EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS COM MÍDIA E EDUCAÇÃO: CAMINHOS PARA SUPERAR A ABORDAGEM INSTRUMENTAL E DESENVOLVER HABILIDADES CRÍTICAS-REFLEXIVAS SOBRE A CULTURA MIDIÁTICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em Revista |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/25791 |
Resumo: | Apesar dos calorosos debates sobre a relação entre mídia e educação no Brasil e no mundo, há materiais pedagógicos e metodologias de trabalho um tanto pulverizadas voltadas para essa área, que envolve apropriação e leitura crítica de elementos de linguagem, conhecimentos técnicos específicos e formação de critérios de julgamento que não se limitem a criticar o gosto do aluno pela cultura da mídia. Neste contexto, se insere o presente artigo, que traz subsídios para atividades de mídia e educação ao divulgar resultados de pesquisas empíricas que desenvolvem propostas didáticas de letramento midiático a partir de uma concepção crítica-reflexiva, ao aliar o aspecto de produção de mídia com a compreensão crítica das mensagens, a partir do estudo da linguagem audiovisual. Apresentam-se as técnicas pedagógicas mais usadas em mídia-educação, que valorizam a postura ativa do aluno em situações-problema da cultura midiática. Destaca-se que as atividades estão calcadas na experiência inglesa em media literay, através de autores como Hall, Buckingham e Lusted. A ideia foi testar essas abordagens já desenvolvidas no Reino Unido com alunos do Ensino Médio, na formação de professores e público universitário, no contexto brasileiro. Os resultados sugerem abordagens que não se limitem a visões instrumentalistas, considerando que a análise da linguagem, das narrativas, audiências e contexto social de produção pode ser um caminho para se refletir sobre as relações de poder entre mídiaesociedade. |
id |
UFMG-5_3abfc92f4414f099cf93a1f795f9f6d5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/25791 |
network_acronym_str |
UFMG-5 |
network_name_str |
Educação em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS COM MÍDIA E EDUCAÇÃO: CAMINHOS PARA SUPERAR A ABORDAGEM INSTRUMENTAL E DESENVOLVER HABILIDADES CRÍTICAS-REFLEXIVAS SOBRE A CULTURA MIDIÁTICAeducação para mídia, cultura midiática, linguagens midiáticasApesar dos calorosos debates sobre a relação entre mídia e educação no Brasil e no mundo, há materiais pedagógicos e metodologias de trabalho um tanto pulverizadas voltadas para essa área, que envolve apropriação e leitura crítica de elementos de linguagem, conhecimentos técnicos específicos e formação de critérios de julgamento que não se limitem a criticar o gosto do aluno pela cultura da mídia. Neste contexto, se insere o presente artigo, que traz subsídios para atividades de mídia e educação ao divulgar resultados de pesquisas empíricas que desenvolvem propostas didáticas de letramento midiático a partir de uma concepção crítica-reflexiva, ao aliar o aspecto de produção de mídia com a compreensão crítica das mensagens, a partir do estudo da linguagem audiovisual. Apresentam-se as técnicas pedagógicas mais usadas em mídia-educação, que valorizam a postura ativa do aluno em situações-problema da cultura midiática. Destaca-se que as atividades estão calcadas na experiência inglesa em media literay, através de autores como Hall, Buckingham e Lusted. A ideia foi testar essas abordagens já desenvolvidas no Reino Unido com alunos do Ensino Médio, na formação de professores e público universitário, no contexto brasileiro. Os resultados sugerem abordagens que não se limitem a visões instrumentalistas, considerando que a análise da linguagem, das narrativas, audiências e contexto social de produção pode ser um caminho para se refletir sobre as relações de poder entre mídiaesociedade.Educação em Revista 2022-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por Parespesquisaapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/25791Educação em Revista ; v. 38 (2022)1982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/25791/30845Copyright (c) 2022 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPicaro Cerigatto, Mariana2022-12-22T19:48:28Zoai:periodicos.ufmg.br:article/25791Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2022-12-22T19:48:28Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS COM MÍDIA E EDUCAÇÃO: CAMINHOS PARA SUPERAR A ABORDAGEM INSTRUMENTAL E DESENVOLVER HABILIDADES CRÍTICAS-REFLEXIVAS SOBRE A CULTURA MIDIÁTICA |
