Produção coletiva de webnovelas: um estudo sobre metodologias dialógicas e participativas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/69257 |
Resumo: | Este texto relata uma experiência de Comunicação e Educação que resultou na produção e veiculação, no YouTube, de cinco webnovels realizadas por crianças de classe popular moradoras de uma comu- nidade na periferia urbana da cidade de São Paulo. Com esta iniciativa, buscamos verificar a hipótese teórico-metodológica da mídia-educação enquanto metodologia colaborativa na prática escolar transforma- dora. Questionam-se as denúncias que reduzem as tecnologias a um fenômeno meramente de mercado. Defende-se o uso das tecnologias digitais com as crianças como uma questão de direito à inclusão digital, de criatividade e de produção cultu- ral coletia. Apresentamos uma reflexão de caráter metodológico sobre uma pesquisa participante feita com trinta crianças em uma escola pública. |
id |
USP-71_ec6385930937057036e51abff5ec76e0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/69257 |
network_acronym_str |
USP-71 |
network_name_str |
Comunicação & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Produção coletiva de webnovelas: um estudo sobre metodologias dialógicas e participativasMídiaeducaçãocriançaswebnovelasmídia-educaçãoEste texto relata uma experiência de Comunicação e Educação que resultou na produção e veiculação, no YouTube, de cinco webnovels realizadas por crianças de classe popular moradoras de uma comu- nidade na periferia urbana da cidade de São Paulo. Com esta iniciativa, buscamos verificar a hipótese teórico-metodológica da mídia-educação enquanto metodologia colaborativa na prática escolar transforma- dora. Questionam-se as denúncias que reduzem as tecnologias a um fenômeno meramente de mercado. Defende-se o uso das tecnologias digitais com as crianças como uma questão de direito à inclusão digital, de criatividade e de produção cultu- ral coletia. Apresentamos uma reflexão de caráter metodológico sobre uma pesquisa participante feita com trinta crianças em uma escola pública.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2013-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/6925710.11606/issn.2316-9125.v18i1p111-120Comunicação & Educação; v. 18 n. 1 (2013): Paradigmas interculturais e autogestão educativa; 111-120Comunicação & Educação; Vol. 18 No. 1 (2013): Paradigmas interculturais e autogestão educativa; 111-120Comunicação & Educação; Vol. 18 Núm. 1 (2013): Paradigmas interculturais e autogestão educativa; 111-1202316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/69257/71716Orofino, Maria Isabel Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-05-29T13:52:37Zoai:revistas.usp.br:article/69257Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:36:14.562456Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Produção coletiva de webnovelas: um estudo sobre metodologias dialógicas e participativas |
title |
Produção coletiva de webnovelas: um estudo sobre metodologias dialógicas e participativas |
spellingShingle |
Produção coletiva de webnovelas: um estudo sobre metodologias dialógicas e participativas Orofino, Maria Isabel Rodrigues Mídia educação crianças webnovelas mídia-educação |
title_short |
Produção coletiva de webnovelas: um estudo sobre metodologias dialógicas e participativas |
title_full |
Produção coletiva de webnovelas: um estudo sobre metodologias dialógicas e participativas |
title_fullStr |
Produção coletiva de webnovelas: um estudo sobre metodologias dialógicas e participativas |
title_full_unstemmed |
Produção coletiva de webnovelas: um estudo sobre metodologias dialógicas e participativas |
title_sort |
Produção coletiva de webnovelas: um estudo sobre metodologias dialógicas e participativas |
author |
Orofino, Maria Isabel Rodrigues |
author_facet |
Orofino, Maria Isabel Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Orofino, Maria Isabel Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mídia educação crianças webnovelas mídia-educação |
topic |
Mídia educação crianças webnovelas mídia-educação |
description |
Este texto relata uma experiência de Comunicação e Educação que resultou na produção e veiculação, no YouTube, de cinco webnovels realizadas por crianças de classe popular moradoras de uma comu- nidade na periferia urbana da cidade de São Paulo. Com esta iniciativa, buscamos verificar a hipótese teórico-metodológica da mídia-educação enquanto metodologia colaborativa na prática escolar transforma- dora. Questionam-se as denúncias que reduzem as tecnologias a um fenômeno meramente de mercado. Defende-se o uso das tecnologias digitais com as crianças como uma questão de direito à inclusão digital, de criatividade e de produção cultu- ral coletia. Apresentamos uma reflexão de caráter metodológico sobre uma pesquisa participante feita com trinta crianças em uma escola pública. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/69257 10.11606/issn.2316-9125.v18i1p111-120 |
url |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/69257 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-9125.v18i1p111-120 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/69257/71716 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação & Educação; v. 18 n. 1 (2013): Paradigmas interculturais e autogestão educativa; 111-120 Comunicação & Educação; Vol. 18 No. 1 (2013): Paradigmas interculturais e autogestão educativa; 111-120 Comunicação & Educação; Vol. 18 Núm. 1 (2013): Paradigmas interculturais e autogestão educativa; 111-120 2316-9125 0104-6829 reponame:Comunicação & Educação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Comunicação & Educação (Online) |
collection |
Comunicação & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
comueduc@usp.br |
_version_ |
1797047091651936256 |