Agenda 2030: a potencialidade do jornalismo. Como o Jornalismo se faz presente na educação de qualidade, contribuindo para o 4º objetivo de desenvolvimento sustentável

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Ivone Ananias dos Santos
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Paulino, Rita de Cássia Romeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação & Educação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/215353
Resumo: Este artigo traz uma análise do jornalismo na perspectiva do objetivo 4 do desenvolvimento sustentável (Educação de Qualidade). O problema é como o jornalismo pode colaborar com a escola quanto às metas estabelecidas no ODS 4. Para isso, o objeto de estudo é o projeto Memórias em Rede, desenvolvido em escolas públicas de Santos, São Paulo, que trabalha a memória afetiva de jovens e suas histórias de vida, atuando com as ferramentas do jornalismo. O objetivo geral é promover uma reflexão sobre o apoio do jornalismo à educação de qualidade. Quanto aos objetivos específicos, o artigo se debruça no texto do ODS 4; na relação de suas metas com o jornalismo, dialogando com as ações do projeto; e na conexão com os conceitos teóricos da interface comunicação e educação. O percurso metodológico é de análise de conteúdo do ODS 4 e uma conexão com o projeto.
id USP-71_da3ced1cf40aba1537d5401028b79279
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/215353
network_acronym_str USP-71
network_name_str Comunicação & Educação (Online)
repository_id_str
spelling Agenda 2030: a potencialidade do jornalismo. Como o Jornalismo se faz presente na educação de qualidade, contribuindo para o 4º objetivo de desenvolvimento sustentávelSDG 4Journalism and educationJournalism and agenda 2030Quality educationMemórias em Rede projectODS 4Jornalismo e educaçãoJornalismo e agenda 2030Educação de qualidadeMemórias em redeEste artigo traz uma análise do jornalismo na perspectiva do objetivo 4 do desenvolvimento sustentável (Educação de Qualidade). O problema é como o jornalismo pode colaborar com a escola quanto às metas estabelecidas no ODS 4. Para isso, o objeto de estudo é o projeto Memórias em Rede, desenvolvido em escolas públicas de Santos, São Paulo, que trabalha a memória afetiva de jovens e suas histórias de vida, atuando com as ferramentas do jornalismo. O objetivo geral é promover uma reflexão sobre o apoio do jornalismo à educação de qualidade. Quanto aos objetivos específicos, o artigo se debruça no texto do ODS 4; na relação de suas metas com o jornalismo, dialogando com as ações do projeto; e na conexão com os conceitos teóricos da interface comunicação e educação. O percurso metodológico é de análise de conteúdo do ODS 4 e uma conexão com o projeto.This article examines journalism from the perspective of Sustainable Development Goal 4 (SDG 4), explaining how it can help schools achieve the goals set forth in SDG 4 based on a case study of the Memórias em Rede project implemented in public schools of Santos, São Paulo. As a journalism-based initiative, it mobilizes youth’s affective memories and life stories. Seeking to point out how journalism can help to promote quality in education, we base our analysis on the SDG 4 text and its relations with journalism, establishing a dialogue with the project, and on its connection with theoretical concepts on the interface between communication and education.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2023-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/21535310.11606/issn.2316-9125.v28i2p100-114Comunicação & Educação; v. 28 n. 2 (2023): Midiatização da educação: tecnologia, alfabetização, ficção e jornalismo; 100-114Comunicação & Educação; Vol. 28 Núm. 2 (2023): Midiatização da educação: tecnologia, alfabetização, ficção e jornalismo; 100-114Comunicação & Educação; Vol. 28 No. 2 (2023): Midiatização da educação: tecnologia, alfabetização, ficção e jornalismo; 100-1142316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/215353/201891https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/215353/202459Copyright (c) 2023 Ivone Ananias dos Santos Rocha, Rita de Cássia Romeiro Paulinohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRocha, Ivone Ananias dos SantosPaulino, Rita de Cássia RomeiroRocha, Ivone Ananias dos SantosRocha, Ivone Ananias dos Santos2024-01-23T14:12:16Zoai:revistas.usp.br:article/215353Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2024-01-23T14:12:16Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Agenda 2030: a potencialidade do jornalismo. Como o Jornalismo se faz presente na educação de qualidade, contribuindo para o 4º objetivo de desenvolvimento sustentável
