Educomunicação: referências para uma construção metodológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Citelli, Adilson Odair
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Soares, Ismar de Oliveira, Lopes, Maria Immacolata Vassallo de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Comunicação & Educação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/165330
Resumo: This article aims to elaborate a reflection on the theoretical and methodological challenges imposed to educommunication. Despite practices in this area of study being already well-established in numerous experiences carried out in classrooms, non-governmental organizations, research group initiatives, scholarly publications, and books, educommunication requires careful attention into thinking its own foundations. In this regard, the authors indicate ways that may contribute to advance this task.
id USP-71_d747eb2eb41777ddbfaf2a7374452444
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/165330
network_acronym_str USP-71
network_name_str Comunicação & Educação (Online)
repository_id_str
spelling Educomunicação: referências para uma construção metodológicaEducommunication: references for methodological constructioneducomunicaçãometodologiateoriasociotécnicasculturaeducommunicationmethodologytheorysocio-technicscultureThis article aims to elaborate a reflection on the theoretical and methodological challenges imposed to educommunication. Despite practices in this area of study being already well-established in numerous experiences carried out in classrooms, non-governmental organizations, research group initiatives, scholarly publications, and books, educommunication requires careful attention into thinking its own foundations. In this regard, the authors indicate ways that may contribute to advance this task.Este artigo procura elaborar uma reflexão acerca de desafios teóricos e metodológicos impostos à educomunicação. Enquanto área cujas práticas já estão consagradas nas inúmeras experiências levadas a termo em salas de aula, organizações não governamentais, iniciativas de grupos de pesquisa, publicações acadêmicas e livros, a educomunicação requer atenção mais detida no sentido de pensar seus próprios fundamentos. Nesse sentido, os autores indicam caminhos que podem contribuir para levar adiante essa tarefa.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2019-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/16533010.11606/issn.2316-9125.v24i2p12-25Comunicação & Educação; v. 24 n. 2 (2019): Edição especial 25 anos - Homenagem à professora Maria Aparecida Baccega; 12-25Comunicação & Educação; Vol. 24 No. 2 (2019): Edição especial 25 anos - Homenagem à professora Maria Aparecida Baccega; 12-25Comunicação & Educação; Vol. 24 Núm. 2 (2019): Edição especial 25 anos - Homenagem à professora Maria Aparecida Baccega; 12-252316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/165330/159511https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/165330/159512Copyright (c) 2019 Comunicação & Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCitelli, Adilson OdairSoares, Ismar de OliveiraLopes, Maria Immacolata Vassallo de2020-02-28T23:47:09Zoai:revistas.usp.br:article/165330Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:36:30.195032Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educomunicação: referências para uma construção metodológica
Educommunication: references for methodological construction
title Educomunicação: referências para uma construção metodológica
spellingShingle Educomunicação: referências para uma construção metodológica
Citelli, Adilson Odair
educomunicação
metodologia
teoria
sociotécnicas
cultura
educommunication
methodology
theory
socio-technics
culture
title_short Educomunicação: referências para uma construção metodológica
title_full Educomunicação: referências para uma construção metodológica
title_fullStr Educomunicação: referências para uma construção metodológica
title_full_unstemmed Educomunicação: referências para uma construção metodológica
title_sort Educomunicação: referências para uma construção metodológica
author Citelli, Adilson Odair
author_facet Citelli, Adilson Odair
Soares, Ismar de Oliveira
Lopes, Maria Immacolata Vassallo de
author_role author
author2 Soares, Ismar de Oliveira
Lopes, Maria Immacolata Vassallo de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Citelli, Adilson Odair
Soares, Ismar de Oliveira
Lopes, Maria Immacolata Vassallo de
dc.subject.por.fl_str_mv educomunicação
metodologia
teoria
sociotécnicas
cultura
educommunication
methodology
theory
socio-technics
culture
topic educomunicação
metodologia
teoria
sociotécnicas
cultura
educommunication
methodology
theory
socio-technics
culture
description This article aims to elaborate a reflection on the theoretical and methodological challenges imposed to educommunication. Despite practices in this area of study being already well-established in numerous experiences carried out in classrooms, non-governmental organizations, research group initiatives, scholarly publications, and books, educommunication requires careful attention into thinking its own foundations. In this regard, the authors indicate ways that may contribute to advance this task.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/165330
10.11606/issn.2316-9125.v24i2p12-25
url https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/165330
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-9125.v24i2p12-25
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/165330/159511
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/165330/159512
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Comunicação & Educação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Comunicação & Educação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação & Educação; v. 24 n. 2 (2019): Edição especial 25 anos - Homenagem à professora Maria Aparecida Baccega; 12-25
Comunicação & Educação; Vol. 24 No. 2 (2019): Edição especial 25 anos - Homenagem à professora Maria Aparecida Baccega; 12-25
Comunicação & Educação; Vol. 24 Núm. 2 (2019): Edição especial 25 anos - Homenagem à professora Maria Aparecida Baccega; 12-25
2316-9125
0104-6829
reponame:Comunicação & Educação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Comunicação & Educação (Online)
collection Comunicação & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv comueduc@usp.br
_version_ 1797047092645986304