Educação para a comunicação e redes sociais: proposta de trabalho com a linguagem cinematográfica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cerigatto, Mariana Pícaro
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: de Almeida, Lígia Beatriz Carvalho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação & Educação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/108266
Resumo: As ferramentas digitais da Web 2.0 mudaram significativamente a nossa relação com a informação, como nos comunicamos com os outros e nossa experiência on-line. Diante disso, novas possibilidades de aprendizagem surgem. Paralelamente ao avanço das tecnologias em rede, podemos também citar a importância da educação para os meios de comunicação, a chamada educomunicação ou educação para a mídia, que se torna essencial para uma formação cidadã e autônoma. O objetivo deste artigo é apresentar uma proposta de atividades com a mídia-educação que utiliza as redes sociais, e mostrar que é possível trabalhar, através das redes, com conteúdos que visem à mídia-educação, sob uma ótica de aprendizagem colaborativa e interativa.
id USP-71_f53a3b52bb6b8ce342f43e5217b53ba7
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/108266
network_acronym_str USP-71
network_name_str Comunicação & Educação (Online)
repository_id_str
spelling Educação para a comunicação e redes sociais: proposta de trabalho com a linguagem cinematográficaredes sociaismídia- -educaçãoaprendizagem colaborativalinguagem cinematográficaEducação e Comunicaçãonovas tecnologias e educaçãoeducação para a mídiaAs ferramentas digitais da Web 2.0 mudaram significativamente a nossa relação com a informação, como nos comunicamos com os outros e nossa experiência on-line. Diante disso, novas possibilidades de aprendizagem surgem. Paralelamente ao avanço das tecnologias em rede, podemos também citar a importância da educação para os meios de comunicação, a chamada educomunicação ou educação para a mídia, que se torna essencial para uma formação cidadã e autônoma. O objetivo deste artigo é apresentar uma proposta de atividades com a mídia-educação que utiliza as redes sociais, e mostrar que é possível trabalhar, através das redes, com conteúdos que visem à mídia-educação, sob uma ótica de aprendizagem colaborativa e interativa.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2017-06-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/10826610.11606/issn.2316-9125.v22i1p53-61Comunicação & Educação; v. 22 n. 1 (2017): Mobilização, interfaces e diálogos educomunicativos; 53-61Comunicação & Educação; Vol. 22 No. 1 (2017): Mobilização, interfaces e diálogos educomunicativos; 53-61Comunicação & Educação; Vol. 22 Núm. 1 (2017): Mobilização, interfaces e diálogos educomunicativos; 53-612316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/108266/129444Copyright (c) 2017 Comunicação & Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCerigatto, Mariana Pícarode Almeida, Lígia Beatriz Carvalho2017-08-03T18:15:08Zoai:revistas.usp.br:article/108266Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:36:21.337152Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação para a comunicação e redes sociais: proposta de trabalho com a linguagem cinematográfica
title Educação para a comunicação e redes sociais: proposta de trabalho com a linguagem cinematográfica
spellingShingle Educação para a comunicação e redes sociais: proposta de trabalho com a linguagem cinematográfica
Cerigatto, Mariana Pícaro
redes sociais
mídia- -educação
aprendizagem colaborativa
linguagem cinematográfica
Educação e Comunicação
novas tecnologias e educação
educação para a mídia
title_short Educação para a comunicação e redes sociais: proposta de trabalho com a linguagem cinematográfica
title_full Educação para a comunicação e redes sociais: proposta de trabalho com a linguagem cinematográfica
title_fullStr Educação para a comunicação e redes sociais: proposta de trabalho com a linguagem cinematográfica
title_full_unstemmed Educação para a comunicação e redes sociais: proposta de trabalho com a linguagem cinematográfica
title_sort Educação para a comunicação e redes sociais: proposta de trabalho com a linguagem cinematográfica
author Cerigatto, Mariana Pícaro
author_facet Cerigatto, Mariana Pícaro
de Almeida, Lígia Beatriz Carvalho
author_role author
author2 de Almeida, Lígia Beatriz Carvalho
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cerigatto, Mariana Pícaro
de Almeida, Lígia Beatriz Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv redes sociais
mídia- -educação
aprendizagem colaborativa
linguagem cinematográfica
Educação e Comunicação
novas tecnologias e educação
educação para a mídia
topic redes sociais
mídia- -educação
aprendizagem colaborativa
linguagem cinematográfica
Educação e Comunicação
novas tecnologias e educação
educação para a mídia
description As ferramentas digitais da Web 2.0 mudaram significativamente a nossa relação com a informação, como nos comunicamos com os outros e nossa experiência on-line. Diante disso, novas possibilidades de aprendizagem surgem. Paralelamente ao avanço das tecnologias em rede, podemos também citar a importância da educação para os meios de comunicação, a chamada educomunicação ou educação para a mídia, que se torna essencial para uma formação cidadã e autônoma. O objetivo deste artigo é apresentar uma proposta de atividades com a mídia-educação que utiliza as redes sociais, e mostrar que é possível trabalhar, através das redes, com conteúdos que visem à mídia-educação, sob uma ótica de aprendizagem colaborativa e interativa.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/108266
10.11606/issn.2316-9125.v22i1p53-61
url https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/108266
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-9125.v22i1p53-61
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/108266/129444
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Comunicação & Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Comunicação & Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação & Educação; v. 22 n. 1 (2017): Mobilização, interfaces e diálogos educomunicativos; 53-61
Comunicação & Educação; Vol. 22 No. 1 (2017): Mobilização, interfaces e diálogos educomunicativos; 53-61
Comunicação & Educação; Vol. 22 Núm. 1 (2017): Mobilização, interfaces e diálogos educomunicativos; 53-61
2316-9125
0104-6829
reponame:Comunicação & Educação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Comunicação & Educação (Online)
collection Comunicação & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv comueduc@usp.br
_version_ 1797047092088143872