title |
EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS COM MÍDIA E EDUCAÇÃO: CAMINHOS PARA SUPERAR A ABORDAGEM INSTRUMENTAL E DESENVOLVER HABILIDADES CRÍTICAS-REFLEXIVAS SOBRE A CULTURA MIDIÁTICA |
spellingShingle |
EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS COM MÍDIA E EDUCAÇÃO: CAMINHOS PARA SUPERAR A ABORDAGEM INSTRUMENTAL E DESENVOLVER HABILIDADES CRÍTICAS-REFLEXIVAS SOBRE A CULTURA MIDIÁTICA Picaro Cerigatto, Mariana educação para mídia, cultura midiática, linguagens midiáticas |
title_short |
EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS COM MÍDIA E EDUCAÇÃO: CAMINHOS PARA SUPERAR A ABORDAGEM INSTRUMENTAL E DESENVOLVER HABILIDADES CRÍTICAS-REFLEXIVAS SOBRE A CULTURA MIDIÁTICA |
title_full |
EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS COM MÍDIA E EDUCAÇÃO: CAMINHOS PARA SUPERAR A ABORDAGEM INSTRUMENTAL E DESENVOLVER HABILIDADES CRÍTICAS-REFLEXIVAS SOBRE A CULTURA MIDIÁTICA |
title_fullStr |
EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS COM MÍDIA E EDUCAÇÃO: CAMINHOS PARA SUPERAR A ABORDAGEM INSTRUMENTAL E DESENVOLVER HABILIDADES CRÍTICAS-REFLEXIVAS SOBRE A CULTURA MIDIÁTICA |
title_full_unstemmed |
EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS COM MÍDIA E EDUCAÇÃO: CAMINHOS PARA SUPERAR A ABORDAGEM INSTRUMENTAL E DESENVOLVER HABILIDADES CRÍTICAS-REFLEXIVAS SOBRE A CULTURA MIDIÁTICA |
title_sort |
EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS COM MÍDIA E EDUCAÇÃO: CAMINHOS PARA SUPERAR A ABORDAGEM INSTRUMENTAL E DESENVOLVER HABILIDADES CRÍTICAS-REFLEXIVAS SOBRE A CULTURA MIDIÁTICA |
author |
Picaro Cerigatto, Mariana |
author_facet |
Picaro Cerigatto, Mariana |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Picaro Cerigatto, Mariana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação para mídia, cultura midiática, linguagens midiáticas |
topic |
educação para mídia, cultura midiática, linguagens midiáticas |
description |
Apesar dos calorosos debates sobre a relação entre mídia e educação no Brasil e no mundo, há materiais pedagógicos e metodologias de trabalho um tanto pulverizadas voltadas para essa área, que envolve apropriação e leitura crítica de elementos de linguagem, conhecimentos técnicos específicos e formação de critérios de julgamento que não se limitem a criticar o gosto do aluno pela cultura da mídia. Neste contexto, se insere o presente artigo, que traz subsídios para atividades de mídia e educação ao divulgar resultados de pesquisas empíricas que desenvolvem propostas didáticas de letramento midiático a partir de uma concepção crítica-reflexiva, ao aliar o aspecto de produção de mídia com a compreensão crítica das mensagens, a partir do estudo da linguagem audiovisual. Apresentam-se as técnicas pedagógicas mais usadas em mídia-educação, que valorizam a postura ativa do aluno em situações-problema da cultura midiática. Destaca-se que as atividades estão calcadas na experiência inglesa em media literay, através de autores como Hall, Buckingham e Lusted. A ideia foi testar essas abordagens já desenvolvidas no Reino Unido com alunos do Ensino Médio, na formação de professores e público universitário, no contexto brasileiro. Os resultados sugerem abordagens que não se limitem a visões instrumentalistas, considerando que a análise da linguagem, das narrativas, audiências e contexto social de produção pode ser um caminho para se refletir sobre as relações de poder entre mídiaesociedade. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Peer reviewed Revisado por pares Avaliado por Pares pesquisa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/25791 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/25791 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/25791/30845 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Educação em Revista |
publisher.none.fl_str_mv |
Educação em Revista |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Revista ; v. 38 (2022) 1982-6621 0102-4698 reponame:Educação em Revista instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Educação em Revista |
collection |
Educação em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br |
_version_ |
1799711122595512320 |