization and slow culture: |
title_full |
Technologies, acceleration and education: approximations between the notions of social acceleration of time, modern school socialization and slow culture: |
title_fullStr |
Technologies, acceleration and education: approximations between the notions of social acceleration of time, modern school socialization and slow culture: |
title_full_unstemmed |
Technologies, acceleration and education: approximations between the notions of social acceleration of time, modern school socialization and slow culture: |
title_sort |
Technologies, acceleration and education: approximations between the notions of social acceleration of time, modern school socialization and slow culture: |
author |
Prazeres, Michelle |
author_facet |
Prazeres, Michelle |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Prazeres, Michelle |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Tecnologias Velocidade Aceleração Cibercultura Education Technologies Speed Acceleration Cyberculture Educação Tecnologias Velocidade Aceleração Cibercultura |
topic |
Educação Tecnologias Velocidade Aceleração Cibercultura Education Technologies Speed Acceleration Cyberculture Educação Tecnologias Velocidade Aceleração Cibercultura |
description |
Classes ansiosas, estresse docente, valorização da multifuncionalidade, superocupação docente (professores 24/7), reverência ao desempenho e à competição, louvor ao ensino multidispositivos e móvel always on, glorificação da conectividade, apreço ao aluno empreendedor de si, enaltecimento da gestão eficaz e exaltação do estudo multitelas são algumas das reverberações da adesão às tecnologias na zona de interface entre educação e comunicação. Considerando a hipótese de que as tecnologias podem ser aceleradoras da educação, este artigo busca tecer uma articulação entre as noções de aceleração social do tempo e moderna socialização escolar, procurando compreender se a cultura slow pode oferecer elementos para a reflexão crítica sobre as tensões temporais causadas pela adesão às tecnologias na educação. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/183848 10.11606/issn.2316-9125.v27i1p45-60 |
url |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/183848 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-9125.v27i1p45-60 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/183848/184042 https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/183848/185394 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Michelle Prazeres https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Michelle Prazeres https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação & Educação; v. 27 n. 1 (2022): Para além das experiências educomunicativas: transmetodologia, censura, jornalismo infantojuvenil, tecnologias e cinema; 45-60 Comunicação & Educação; Vol. 27 No. 1 (2022): Para além das experiências educomunicativas: transmetodologia, censura, jornalismo infantojuvenil, tecnologias e cinema; 45-60 Comunicação & Educação; Vol. 27 Núm. 1 (2022): Para além das experiências educomunicativas: transmetodologia, censura, jornalismo infantojuvenil, tecnologias e cinema; 45-60 2316-9125 0104-6829 reponame:Comunicação & Educação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Comunicação & Educação (Online) |
collection |
Comunicação & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
comueduc@usp.br |
_version_ |
1797047092741406720 |