Imaginário, Cultura Global e violência escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/4856 http://hdl.handle.net/11449/107258 |
Resumo: | Neste artigo discutimos a questão da violência escolar à luz do referencial teórico do imaginário. A questão do imaginário a respeito da instituição escolar é analisada face a algumas características da sociedade atual apontadas por diferentes autores tais como Sennett, (2006), Taylor(2006), Baumann ( 2005). São apresentados alguns dados da pesquisa realizada com os professores de duas do interior do Estado de São Paulo, dando-se destaque para o imaginário sobre a escola e as relações que se estabelecem nesse contexto. Esta pesquisa teve como metodologia de coleta de dados a realização de uma dinâmica de grupo. Concluímos chamando a atenção para a importância de que os estudos sobre violência escolar busquem elucidar os diferentes aspectos institucionais focando não somente os alunos e a família dos mesmos, mas as interações que se processam no interior da escola. A análise institucional que enfoque os aspectos micro e macro social pode contribuir para que a escola consiga enfrentar os problemas em uma perspectiva mais realista, buscando caminhos no próprio grupo em interação explicitando barreiras que são interpostas pelo imaginário institucional. |
id |
UNSP_0e862eab786bc8c6bad545bfbe0b247a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/107258 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Imaginário, Cultura Global e violência escolarImaginário. Cultura global. Violência escolarNeste artigo discutimos a questão da violência escolar à luz do referencial teórico do imaginário. A questão do imaginário a respeito da instituição escolar é analisada face a algumas características da sociedade atual apontadas por diferentes autores tais como Sennett, (2006), Taylor(2006), Baumann ( 2005). São apresentados alguns dados da pesquisa realizada com os professores de duas do interior do Estado de São Paulo, dando-se destaque para o imaginário sobre a escola e as relações que se estabelecem nesse contexto. Esta pesquisa teve como metodologia de coleta de dados a realização de uma dinâmica de grupo. Concluímos chamando a atenção para a importância de que os estudos sobre violência escolar busquem elucidar os diferentes aspectos institucionais focando não somente os alunos e a família dos mesmos, mas as interações que se processam no interior da escola. A análise institucional que enfoque os aspectos micro e macro social pode contribuir para que a escola consiga enfrentar os problemas em uma perspectiva mais realista, buscando caminhos no próprio grupo em interação explicitando barreiras que são interpostas pelo imaginário institucional.UNESP - Campus de Rio Claro - IB - Departamento de EducaçãoUNESP - Campus de Rio Claro - IB - Departamento de EducaçãoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Joyce Mary Adam de Paula e [UNESP]Salles, Leila Maria Ferreira [UNESP]2014-06-24T19:54:00Z2014-06-24T19:54:00Z2011-06-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/4856Educação: Teoria e Prática, v. 21, n. 36, 2011, p. 45-62.1981-8106http://hdl.handle.net/11449/107258ISSN1981-8106-2011-21-36-45-62.pdf7864828747687778Educação: Teoria e Práticareponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEducação: Teoria e Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-25T06:10:26Zoai:repositorio.unesp.br:11449/107258Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:56:29.494757Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Imaginário, Cultura Global e violência escolar |
title |
Imaginário, Cultura Global e violência escolar |
spellingShingle |
Imaginário, Cultura Global e violência escolar Silva, Joyce Mary Adam de Paula e [UNESP] Imaginário. Cultura global. Violência escolar |
title_short |
Imaginário, Cultura Global e violência escolar |
title_full |
Imaginário, Cultura Global e violência escolar |
title_fullStr |
Imaginário, Cultura Global e violência escolar |
title_full_unstemmed |
Imaginário, Cultura Global e violência escolar |
title_sort |
Imaginário, Cultura Global e violência escolar |
author |
Silva, Joyce Mary Adam de Paula e [UNESP] |
author_facet |
Silva, Joyce Mary Adam de Paula e [UNESP] Salles, Leila Maria Ferreira [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Salles, Leila Maria Ferreira [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Joyce Mary Adam de Paula e [UNESP] Salles, Leila Maria Ferreira [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Imaginário. Cultura global. Violência escolar |
topic |
Imaginário. Cultura global. Violência escolar |
description |
Neste artigo discutimos a questão da violência escolar à luz do referencial teórico do imaginário. A questão do imaginário a respeito da instituição escolar é analisada face a algumas características da sociedade atual apontadas por diferentes autores tais como Sennett, (2006), Taylor(2006), Baumann ( 2005). São apresentados alguns dados da pesquisa realizada com os professores de duas do interior do Estado de São Paulo, dando-se destaque para o imaginário sobre a escola e as relações que se estabelecem nesse contexto. Esta pesquisa teve como metodologia de coleta de dados a realização de uma dinâmica de grupo. Concluímos chamando a atenção para a importância de que os estudos sobre violência escolar busquem elucidar os diferentes aspectos institucionais focando não somente os alunos e a família dos mesmos, mas as interações que se processam no interior da escola. A análise institucional que enfoque os aspectos micro e macro social pode contribuir para que a escola consiga enfrentar os problemas em uma perspectiva mais realista, buscando caminhos no próprio grupo em interação explicitando barreiras que são interpostas pelo imaginário institucional. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-06-21 2014-06-24T19:54:00Z 2014-06-24T19:54:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/4856 Educação: Teoria e Prática, v. 21, n. 36, 2011, p. 45-62. 1981-8106 http://hdl.handle.net/11449/107258 ISSN1981-8106-2011-21-36-45-62.pdf 7864828747687778 |
url |
http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/4856 http://hdl.handle.net/11449/107258 |
identifier_str_mv |
Educação: Teoria e Prática, v. 21, n. 36, 2011, p. 45-62. 1981-8106 ISSN1981-8106-2011-21-36-45-62.pdf 7864828747687778 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Educação: Teoria e Prática |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação: Teoria e Prática reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128584522399744 |