A violência escolar em matérias de jornal: um imaginário construído em Belém - PA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Livia Sousa da
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Mendonça, Kátia Marly Leite
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação & Educação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/80022
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo investigar de que forma se constitui o imaginário da violência escolar no texto midiático. Ao proceder à análise de textos midiáticos impressos buscamos a compreensão dos constituintes imaginários subjacentes à ideia de violência escolar conformada nesses discursos. Por acreditar numa construção midiática perpassada de intencionalidades, que ao construir um imaginário para a violência estará influenciando opiniões e decisões, quer seja no foro particular ou da esfera pública; participando mesmo da construção da Violência Escolar como objeto de estudo, de atenção e de intervenção. Para tanto, julgamos importante conjugar estudos do campo da Sociologia da Comunicação e do Imaginário e da Hermenêutica Compreensivo-Dialógica. Como uma primeira incursão de investigação nessa arena de significações, expomos um prelúdio da tessitura de tal pesquisa. 
id USP-71_e044167c8c524494aceec8b4e3dd0f23
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/80022
network_acronym_str USP-71
network_name_str Comunicação & Educação (Online)
repository_id_str
spelling A violência escolar em matérias de jornal: um imaginário construído em Belém - PAViolence in Newspaper Articles: the Imaginary Constructed in Belém-PAViolência EscolarMídiaImaginárioÉticaViolência escolar na mídiaO presente trabalho tem como objetivo investigar de que forma se constitui o imaginário da violência escolar no texto midiático. Ao proceder à análise de textos midiáticos impressos buscamos a compreensão dos constituintes imaginários subjacentes à ideia de violência escolar conformada nesses discursos. Por acreditar numa construção midiática perpassada de intencionalidades, que ao construir um imaginário para a violência estará influenciando opiniões e decisões, quer seja no foro particular ou da esfera pública; participando mesmo da construção da Violência Escolar como objeto de estudo, de atenção e de intervenção. Para tanto, julgamos importante conjugar estudos do campo da Sociologia da Comunicação e do Imaginário e da Hermenêutica Compreensivo-Dialógica. Como uma primeira incursão de investigação nessa arena de significações, expomos um prelúdio da tessitura de tal pesquisa. With the intention of investigating the constitution of the imaginary school violence in the media text; believing that the media is full of intentions that construct an imaginary of school violence influencing opinions and decisions, whether in the private or public sphere jurisdiction; participating even in the construction of school violence as an object of study, attention and intervention. That is what we propose in this work, a first incursion into this field of meanings, combining studies of Sociology of Communication and the Imaginary and studies of Comprehensive-Dialogical Hermeneutics, in order to expose a prelude to the framing of this research.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2015-05-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/8002210.11606/issn.2316-9125.v20i1p39-49Comunicação & Educação; v. 20 n. 1 (2015): Comunicação & Educação: Aprendizagens na era digital; 39-49Comunicação & Educação; Vol. 20 No. 1 (2015): Comunicação & Educação: Aprendizagens na era digital; 39-49Comunicação & Educação; Vol. 20 Núm. 1 (2015): Comunicação & Educação: Aprendizagens na era digital; 39-492316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/80022/96714Silva, Livia Sousa daMendonça, Kátia Marly Leiteinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-02T14:35:36Zoai:revistas.usp.br:article/80022Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:36:17.684622Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A violência escolar em matérias de jornal: um imaginário construído em Belém - PA
Violence in Newspaper Articles: the Imaginary Constructed in Belém-PA
title A violência escolar em matérias de jornal: um imaginário construído em Belém - PA
spellingShingle A violência escolar em matérias de jornal: um imaginário construído em Belém - PA
Silva, Livia Sousa da
Violência Escolar
Mídia
Imaginário
Ética
Violência escolar na mídia
title_short A violência escolar em matérias de jornal: um imaginário construído em Belém - PA
title_full A violência escolar em matérias de jornal: um imaginário construído em Belém - PA
title_fullStr A violência escolar em matérias de jornal: um imaginário construído em Belém - PA
title_full_unstemmed A violência escolar em matérias de jornal: um imaginário construído em Belém - PA
title_sort A violência escolar em matérias de jornal: um imaginário construído em Belém - PA
author Silva, Livia Sousa da
author_facet Silva, Livia Sousa da
Mendonça, Kátia Marly Leite
author_role author
author2 Mendonça, Kátia Marly Leite
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Livia Sousa da
Mendonça, Kátia Marly Leite
dc.subject.por.fl_str_mv Violência Escolar
Mídia
Imaginário
Ética
Violência escolar na mídia
topic Violência Escolar
Mídia
Imaginário
Ética
Violência escolar na mídia
description O presente trabalho tem como objetivo investigar de que forma se constitui o imaginário da violência escolar no texto midiático. Ao proceder à análise de textos midiáticos impressos buscamos a compreensão dos constituintes imaginários subjacentes à ideia de violência escolar conformada nesses discursos. Por acreditar numa construção midiática perpassada de intencionalidades, que ao construir um imaginário para a violência estará influenciando opiniões e decisões, quer seja no foro particular ou da esfera pública; participando mesmo da construção da Violência Escolar como objeto de estudo, de atenção e de intervenção. Para tanto, julgamos importante conjugar estudos do campo da Sociologia da Comunicação e do Imaginário e da Hermenêutica Compreensivo-Dialógica. Como uma primeira incursão de investigação nessa arena de significações, expomos um prelúdio da tessitura de tal pesquisa. 
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-05-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/80022
10.11606/issn.2316-9125.v20i1p39-49
url https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/80022
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-9125.v20i1p39-49
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/80022/96714
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação & Educação; v. 20 n. 1 (2015): Comunicação & Educação: Aprendizagens na era digital; 39-49
Comunicação & Educação; Vol. 20 No. 1 (2015): Comunicação & Educação: Aprendizagens na era digital; 39-49
Comunicação & Educação; Vol. 20 Núm. 1 (2015): Comunicação & Educação: Aprendizagens na era digital; 39-49
2316-9125
0104-6829
reponame:Comunicação & Educação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Comunicação & Educação (Online)
collection Comunicação & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv comueduc@usp.br
_version_ 1797047087124185088