Contratos comunicativos no ensino formal e no jornalismo: uma análise comparativa entre agências socializadoras de conhecimentos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meditsch, Eduardo
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Kronbauer, Janaíne
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação & Educação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/172595
Resumo: This article adopts the perspective of Educommunication of emphasizing the increasing importance of the media as a knowledge socialization agency, parallel to the school, and the potential of the comparative method to elucidate similarities and differences between its gnoseological practices. For such purpose, it observes Formal Education and Journalism as communicational phenomena, and points out some similarities and divergences between the characteristics of both, considering the elements of the Communicative Contract as defined by Patrick Charaudeau. The results, although limited by the space and scope of the study, show the potential of unveiling the characteristics of the knowledge socialization agencies studied in the scope of Educommunication, when it dialogues, in its multidisciplinary perspective, with specialized areas of Communication, in this case, Journalism Studies.
id USP-71_ffaae79378f8ba823c8580c773ae4b32
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/172595
network_acronym_str USP-71
network_name_str Comunicação & Educação (Online)
repository_id_str
spelling Contratos comunicativos no ensino formal e no jornalismo: uma análise comparativa entre agências socializadoras de conhecimentosContratos comunicativos no ensino formal e no jornalismo: uma análise comparativa entre agências socializadoras de conhecimentosJournalismFormal educationCommunicative contractKnowledge socializationComparative analysisJornalismoEnsino formalContrato comunicativoSocialização de conhecimentoAnálise comparativaThis article adopts the perspective of Educommunication of emphasizing the increasing importance of the media as a knowledge socialization agency, parallel to the school, and the potential of the comparative method to elucidate similarities and differences between its gnoseological practices. For such purpose, it observes Formal Education and Journalism as communicational phenomena, and points out some similarities and divergences between the characteristics of both, considering the elements of the Communicative Contract as defined by Patrick Charaudeau. The results, although limited by the space and scope of the study, show the potential of unveiling the characteristics of the knowledge socialization agencies studied in the scope of Educommunication, when it dialogues, in its multidisciplinary perspective, with specialized areas of Communication, in this case, Journalism Studies.Este artigo parte da tradição da Educomunicação em salientar a crescente importância da mídia como agência socializadora de conhecimentos paralela à Escola e do potencial do método comparativo para elucidar semelhanças e diferenças entre suas práticas gnosiológicas. Para tanto, recupera a perspectiva de observar o Ensino Formal e o Jornalismo como fenômenos comunicacionais, e aponta algumas semelhanças e divergências entre as características de ambos a partir dos elementos do Contrato Comunicativo tal como definido por Patrick Charaudeau. Os resultados encontrados, ainda que limitados pelo espaço e pelo escopo do trabalho, demonstram o potencial de avanço no desvendamento das características das agências de socialização do conhecimento estudadas no âmbito da Educomunicação, quando esta dialoga, em sua perspectiva multidisciplinar, com áreas especializadas da Comunicação como, no caso, os Estudos de Jornalismo.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2021-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/17259510.11606/issn.2316-9125.v26i1p42-53Comunicação & Educação; v. 26 n. 1 (2021): Explorações teórico-educomunicativas e o ensino de jornalismo, moda, arte e saúde; 42-53Comunicação & Educação; Vol. 26 No. 1 (2021): Explorações teórico-educomunicativas e o ensino de jornalismo, moda, arte e saúde; 42-53Comunicação & Educação; Vol. 26 Núm. 1 (2021): Explorações teórico-educomunicativas e o ensino de jornalismo, moda, arte e saúde; 42-532316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/172595/173989Copyright (c) 2021 Eduardo Meditsch, Janaíne Kronbauerhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMeditsch, EduardoKronbauer, Janaíne2021-07-15T20:34:19Zoai:revistas.usp.br:article/172595Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:36:31.129717Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Contratos comunicativos no ensino formal e no jornalismo: uma análise comparativa entre agências socializadoras de conhecimentos
Contratos comunicativos no ensino formal e no jornalismo: uma análise comparativa entre agências socializadoras de conhecimentos
title Contratos comunicativos no ensino formal e no jornalismo: uma análise comparativa entre agências socializadoras de conhecimentos
spellingShingle Contratos comunicativos no ensino formal e no jornalismo: uma análise comparativa entre agências socializadoras de conhecimentos
Meditsch, Eduardo
Journalism
Formal education
Communicative contract
Knowledge socialization
Comparative analysis
Jornalismo
Ensino formal
Contrato comunicativo
Socialização de conhecimento
Análise comparativa
title_short Contratos comunicativos no ensino formal e no jornalismo: uma análise comparativa entre agências socializadoras de conhecimentos
title_full Contratos comunicativos no ensino formal e no jornalismo: uma análise comparativa entre agências socializadoras de conhecimentos
title_fullStr Contratos comunicativos no ensino formal e no jornalismo: uma análise comparativa entre agências socializadoras de conhecimentos
title_full_unstemmed Contratos comunicativos no ensino formal e no jornalismo: uma análise comparativa entre agências socializadoras de conhecimentos
title_sort Contratos comunicativos no ensino formal e no jornalismo: uma análise comparativa entre agências socializadoras de conhecimentos
author Meditsch, Eduardo
author_facet Meditsch, Eduardo
Kronbauer, Janaíne
author_role author
author2 Kronbauer, Janaíne
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Meditsch, Eduardo
Kronbauer, Janaíne
dc.subject.por.fl_str_mv Journalism
Formal education
Communicative contract
Knowledge socialization
Comparative analysis
Jornalismo
Ensino formal
Contrato comunicativo
Socialização de conhecimento
Análise comparativa
topic Journalism
Formal education
Communicative contract
Knowledge socialization
Comparative analysis
Jornalismo
Ensino formal
Contrato comunicativo
Socialização de conhecimento
Análise comparativa
description This article adopts the perspective of Educommunication of emphasizing the increasing importance of the media as a knowledge socialization agency, parallel to the school, and the potential of the comparative method to elucidate similarities and differences between its gnoseological practices. For such purpose, it observes Formal Education and Journalism as communicational phenomena, and points out some similarities and divergences between the characteristics of both, considering the elements of the Communicative Contract as defined by Patrick Charaudeau. The results, although limited by the space and scope of the study, show the potential of unveiling the characteristics of the knowledge socialization agencies studied in the scope of Educommunication, when it dialogues, in its multidisciplinary perspective, with specialized areas of Communication, in this case, Journalism Studies.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/172595
10.11606/issn.2316-9125.v26i1p42-53
url https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/172595
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-9125.v26i1p42-53
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/172595/173989
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Eduardo Meditsch, Janaíne Kronbauer
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Eduardo Meditsch, Janaíne Kronbauer
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação & Educação; v. 26 n. 1 (2021): Explorações teórico-educomunicativas e o ensino de jornalismo, moda, arte e saúde; 42-53
Comunicação & Educação; Vol. 26 No. 1 (2021): Explorações teórico-educomunicativas e o ensino de jornalismo, moda, arte e saúde; 42-53
Comunicação & Educação; Vol. 26 Núm. 1 (2021): Explorações teórico-educomunicativas e o ensino de jornalismo, moda, arte e saúde; 42-53
2316-9125
0104-6829
reponame:Comunicação & Educação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Comunicação & Educação (Online)
collection Comunicação & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv comueduc@usp.br
_version_ 1797047092674297856