Educomunicação: referências para uma construção metodológica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Comunicação & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/165330 |
Resumo: | This article aims to elaborate a reflection on the theoretical and methodological challenges imposed to educommunication. Despite practices in this area of study being already well-established in numerous experiences carried out in classrooms, non-governmental organizations, research group initiatives, scholarly publications, and books, educommunication requires careful attention into thinking its own foundations. In this regard, the authors indicate ways that may contribute to advance this task. |
id |
USP-71_d747eb2eb41777ddbfaf2a7374452444 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/165330 |
network_acronym_str |
USP-71 |
network_name_str |
Comunicação & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educomunicação: referências para uma construção metodológicaEducommunication: references for methodological constructioneducomunicaçãometodologiateoriasociotécnicasculturaeducommunicationmethodologytheorysocio-technicscultureThis article aims to elaborate a reflection on the theoretical and methodological challenges imposed to educommunication. Despite practices in this area of study being already well-established in numerous experiences carried out in classrooms, non-governmental organizations, research group initiatives, scholarly publications, and books, educommunication requires careful attention into thinking its own foundations. In this regard, the authors indicate ways that may contribute to advance this task.Este artigo procura elaborar uma reflexão acerca de desafios teóricos e metodológicos impostos à educomunicação. Enquanto área cujas práticas já estão consagradas nas inúmeras experiências levadas a termo em salas de aula, organizações não governamentais, iniciativas de grupos de pesquisa, publicações acadêmicas e livros, a educomunicação requer atenção mais detida no sentido de pensar seus próprios fundamentos. Nesse sentido, os autores indicam caminhos que podem contribuir para levar adiante essa tarefa.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2019-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/16533010.11606/issn.2316-9125.v24i2p12-25Comunicação & Educação; v. 24 n. 2 (2019): Edição especial 25 anos - Homenagem à professora Maria Aparecida Baccega; 12-25Comunicação & Educação; Vol. 24 No. 2 (2019): Edição especial 25 anos - Homenagem à professora Maria Aparecida Baccega; 12-25Comunicação & Educação; Vol. 24 Núm. 2 (2019): Edição especial 25 anos - Homenagem à professora Maria Aparecida Baccega; 12-252316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/165330/159511https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/165330/159512Copyright (c) 2019 Comunicação & Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCitelli, Adilson OdairSoares, Ismar de OliveiraLopes, Maria Immacolata Vassallo de2020-02-28T23:47:09Zoai:revistas.usp.br:article/165330Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:36:30.195032Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educomunicação: referências para uma construção metodológica Educommunication: references for methodological construction |
title |
Educomunicação: referências para uma construção metodológica |
spellingShingle |
Educomunicação: referências para uma construção metodológica Citelli, Adilson Odair educomunicação metodologia teoria sociotécnicas cultura educommunication methodology theory socio-technics culture |
title_short |
Educomunicação: referências para uma construção metodológica |
title_full |
Educomunicação: referências para uma construção metodológica |
title_fullStr |
Educomunicação: referências para uma construção metodológica |
title_full_unstemmed |
Educomunicação: referências para uma construção metodológica |
title_sort |
Educomunicação: referências para uma construção metodológica |
author |
Citelli, Adilson Odair |
author_facet |
Citelli, Adilson Odair Soares, Ismar de Oliveira Lopes, Maria Immacolata Vassallo de |
author_role |
author |
author2 |
Soares, Ismar de Oliveira Lopes, Maria Immacolata Vassallo de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Citelli, Adilson Odair Soares, Ismar de Oliveira Lopes, Maria Immacolata Vassallo de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educomunicação metodologia teoria sociotécnicas cultura educommunication methodology theory socio-technics culture |
topic |
educomunicação metodologia teoria sociotécnicas cultura educommunication methodology theory socio-technics culture |
description |
This article aims to elaborate a reflection on the theoretical and methodological challenges imposed to educommunication. Despite practices in this area of study being already well-established in numerous experiences carried out in classrooms, non-governmental organizations, research group initiatives, scholarly publications, and books, educommunication requires careful attention into thinking its own foundations. In this regard, the authors indicate ways that may contribute to advance this task. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/165330 10.11606/issn.2316-9125.v24i2p12-25 |
url |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/165330 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-9125.v24i2p12-25 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/165330/159511 https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/165330/159512 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Comunicação & Educação https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Comunicação & Educação https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação & Educação; v. 24 n. 2 (2019): Edição especial 25 anos - Homenagem à professora Maria Aparecida Baccega; 12-25 Comunicação & Educação; Vol. 24 No. 2 (2019): Edição especial 25 anos - Homenagem à professora Maria Aparecida Baccega; 12-25 Comunicação & Educação; Vol. 24 Núm. 2 (2019): Edição especial 25 anos - Homenagem à professora Maria Aparecida Baccega; 12-25 2316-9125 0104-6829 reponame:Comunicação & Educação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Comunicação & Educação (Online) |
collection |
Comunicação & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
comueduc@usp.br |
_version_ |
1797047092645986304 |