Inside walls or beyond them: the adventure of knowledge!

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fígaro, Roseli
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação & Educação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/43347
Resumo: Nas escolas, desconsideram-se tanto o poder da língua como sua forma de conteúdo e de expressão das relações sociais. Fato muito bem exemplificado pelo filme francês Entre os muros da escola, baseado no livro homônimo de FrançoisBégaudeau. Não compreender o papel da língua leva a definir a comunicação como transmissão de informação, desqualificando o processo de interação entre sujeitos naconstrução de sentidos. Tema que também pode ser depreendido na análise do filme do inglês Danny Boyle, Quem quer ser um milionário? O protagonista do filme, o jovem Jamal, torna-se um ganhador porque passa a associar as palavras-chave apresentadas como respostas do jogo domilhão a fatos de sua experiência pessoal. As palavras não têm significado pelo que representam no jogo, mas porque remetem a sua vida. Ambos os filmes são excelentesexemplos para o estudo da recepção da comunicação e podem ser fontes de conhecimento a professores e alunos emsala de aula.
id USP-71_d3c91a6103b6d179b6d4370ee691ce44
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/43347
network_acronym_str USP-71
network_name_str Comunicação & Educação (Online)
repository_id_str
spelling Inside walls or beyond them: the adventure of knowledge!Intramuros e extramuros: a aventura do conhecimento!línguarecepçãocomunicaçãoQuem quer ser um milionário?Entre os muros da escola.languagereceptioncommunicationSlumdog MillionaireEntre les Murs.Nas escolas, desconsideram-se tanto o poder da língua como sua forma de conteúdo e de expressão das relações sociais. Fato muito bem exemplificado pelo filme francês Entre os muros da escola, baseado no livro homônimo de FrançoisBégaudeau. Não compreender o papel da língua leva a definir a comunicação como transmissão de informação, desqualificando o processo de interação entre sujeitos naconstrução de sentidos. Tema que também pode ser depreendido na análise do filme do inglês Danny Boyle, Quem quer ser um milionário? O protagonista do filme, o jovem Jamal, torna-se um ganhador porque passa a associar as palavras-chave apresentadas como respostas do jogo domilhão a fatos de sua experiência pessoal. As palavras não têm significado pelo que representam no jogo, mas porque remetem a sua vida. Ambos os filmes são excelentesexemplos para o estudo da recepção da comunicação e podem ser fontes de conhecimento a professores e alunos emsala de aula. The power of the language, the fact that it is the body of content and the way of expression of social relations are usually disregarded in school. These issues are well exemplified in the French motion picture Entre les Murs (TheClass), by François Bégaudeau. The nonunderstandingof the role of language leads to the definition of communication as information transmission, disqualifying theprocess of interaction among subjects in the sense construction. This issue can also be gathered in the analysis of the Britishmotion picture directed by Danny Boyle, Slumdog Millionaire. The protagonist, the young man Jamal, becomes the winner ofa million quiz show because he understands the keywords that are introduced to him as anwers to the questions as clues to remind him facts of his personal experience. The words do not have significance because they are introduced as the quiz answers, but because they remind him of his own life. Both pictures are excellent examples for the study of the communication reception and they can be knowledge sourcesfor teachers and students in classroom. Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2009-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/4334710.11606/issn.2316-9125.v14i2p7-14Comunicação & Educação; v. 14 n. 2 (2009): Conflitos internacionais: o jornalismo de Kapuscinski; 7-14Comunicação & Educação; Vol. 14 No. 2 (2009): Conflitos internacionais: o jornalismo de Kapuscinski; 7-14Comunicação & Educação; Vol. 14 Núm. 2 (2009): Conflitos internacionais: o jornalismo de Kapuscinski; 7-142316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/43347/46969Fígaro, Roseliinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-07-07T20:40:10Zoai:revistas.usp.br:article/43347Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:36:02.190418Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Inside walls or beyond them: the adventure of knowledge!
Intramuros e extramuros: a aventura do conhecimento!
title Inside walls or beyond them: the adventure of knowledge!
spellingShingle Inside walls or beyond them: the adventure of knowledge!
Fígaro, Roseli
língua
recepção
comunicação
Quem quer ser um milionário?
Entre os muros da escola.
language
reception
communication
Slumdog Millionaire
Entre les Murs.
title_short Inside walls or beyond them: the adventure of knowledge!
title_full Inside walls or beyond them: the adventure of knowledge!
title_fullStr Inside walls or beyond them: the adventure of knowledge!
title_full_unstemmed Inside walls or beyond them: the adventure of knowledge!
title_sort Inside walls or beyond them: the adventure of knowledge!
author Fígaro, Roseli
author_facet Fígaro, Roseli
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fígaro, Roseli
dc.subject.por.fl_str_mv língua
recepção
comunicação
Quem quer ser um milionário?
Entre os muros da escola.
language
reception
communication
Slumdog Millionaire
Entre les Murs.
topic língua
recepção
comunicação
Quem quer ser um milionário?
Entre os muros da escola.
language
reception
communication
Slumdog Millionaire
Entre les Murs.
description Nas escolas, desconsideram-se tanto o poder da língua como sua forma de conteúdo e de expressão das relações sociais. Fato muito bem exemplificado pelo filme francês Entre os muros da escola, baseado no livro homônimo de FrançoisBégaudeau. Não compreender o papel da língua leva a definir a comunicação como transmissão de informação, desqualificando o processo de interação entre sujeitos naconstrução de sentidos. Tema que também pode ser depreendido na análise do filme do inglês Danny Boyle, Quem quer ser um milionário? O protagonista do filme, o jovem Jamal, torna-se um ganhador porque passa a associar as palavras-chave apresentadas como respostas do jogo domilhão a fatos de sua experiência pessoal. As palavras não têm significado pelo que representam no jogo, mas porque remetem a sua vida. Ambos os filmes são excelentesexemplos para o estudo da recepção da comunicação e podem ser fontes de conhecimento a professores e alunos emsala de aula.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/43347
10.11606/issn.2316-9125.v14i2p7-14
url https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/43347
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-9125.v14i2p7-14
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/43347/46969
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação & Educação; v. 14 n. 2 (2009): Conflitos internacionais: o jornalismo de Kapuscinski; 7-14
Comunicação & Educação; Vol. 14 No. 2 (2009): Conflitos internacionais: o jornalismo de Kapuscinski; 7-14
Comunicação & Educação; Vol. 14 Núm. 2 (2009): Conflitos internacionais: o jornalismo de Kapuscinski; 7-14
2316-9125
0104-6829
reponame:Comunicação & Educação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Comunicação & Educação (Online)
collection Comunicação & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv comueduc@usp.br
_version_ 1797047090736529409