Educação para a comunicação e redes sociais: proposta de trabalho com a linguagem cinematográfica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/108266 |
Resumo: | As ferramentas digitais da Web 2.0 mudaram significativamente a nossa relação com a informação, como nos comunicamos com os outros e nossa experiência on-line. Diante disso, novas possibilidades de aprendizagem surgem. Paralelamente ao avanço das tecnologias em rede, podemos também citar a importância da educação para os meios de comunicação, a chamada educomunicação ou educação para a mídia, que se torna essencial para uma formação cidadã e autônoma. O objetivo deste artigo é apresentar uma proposta de atividades com a mídia-educação que utiliza as redes sociais, e mostrar que é possível trabalhar, através das redes, com conteúdos que visem à mídia-educação, sob uma ótica de aprendizagem colaborativa e interativa. |
id |
USP-71_f53a3b52bb6b8ce342f43e5217b53ba7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/108266 |
network_acronym_str |
USP-71 |
network_name_str |
Comunicação & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação para a comunicação e redes sociais: proposta de trabalho com a linguagem cinematográficaredes sociaismídia- -educaçãoaprendizagem colaborativalinguagem cinematográficaEducação e Comunicaçãonovas tecnologias e educaçãoeducação para a mídiaAs ferramentas digitais da Web 2.0 mudaram significativamente a nossa relação com a informação, como nos comunicamos com os outros e nossa experiência on-line. Diante disso, novas possibilidades de aprendizagem surgem. Paralelamente ao avanço das tecnologias em rede, podemos também citar a importância da educação para os meios de comunicação, a chamada educomunicação ou educação para a mídia, que se torna essencial para uma formação cidadã e autônoma. O objetivo deste artigo é apresentar uma proposta de atividades com a mídia-educação que utiliza as redes sociais, e mostrar que é possível trabalhar, através das redes, com conteúdos que visem à mídia-educação, sob uma ótica de aprendizagem colaborativa e interativa.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2017-06-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/10826610.11606/issn.2316-9125.v22i1p53-61Comunicação & Educação; v. 22 n. 1 (2017): Mobilização, interfaces e diálogos educomunicativos; 53-61Comunicação & Educação; Vol. 22 No. 1 (2017): Mobilização, interfaces e diálogos educomunicativos; 53-61Comunicação & Educação; Vol. 22 Núm. 1 (2017): Mobilização, interfaces e diálogos educomunicativos; 53-612316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/108266/129444Copyright (c) 2017 Comunicação & Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCerigatto, Mariana Pícarode Almeida, Lígia Beatriz Carvalho2017-08-03T18:15:08Zoai:revistas.usp.br:article/108266Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:36:21.337152Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação para a comunicação e redes sociais: proposta de trabalho com a linguagem cinematográfica |
title |
Educação para a comunicação e redes sociais: proposta de trabalho com a linguagem cinematográfica |
spellingShingle |
Educação para a comunicação e redes sociais: proposta de trabalho com a linguagem cinematográfica Cerigatto, Mariana Pícaro redes sociais mídia- -educação aprendizagem colaborativa linguagem cinematográfica Educação e Comunicação novas tecnologias e educação educação para a mídia |
title_short |
Educação para a comunicação e redes sociais: proposta de trabalho com a linguagem cinematográfica |
title_full |
Educação para a comunicação e redes sociais: proposta de trabalho com a linguagem cinematográfica |
title_fullStr |
Educação para a comunicação e redes sociais: proposta de trabalho com a linguagem cinematográfica |
title_full_unstemmed |
Educação para a comunicação e redes sociais: proposta de trabalho com a linguagem cinematográfica |
title_sort |
Educação para a comunicação e redes sociais: proposta de trabalho com a linguagem cinematográfica |
author |
Cerigatto, Mariana Pícaro |
author_facet |
Cerigatto, Mariana Pícaro de Almeida, Lígia Beatriz Carvalho |
author_role |
author |
author2 |
de Almeida, Lígia Beatriz Carvalho |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cerigatto, Mariana Pícaro de Almeida, Lígia Beatriz Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
redes sociais mídia- -educação aprendizagem colaborativa linguagem cinematográfica Educação e Comunicação novas tecnologias e educação educação para a mídia |
topic |
redes sociais mídia- -educação aprendizagem colaborativa linguagem cinematográfica Educação e Comunicação novas tecnologias e educação educação para a mídia |
description |
As ferramentas digitais da Web 2.0 mudaram significativamente a nossa relação com a informação, como nos comunicamos com os outros e nossa experiência on-line. Diante disso, novas possibilidades de aprendizagem surgem. Paralelamente ao avanço das tecnologias em rede, podemos também citar a importância da educação para os meios de comunicação, a chamada educomunicação ou educação para a mídia, que se torna essencial para uma formação cidadã e autônoma. O objetivo deste artigo é apresentar uma proposta de atividades com a mídia-educação que utiliza as redes sociais, e mostrar que é possível trabalhar, através das redes, com conteúdos que visem à mídia-educação, sob uma ótica de aprendizagem colaborativa e interativa. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-06-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/108266 10.11606/issn.2316-9125.v22i1p53-61 |
url |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/108266 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-9125.v22i1p53-61 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/108266/129444 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Comunicação & Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Comunicação & Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação & Educação; v. 22 n. 1 (2017): Mobilização, interfaces e diálogos educomunicativos; 53-61 Comunicação & Educação; Vol. 22 No. 1 (2017): Mobilização, interfaces e diálogos educomunicativos; 53-61 Comunicação & Educação; Vol. 22 Núm. 1 (2017): Mobilização, interfaces e diálogos educomunicativos; 53-61 2316-9125 0104-6829 reponame:Comunicação & Educação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Comunicação & Educação (Online) |
collection |
Comunicação & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
comueduc@usp.br |
_version_ |
1797047092088143872 |