Connected active learning amidst the chaos of the student-actor- network

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prado, Magaly Parreira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Comunicação & Educação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/131699
Resumo: Este artigo traz uma reflexão sobre educação na comunicação. Modelos topdown são postos em discussão e em paulatino desuso desde a chegada da internet. Professores em conjunto aos alunos descobrem e atualizam o conhecimento em tempo real e compartilham saberes criando laços. Eis apenas dois dos princípios da base deste estudo, o Conectivismo, que Siemens (2005) postula:  a manutenção de um conhecimento atualizado e rigoroso é o objetivo de todas as atividades de aprendizagem coletivistas e a aprendizagem pode residir em dispositivos não humanos. Sua teoria além de levar em conta as tendências da aprendizagem, o uso da tecnologia e das redes enfatiza a diminuição da meia-vida do conhecimento. Assim, uma das propostas foi cruzar o pensamento de Siemens com autores como, entre outros, Downes, Brown, Santaella, e Latour que nos inspira a aplicar no dia a dia as ações, transcrições, interações com os estudantes a colaborar nesta reflexão.
id USP-71_e08a2670fe920b71211ca4b9b54fdf46
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/131699
network_acronym_str USP-71
network_name_str Comunicação & Educação (Online)
repository_id_str
spelling Connected active learning amidst the chaos of the student-actor- networkAprendizagem ativa conectada em meio ao caos do estudante-ator-redeconnectivismactor-network theorysocial technologyactive learninginteractionConectivismoActor-Network TheoryTecnologia socialAprendizagem ativaInteração.teoria ator-redeEste artigo traz uma reflexão sobre educação na comunicação. Modelos topdown são postos em discussão e em paulatino desuso desde a chegada da internet. Professores em conjunto aos alunos descobrem e atualizam o conhecimento em tempo real e compartilham saberes criando laços. Eis apenas dois dos princípios da base deste estudo, o Conectivismo, que Siemens (2005) postula:  a manutenção de um conhecimento atualizado e rigoroso é o objetivo de todas as atividades de aprendizagem coletivistas e a aprendizagem pode residir em dispositivos não humanos. Sua teoria além de levar em conta as tendências da aprendizagem, o uso da tecnologia e das redes enfatiza a diminuição da meia-vida do conhecimento. Assim, uma das propostas foi cruzar o pensamento de Siemens com autores como, entre outros, Downes, Brown, Santaella, e Latour que nos inspira a aplicar no dia a dia as ações, transcrições, interações com os estudantes a colaborar nesta reflexão.This article brings a reflection on education in communication. Topdown models are being debated and have not been used since the internet. Teachers and students discover and update knowledge in real time, within and outside the classroom – in chats, on the streets, on WhatsApp – and share knowledge by creating links. Here are just two of the basic principles of this study: Connectivism, postulated by Siemens (2005): maintaining up-to-date and rigorous knowledge is the goal of all collectivist learning activities and learning can reside in non-human devices. His theory takes into account the tendencies of learning, the use of technology and networks. It also emphasizes the reduction of the half-life of knowledge. Thus, one of the proposals was to compare Siemens’ theory to the work of authors such as Downes, Brown, Santaella, Mattar, Perniola and Latour, among others, who inspire us to apply actions, transcriptions and interactions with students in our daily lives, in order to collaborate to this reflection.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2018-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/13169910.11606/issn.2316-9125.v23i2p35-47Comunicação & Educação; v. 23 n. 2 (2018): Interfaces educomunicativas: ensino médio, jornalismo, relações públicas e outras conexões; 35-47Comunicação & Educação; Vol. 23 No. 2 (2018): Educommunicational interfaces: high school, journalism, public relations and other connections; 35-47Comunicação & Educação; Vol. 23 Núm. 2 (2018): Interfaces educomunicativas: enseñanza media, periodismo, relaciones públicas y otras conexiones; 35-472316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/131699/149966https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/131699/149967Copyright (c) 2018 Comunicação & Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPrado, Magaly Parreira2019-02-19T18:54:16Zoai:revistas.usp.br:article/131699Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:36:24.943227Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Connected active learning amidst the chaos of the student-actor- network
Aprendizagem ativa conectada em meio ao caos do estudante-ator-rede
title Connected active learning amidst the chaos of the student-actor- network
spellingShingle Connected active learning amidst the chaos of the student-actor- network
Prado, Magaly Parreira
connectivism
actor-network theory
social technology
active learning
interaction
Conectivismo
Actor-Network Theory
Tecnologia social
Aprendizagem ativa
Interação.
teoria ator-rede
title_short Connected active learning amidst the chaos of the student-actor- network
title_full Connected active learning amidst the chaos of the student-actor- network
title_fullStr Connected active learning amidst the chaos of the student-actor- network
title_full_unstemmed Connected active learning amidst the chaos of the student-actor- network
title_sort Connected active learning amidst the chaos of the student-actor- network
author Prado, Magaly Parreira
author_facet Prado, Magaly Parreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Prado, Magaly Parreira
dc.subject.por.fl_str_mv connectivism
actor-network theory
social technology
active learning
interaction
Conectivismo
Actor-Network Theory
Tecnologia social
Aprendizagem ativa
Interação.
teoria ator-rede
topic connectivism
actor-network theory
social technology
active learning
interaction
Conectivismo
Actor-Network Theory
Tecnologia social
Aprendizagem ativa
Interação.
teoria ator-rede
description Este artigo traz uma reflexão sobre educação na comunicação. Modelos topdown são postos em discussão e em paulatino desuso desde a chegada da internet. Professores em conjunto aos alunos descobrem e atualizam o conhecimento em tempo real e compartilham saberes criando laços. Eis apenas dois dos princípios da base deste estudo, o Conectivismo, que Siemens (2005) postula:  a manutenção de um conhecimento atualizado e rigoroso é o objetivo de todas as atividades de aprendizagem coletivistas e a aprendizagem pode residir em dispositivos não humanos. Sua teoria além de levar em conta as tendências da aprendizagem, o uso da tecnologia e das redes enfatiza a diminuição da meia-vida do conhecimento. Assim, uma das propostas foi cruzar o pensamento de Siemens com autores como, entre outros, Downes, Brown, Santaella, e Latour que nos inspira a aplicar no dia a dia as ações, transcrições, interações com os estudantes a colaborar nesta reflexão.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/131699
10.11606/issn.2316-9125.v23i2p35-47
url https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/131699
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-9125.v23i2p35-47
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/131699/149966
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/131699/149967
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Comunicação & Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Comunicação & Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação & Educação; v. 23 n. 2 (2018): Interfaces educomunicativas: ensino médio, jornalismo, relações públicas e outras conexões; 35-47
Comunicação & Educação; Vol. 23 No. 2 (2018): Educommunicational interfaces: high school, journalism, public relations and other connections; 35-47
Comunicação & Educação; Vol. 23 Núm. 2 (2018): Interfaces educomunicativas: enseñanza media, periodismo, relaciones públicas y otras conexiones; 35-47
2316-9125
0104-6829
reponame:Comunicação & Educação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Comunicação & Educação (Online)
collection Comunicação & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv comueduc@usp.br
_version_ 1797047092178321408