Produção coletiva de webnovelas: um estudo sobre metodologias dialógicas e participativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Orofino, Maria Isabel Rodrigues
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação & Educação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/69257
Resumo: Este texto relata uma experiência de Comunicação e Educação que resultou na produção e veiculação, no YouTube, de cinco webnovels realizadas por crianças de classe popular moradoras de uma comu- nidade na periferia urbana da cidade de São Paulo. Com esta iniciativa, buscamos verificar a hipótese teórico-metodológica da mídia-educação enquanto metodologia colaborativa na prática escolar transforma- dora. Questionam-se as denúncias que reduzem as tecnologias a um fenômeno meramente de mercado. Defende-se o uso das tecnologias digitais com as crianças como uma questão de direito à inclusão digital, de criatividade e de produção cultu- ral coletia. Apresentamos uma reflexão de caráter metodológico sobre uma pesquisa participante feita com trinta crianças em uma escola pública.
id USP-71_ec6385930937057036e51abff5ec76e0
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/69257
network_acronym_str USP-71
network_name_str Comunicação & Educação (Online)
repository_id_str
spelling Produção coletiva de webnovelas: um estudo sobre metodologias dialógicas e participativasMídiaeducaçãocriançaswebnovelasmídia-educaçãoEste texto relata uma experiência de Comunicação e Educação que resultou na produção e veiculação, no YouTube, de cinco webnovels realizadas por crianças de classe popular moradoras de uma comu- nidade na periferia urbana da cidade de São Paulo. Com esta iniciativa, buscamos verificar a hipótese teórico-metodológica da mídia-educação enquanto metodologia colaborativa na prática escolar transforma- dora. Questionam-se as denúncias que reduzem as tecnologias a um fenômeno meramente de mercado. Defende-se o uso das tecnologias digitais com as crianças como uma questão de direito à inclusão digital, de criatividade e de produção cultu- ral coletia. Apresentamos uma reflexão de caráter metodológico sobre uma pesquisa participante feita com trinta crianças em uma escola pública.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2013-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/6925710.11606/issn.2316-9125.v18i1p111-120Comunicação & Educação; v. 18 n. 1 (2013): Paradigmas interculturais e autogestão educativa; 111-120Comunicação & Educação; Vol. 18 No. 1 (2013): Paradigmas interculturais e autogestão educativa; 111-120Comunicação & Educação; Vol. 18 Núm. 1 (2013): Paradigmas interculturais e autogestão educativa; 111-1202316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/69257/71716Orofino, Maria Isabel Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-05-29T13:52:37Zoai:revistas.usp.br:article/69257Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:36:14.562456Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Produção coletiva de webnovelas: um estudo sobre metodologias dialógicas e participativas
title Produção coletiva de webnovelas: um estudo sobre metodologias dialógicas e participativas
spellingShingle Produção coletiva de webnovelas: um estudo sobre metodologias dialógicas e participativas
Orofino, Maria Isabel Rodrigues
Mídia
educação
crianças
webnovelas
mídia-educação
title_short Produção coletiva de webnovelas: um estudo sobre metodologias dialógicas e participativas
title_full Produção coletiva de webnovelas: um estudo sobre metodologias dialógicas e participativas
title_fullStr Produção coletiva de webnovelas: um estudo sobre metodologias dialógicas e participativas
title_full_unstemmed Produção coletiva de webnovelas: um estudo sobre metodologias dialógicas e participativas
title_sort Produção coletiva de webnovelas: um estudo sobre metodologias dialógicas e participativas
author Orofino, Maria Isabel Rodrigues
author_facet Orofino, Maria Isabel Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Orofino, Maria Isabel Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Mídia
educação
crianças
webnovelas
mídia-educação
topic Mídia
educação
crianças
webnovelas
mídia-educação
description Este texto relata uma experiência de Comunicação e Educação que resultou na produção e veiculação, no YouTube, de cinco webnovels realizadas por crianças de classe popular moradoras de uma comu- nidade na periferia urbana da cidade de São Paulo. Com esta iniciativa, buscamos verificar a hipótese teórico-metodológica da mídia-educação enquanto metodologia colaborativa na prática escolar transforma- dora. Questionam-se as denúncias que reduzem as tecnologias a um fenômeno meramente de mercado. Defende-se o uso das tecnologias digitais com as crianças como uma questão de direito à inclusão digital, de criatividade e de produção cultu- ral coletia. Apresentamos uma reflexão de caráter metodológico sobre uma pesquisa participante feita com trinta crianças em uma escola pública.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/69257
10.11606/issn.2316-9125.v18i1p111-120
url https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/69257
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-9125.v18i1p111-120
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/69257/71716
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação & Educação; v. 18 n. 1 (2013): Paradigmas interculturais e autogestão educativa; 111-120
Comunicação & Educação; Vol. 18 No. 1 (2013): Paradigmas interculturais e autogestão educativa; 111-120
Comunicação & Educação; Vol. 18 Núm. 1 (2013): Paradigmas interculturais e autogestão educativa; 111-120
2316-9125
0104-6829
reponame:Comunicação & Educação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Comunicação & Educação (Online)
collection Comunicação & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv comueduc@usp.br
_version_ 1797047091651936256