Inside walls or beyond them: the adventure of knowledge!
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/43347 |
Resumo: | Nas escolas, desconsideram-se tanto o poder da língua como sua forma de conteúdo e de expressão das relações sociais. Fato muito bem exemplificado pelo filme francês Entre os muros da escola, baseado no livro homônimo de FrançoisBégaudeau. Não compreender o papel da língua leva a definir a comunicação como transmissão de informação, desqualificando o processo de interação entre sujeitos naconstrução de sentidos. Tema que também pode ser depreendido na análise do filme do inglês Danny Boyle, Quem quer ser um milionário? O protagonista do filme, o jovem Jamal, torna-se um ganhador porque passa a associar as palavras-chave apresentadas como respostas do jogo domilhão a fatos de sua experiência pessoal. As palavras não têm significado pelo que representam no jogo, mas porque remetem a sua vida. Ambos os filmes são excelentesexemplos para o estudo da recepção da comunicação e podem ser fontes de conhecimento a professores e alunos emsala de aula. |
id |
USP-71_d3c91a6103b6d179b6d4370ee691ce44 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/43347 |
network_acronym_str |
USP-71 |
network_name_str |
Comunicação & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Inside walls or beyond them: the adventure of knowledge!Intramuros e extramuros: a aventura do conhecimento!línguarecepçãocomunicaçãoQuem quer ser um milionário?Entre os muros da escola.languagereceptioncommunicationSlumdog MillionaireEntre les Murs.Nas escolas, desconsideram-se tanto o poder da língua como sua forma de conteúdo e de expressão das relações sociais. Fato muito bem exemplificado pelo filme francês Entre os muros da escola, baseado no livro homônimo de FrançoisBégaudeau. Não compreender o papel da língua leva a definir a comunicação como transmissão de informação, desqualificando o processo de interação entre sujeitos naconstrução de sentidos. Tema que também pode ser depreendido na análise do filme do inglês Danny Boyle, Quem quer ser um milionário? O protagonista do filme, o jovem Jamal, torna-se um ganhador porque passa a associar as palavras-chave apresentadas como respostas do jogo domilhão a fatos de sua experiência pessoal. As palavras não têm significado pelo que representam no jogo, mas porque remetem a sua vida. Ambos os filmes são excelentesexemplos para o estudo da recepção da comunicação e podem ser fontes de conhecimento a professores e alunos emsala de aula. The power of the language, the fact that it is the body of content and the way of expression of social relations are usually disregarded in school. These issues are well exemplified in the French motion picture Entre les Murs (TheClass), by François Bégaudeau. The nonunderstandingof the role of language leads to the definition of communication as information transmission, disqualifying theprocess of interaction among subjects in the sense construction. This issue can also be gathered in the analysis of the Britishmotion picture directed by Danny Boyle, Slumdog Millionaire. The protagonist, the young man Jamal, becomes the winner ofa million quiz show because he understands the keywords that are introduced to him as anwers to the questions as clues to remind him facts of his personal experience. The words do not have significance because they are introduced as the quiz answers, but because they remind him of his own life. Both pictures are excellent examples for the study of the communication reception and they can be knowledge sourcesfor teachers and students in classroom. Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2009-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/4334710.11606/issn.2316-9125.v14i2p7-14Comunicação & Educação; v. 14 n. 2 (2009): Conflitos internacionais: o jornalismo de Kapuscinski; 7-14Comunicação & Educação; Vol. 14 No. 2 (2009): Conflitos internacionais: o jornalismo de Kapuscinski; 7-14Comunicação & Educação; Vol. 14 Núm. 2 (2009): Conflitos internacionais: o jornalismo de Kapuscinski; 7-142316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/43347/46969Fígaro, Roseliinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-07-07T20:40:10Zoai:revistas.usp.br:article/43347Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:36:02.190418Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inside walls or beyond them: the adventure of knowledge! Intramuros e extramuros: a aventura do conhecimento! |
title |
Inside walls or beyond them: the adventure of knowledge! |
spellingShingle |
Inside walls or beyond them: the adventure of knowledge! Fígaro, Roseli língua recepção comunicação Quem quer ser um milionário? Entre os muros da escola. language reception communication Slumdog Millionaire Entre les Murs. |
title_short |
Inside walls or beyond them: the adventure of knowledge! |
title_full |
Inside walls or beyond them: the adventure of knowledge! |
title_fullStr |
Inside walls or beyond them: the adventure of knowledge! |
title_full_unstemmed |
Inside walls or beyond them: the adventure of knowledge! |
title_sort |
Inside walls or beyond them: the adventure of knowledge! |
author |
Fígaro, Roseli |
author_facet |
Fígaro, Roseli |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fígaro, Roseli |
dc.subject.por.fl_str_mv |
língua recepção comunicação Quem quer ser um milionário? Entre os muros da escola. language reception communication Slumdog Millionaire Entre les Murs. |
topic |
língua recepção comunicação Quem quer ser um milionário? Entre os muros da escola. language reception communication Slumdog Millionaire Entre les Murs. |
description |
Nas escolas, desconsideram-se tanto o poder da língua como sua forma de conteúdo e de expressão das relações sociais. Fato muito bem exemplificado pelo filme francês Entre os muros da escola, baseado no livro homônimo de FrançoisBégaudeau. Não compreender o papel da língua leva a definir a comunicação como transmissão de informação, desqualificando o processo de interação entre sujeitos naconstrução de sentidos. Tema que também pode ser depreendido na análise do filme do inglês Danny Boyle, Quem quer ser um milionário? O protagonista do filme, o jovem Jamal, torna-se um ganhador porque passa a associar as palavras-chave apresentadas como respostas do jogo domilhão a fatos de sua experiência pessoal. As palavras não têm significado pelo que representam no jogo, mas porque remetem a sua vida. Ambos os filmes são excelentesexemplos para o estudo da recepção da comunicação e podem ser fontes de conhecimento a professores e alunos emsala de aula. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-08-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/43347 10.11606/issn.2316-9125.v14i2p7-14 |
url |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/43347 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-9125.v14i2p7-14 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/43347/46969 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação & Educação; v. 14 n. 2 (2009): Conflitos internacionais: o jornalismo de Kapuscinski; 7-14 Comunicação & Educação; Vol. 14 No. 2 (2009): Conflitos internacionais: o jornalismo de Kapuscinski; 7-14 Comunicação & Educação; Vol. 14 Núm. 2 (2009): Conflitos internacionais: o jornalismo de Kapuscinski; 7-14 2316-9125 0104-6829 reponame:Comunicação & Educação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Comunicação & Educação (Online) |
collection |
Comunicação & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
comueduc@usp.br |
_version_ |
1797047090736529409 |