Connected active learning amidst the chaos of the student-actor- network
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Comunicação & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/131699 |
Resumo: | Este artigo traz uma reflexão sobre educação na comunicação. Modelos topdown são postos em discussão e em paulatino desuso desde a chegada da internet. Professores em conjunto aos alunos descobrem e atualizam o conhecimento em tempo real e compartilham saberes criando laços. Eis apenas dois dos princípios da base deste estudo, o Conectivismo, que Siemens (2005) postula: a manutenção de um conhecimento atualizado e rigoroso é o objetivo de todas as atividades de aprendizagem coletivistas e a aprendizagem pode residir em dispositivos não humanos. Sua teoria além de levar em conta as tendências da aprendizagem, o uso da tecnologia e das redes enfatiza a diminuição da meia-vida do conhecimento. Assim, uma das propostas foi cruzar o pensamento de Siemens com autores como, entre outros, Downes, Brown, Santaella, e Latour que nos inspira a aplicar no dia a dia as ações, transcrições, interações com os estudantes a colaborar nesta reflexão. |
id |
USP-71_e08a2670fe920b71211ca4b9b54fdf46 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/131699 |
network_acronym_str |
USP-71 |
network_name_str |
Comunicação & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Connected active learning amidst the chaos of the student-actor- networkAprendizagem ativa conectada em meio ao caos do estudante-ator-redeconnectivismactor-network theorysocial technologyactive learninginteractionConectivismoActor-Network TheoryTecnologia socialAprendizagem ativaInteração.teoria ator-redeEste artigo traz uma reflexão sobre educação na comunicação. Modelos topdown são postos em discussão e em paulatino desuso desde a chegada da internet. Professores em conjunto aos alunos descobrem e atualizam o conhecimento em tempo real e compartilham saberes criando laços. Eis apenas dois dos princípios da base deste estudo, o Conectivismo, que Siemens (2005) postula: a manutenção de um conhecimento atualizado e rigoroso é o objetivo de todas as atividades de aprendizagem coletivistas e a aprendizagem pode residir em dispositivos não humanos. Sua teoria além de levar em conta as tendências da aprendizagem, o uso da tecnologia e das redes enfatiza a diminuição da meia-vida do conhecimento. Assim, uma das propostas foi cruzar o pensamento de Siemens com autores como, entre outros, Downes, Brown, Santaella, e Latour que nos inspira a aplicar no dia a dia as ações, transcrições, interações com os estudantes a colaborar nesta reflexão.This article brings a reflection on education in communication. Topdown models are being debated and have not been used since the internet. Teachers and students discover and update knowledge in real time, within and outside the classroom – in chats, on the streets, on WhatsApp – and share knowledge by creating links. Here are just two of the basic principles of this study: Connectivism, postulated by Siemens (2005): maintaining up-to-date and rigorous knowledge is the goal of all collectivist learning activities and learning can reside in non-human devices. His theory takes into account the tendencies of learning, the use of technology and networks. It also emphasizes the reduction of the half-life of knowledge. Thus, one of the proposals was to compare Siemens’ theory to the work of authors such as Downes, Brown, Santaella, Mattar, Perniola and Latour, among others, who inspire us to apply actions, transcriptions and interactions with students in our daily lives, in order to collaborate to this reflection.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2018-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/13169910.11606/issn.2316-9125.v23i2p35-47Comunicação & Educação; v. 23 n. 2 (2018): Interfaces educomunicativas: ensino médio, jornalismo, relações públicas e outras conexões; 35-47Comunicação & Educação; Vol. 23 No. 2 (2018): Educommunicational interfaces: high school, journalism, public relations and other connections; 35-47Comunicação & Educação; Vol. 23 Núm. 2 (2018): Interfaces educomunicativas: enseñanza media, periodismo, relaciones públicas y otras conexiones; 35-472316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/131699/149966https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/131699/149967Copyright (c) 2018 Comunicação & Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPrado, Magaly Parreira2019-02-19T18:54:16Zoai:revistas.usp.br:article/131699Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:36:24.943227Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Connected active learning amidst the chaos of the student-actor- network Aprendizagem ativa conectada em meio ao caos do estudante-ator-rede |
title |
Connected active learning amidst the chaos of the student-actor- network |
spellingShingle |
Connected active learning amidst the chaos of the student-actor- network Prado, Magaly Parreira connectivism actor-network theory social technology active learning interaction Conectivismo Actor-Network Theory Tecnologia social Aprendizagem ativa Interação. teoria ator-rede |
title_short |
Connected active learning amidst the chaos of the student-actor- network |
title_full |
Connected active learning amidst the chaos of the student-actor- network |
title_fullStr |
Connected active learning amidst the chaos of the student-actor- network |
title_full_unstemmed |
Connected active learning amidst the chaos of the student-actor- network |
title_sort |
Connected active learning amidst the chaos of the student-actor- network |
author |
Prado, Magaly Parreira |
author_facet |
Prado, Magaly Parreira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Prado, Magaly Parreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
connectivism actor-network theory social technology active learning interaction Conectivismo Actor-Network Theory Tecnologia social Aprendizagem ativa Interação. teoria ator-rede |
topic |
connectivism actor-network theory social technology active learning interaction Conectivismo Actor-Network Theory Tecnologia social Aprendizagem ativa Interação. teoria ator-rede |
description |
Este artigo traz uma reflexão sobre educação na comunicação. Modelos topdown são postos em discussão e em paulatino desuso desde a chegada da internet. Professores em conjunto aos alunos descobrem e atualizam o conhecimento em tempo real e compartilham saberes criando laços. Eis apenas dois dos princípios da base deste estudo, o Conectivismo, que Siemens (2005) postula: a manutenção de um conhecimento atualizado e rigoroso é o objetivo de todas as atividades de aprendizagem coletivistas e a aprendizagem pode residir em dispositivos não humanos. Sua teoria além de levar em conta as tendências da aprendizagem, o uso da tecnologia e das redes enfatiza a diminuição da meia-vida do conhecimento. Assim, uma das propostas foi cruzar o pensamento de Siemens com autores como, entre outros, Downes, Brown, Santaella, e Latour que nos inspira a aplicar no dia a dia as ações, transcrições, interações com os estudantes a colaborar nesta reflexão. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/131699 10.11606/issn.2316-9125.v23i2p35-47 |
url |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/131699 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-9125.v23i2p35-47 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/131699/149966 https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/131699/149967 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Comunicação & Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Comunicação & Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação & Educação; v. 23 n. 2 (2018): Interfaces educomunicativas: ensino médio, jornalismo, relações públicas e outras conexões; 35-47 Comunicação & Educação; Vol. 23 No. 2 (2018): Educommunicational interfaces: high school, journalism, public relations and other connections; 35-47 Comunicação & Educação; Vol. 23 Núm. 2 (2018): Interfaces educomunicativas: enseñanza media, periodismo, relaciones públicas y otras conexiones; 35-47 2316-9125 0104-6829 reponame:Comunicação & Educação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Comunicação & Educação (Online) |
collection |
Comunicação & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
comueduc@usp.br |
_version_ |
1797047092178321408 |