Videogame, escola e conto popular
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1997 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36283 |
Resumo: | Os videogames obedecem à estrutura morfológica dos contos populares, conforme a propôs V. I. Propp. O antigo e o novo se diferenciam, no entanto, não só pela base tecnológica como também pela pausterização, com a exclusão de características regionais e peculiares às diferentes culturas. Mesmo assim, a escola não pode se furtar à linguagem dos videogames, nem menosprezar a influência que eles exercem no universo discursivo dos alunos. |
id |
USP-71_e2725eedc16760b22d3fec2589913913 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/36283 |
network_acronym_str |
USP-71 |
network_name_str |
Comunicação & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Videogame, escola e conto popularvideogamecontos popularesescolamorfologia do contovideo-gamepopular storiesschoolshort story morphologyOs videogames obedecem à estrutura morfológica dos contos populares, conforme a propôs V. I. Propp. O antigo e o novo se diferenciam, no entanto, não só pela base tecnológica como também pela pausterização, com a exclusão de características regionais e peculiares às diferentes culturas. Mesmo assim, a escola não pode se furtar à linguagem dos videogames, nem menosprezar a influência que eles exercem no universo discursivo dos alunos.Today's video-games follow the same morphological structure of popular stories, according to the proposed by V. I. Propp. The new and the old are distinguished not only on a technological basis but through pasteurization, excluding regional characteristics and those specific to the different cultures. Nevertheless, the school should not ignore the video-game language, nor underestimate the influence they have on the discursive repertoire of students. Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes1997-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/3628310.11606/issn.2316-9125.v0i8p35-43Comunicação & Educação; n. 8 (1997): Educação e exclusão, Violência e política na TV, Videogame e os discursos não-didáticos; 35-43Comunicação & Educação; No. 8 (1997): Educação e exclusão, Violência e política na TV, Videogame e os discursos não-didáticos; 35-43Comunicação & Educação; Núm. 8 (1997): Educação e exclusão, Violência e política na TV, Videogame e os discursos não-didáticos; 35-432316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36283/39003Toriello, Luciano Biagioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-02T14:19:57Zoai:revistas.usp.br:article/36283Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:35:26.014101Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Videogame, escola e conto popular |
title |
Videogame, escola e conto popular |
spellingShingle |
Videogame, escola e conto popular Toriello, Luciano Biagio videogame contos populares escola morfologia do conto video-game popular stories school short story morphology |
title_short |
Videogame, escola e conto popular |
title_full |
Videogame, escola e conto popular |
title_fullStr |
Videogame, escola e conto popular |
title_full_unstemmed |
Videogame, escola e conto popular |
title_sort |
Videogame, escola e conto popular |
author |
Toriello, Luciano Biagio |
author_facet |
Toriello, Luciano Biagio |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Toriello, Luciano Biagio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
videogame contos populares escola morfologia do conto video-game popular stories school short story morphology |
topic |
videogame contos populares escola morfologia do conto video-game popular stories school short story morphology |
description |
Os videogames obedecem à estrutura morfológica dos contos populares, conforme a propôs V. I. Propp. O antigo e o novo se diferenciam, no entanto, não só pela base tecnológica como também pela pausterização, com a exclusão de características regionais e peculiares às diferentes culturas. Mesmo assim, a escola não pode se furtar à linguagem dos videogames, nem menosprezar a influência que eles exercem no universo discursivo dos alunos. |
publishDate |
1997 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1997-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36283 10.11606/issn.2316-9125.v0i8p35-43 |
url |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36283 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-9125.v0i8p35-43 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36283/39003 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação & Educação; n. 8 (1997): Educação e exclusão, Violência e política na TV, Videogame e os discursos não-didáticos; 35-43 Comunicação & Educação; No. 8 (1997): Educação e exclusão, Violência e política na TV, Videogame e os discursos não-didáticos; 35-43 Comunicação & Educação; Núm. 8 (1997): Educação e exclusão, Violência e política na TV, Videogame e os discursos não-didáticos; 35-43 2316-9125 0104-6829 reponame:Comunicação & Educação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Comunicação & Educação (Online) |
collection |
Comunicação & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
comueduc@usp.br |
_version_ |
1797047087968288768 |