title Agenda 2030: a potencialidade do jornalismo. Como o Jornalismo se faz presente na educação de qualidade, contribuindo para o 4º objetivo de desenvolvimento sustentável
spellingShingle Agenda 2030: a potencialidade do jornalismo. Como o Jornalismo se faz presente na educação de qualidade, contribuindo para o 4º objetivo de desenvolvimento sustentável
Rocha, Ivone Ananias dos Santos
SDG 4
Journalism and education
Journalism and agenda 2030
Quality education
Memórias em Rede project
ODS 4
Jornalismo e educação
Jornalismo e agenda 2030
Educação de qualidade
Memórias em rede
title_short Agenda 2030: a potencialidade do jornalismo. Como o Jornalismo se faz presente na educação de qualidade, contribuindo para o 4º objetivo de desenvolvimento sustentável
title_full Agenda 2030: a potencialidade do jornalismo. Como o Jornalismo se faz presente na educação de qualidade, contribuindo para o 4º objetivo de desenvolvimento sustentável
title_fullStr Agenda 2030: a potencialidade do jornalismo. Como o Jornalismo se faz presente na educação de qualidade, contribuindo para o 4º objetivo de desenvolvimento sustentável
title_full_unstemmed Agenda 2030: a potencialidade do jornalismo. Como o Jornalismo se faz presente na educação de qualidade, contribuindo para o 4º objetivo de desenvolvimento sustentável
title_sort Agenda 2030: a potencialidade do jornalismo. Como o Jornalismo se faz presente na educação de qualidade, contribuindo para o 4º objetivo de desenvolvimento sustentável
author Rocha, Ivone Ananias dos Santos
author_facet Rocha, Ivone Ananias dos Santos
Paulino, Rita de Cássia Romeiro
author_role author
author2 Paulino, Rita de Cássia Romeiro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Ivone Ananias dos Santos
Paulino, Rita de Cássia Romeiro
Rocha, Ivone Ananias dos Santos
Rocha, Ivone Ananias dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv SDG 4
Journalism and education
Journalism and agenda 2030
Quality education
Memórias em Rede project
ODS 4
Jornalismo e educação
Jornalismo e agenda 2030
Educação de qualidade
Memórias em rede
topic SDG 4
Journalism and education
Journalism and agenda 2030
Quality education
Memórias em Rede project
ODS 4
Jornalismo e educação
Jornalismo e agenda 2030
Educação de qualidade
Memórias em rede
description Este artigo traz uma análise do jornalismo na perspectiva do objetivo 4 do desenvolvimento sustentável (Educação de Qualidade). O problema é como o jornalismo pode colaborar com a escola quanto às metas estabelecidas no ODS 4. Para isso, o objeto de estudo é o projeto Memórias em Rede, desenvolvido em escolas públicas de Santos, São Paulo, que trabalha a memória afetiva de jovens e suas histórias de vida, atuando com as ferramentas do jornalismo. O objetivo geral é promover uma reflexão sobre o apoio do jornalismo à educação de qualidade. Quanto aos objetivos específicos, o artigo se debruça no texto do ODS 4; na relação de suas metas com o jornalismo, dialogando com as ações do projeto; e na conexão com os conceitos teóricos da interface comunicação e educação. O percurso metodológico é de análise de conteúdo do ODS 4 e uma conexão com o projeto.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/215353
10.11606/issn.2316-9125.v28i2p100-114
url https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/215353
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-9125.v28i2p100-114
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/215353/201891
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/215353/202459
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Ivone Ananias dos Santos Rocha, Rita de Cássia Romeiro Paulino
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Ivone Ananias dos Santos Rocha, Rita de Cássia Romeiro Paulino
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação & Educação; v. 28 n. 2 (2023): Midiatização da educação: tecnologia, alfabetização, ficção e jornalismo; 100-114
Comunicação & Educação; Vol. 28 Núm. 2 (2023): Midiatização da educação: tecnologia, alfabetização, ficção e jornalismo; 100-114
Comunicação & Educação; Vol. 28 No. 2 (2023): Midiatização da educação: tecnologia, alfabetização, ficção e jornalismo; 100-114
2316-9125
0104-6829
reponame:Comunicação & Educação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Comunicação & Educação (Online)
collection Comunicação & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv comueduc@usp.br
_version_ 1797047087082242048