O ensino de relações públicas no Brasil em relação às tecnologias digitais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Organicom (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139213 |
Resumo: | As relações públicas completam, agora em 2014, cem anos no Brasil, sendo 47 na área do ensino. Este artigo discute o ensino da área no país em relação às tecnologias digitais. Discorre-se sobre a importância de repensar os currículos de maneira que possam atender à nova realidade enfrentada pelos egressos no que tange às tecnologias digitais, a partir das demandas e expectativas atuais do mundo do trabalho. Partimos do pressuposto de que o ensino não está preparando o acadêmico da área adequadamente para o cenário digital. A inserção de uma formação digital nos cursos brasileiros constitui um desafio, sendo ainda um processo isolado e incipiente. Enquanto isso, no mundo do trabalho, os egressos devem saber gerenciar a comunicação digital. |
id |
USP-72_0615a5e810c74666edf0a1c06feae433 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/139213 |
network_acronym_str |
USP-72 |
network_name_str |
Organicom (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino de relações públicas no Brasil em relação às tecnologias digitaisThe teaching of public relations in Brazil in relation to the digital technologiesLa enseãnza de relaciones públicas en relación a las tecnologías digitalesEnseñanza de relaciones públicas. Tecnologías digitales. Formación.Teaching public relations. Digital technologies. Skills development.Ensino de relações públicas. Tecnologias digitais. Formação.As relações públicas completam, agora em 2014, cem anos no Brasil, sendo 47 na área do ensino. Este artigo discute o ensino da área no país em relação às tecnologias digitais. Discorre-se sobre a importância de repensar os currículos de maneira que possam atender à nova realidade enfrentada pelos egressos no que tange às tecnologias digitais, a partir das demandas e expectativas atuais do mundo do trabalho. Partimos do pressuposto de que o ensino não está preparando o acadêmico da área adequadamente para o cenário digital. A inserção de uma formação digital nos cursos brasileiros constitui um desafio, sendo ainda um processo isolado e incipiente. Enquanto isso, no mundo do trabalho, os egressos devem saber gerenciar a comunicação digital. Currently, in 2014, public relations completes one hundred years in Brazil, of which 47 in the area of teaching. This article discusses the teaching of the area in our land in relation to the digital technologies. One discusses the importance of rethinking the curricula in a way that can cope with the new reality faced by graduates concerning the digital technologies, using the current demands and expectations of the working world. We begin by assuming that the teaching is not preparing adequately the student of the area for the digital scenario. The inclusion of digital skills in Brazilian courses is a true challenge, inasmuch as it is still an isolated and incipient process. Meanwhile, in the working world the graduates of the area must learn how to manage digital communication.Las relaciones públicas completan, en 2014, cien años en el Brasil, siendo 47 en el área de la enseñanza. El presente artículo discute la enseñanza de relaciones públicas en Brasil en relación a las tecnologías digitales. En ese sentido discurre sobre la importancia de repensar los currículos de manera que puedan atender a la nueva realidad enfrentada por los graduados en lo que concierne a las tecnologías digitales, a partir de las demandas y expectativas actuales del mundo del trabajo. Partimos de la suposición que la enseñanza de relaciones públicas en Brasil no está preparando al académico del área adecuadamente para el escenario digital. La inserción de una formación digital en los cursos brasileros constituye un desafío y aún está en un proceso aislado e incipiente. Mientras tanto, en el mundo laboral, los egresados del área deben saber administrar la comunicación digital.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2014-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/13921310.11606/issn.2238-2593.organicom.2014.139213Organicom; v. 11 n. 20 (2014): Memória Institucional, Narrativas e Storytelling; 14-232238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139213/134555Copyright (c) 2017 Organicominfo:eu-repo/semantics/openAccessRhoden, ValmorRhoden, Juliana Lima Moreira2017-11-08T15:06:54Zoai:revistas.usp.br:article/139213Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-01-13T10:35:35.159197Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino de relações públicas no Brasil em relação às tecnologias digitais The teaching of public relations in Brazil in relation to the digital technologies La enseãnza de relaciones públicas en relación a las tecnologías digitales |
title |
O ensino de relações públicas no Brasil em relação às tecnologias digitais |
spellingShingle |
O ensino de relações públicas no Brasil em relação às tecnologias digitais Rhoden, Valmor Enseñanza de relaciones públicas. Tecnologías digitales. Formación. Teaching public relations. Digital technologies. Skills development. Ensino de relações públicas. Tecnologias digitais. Formação. |
title_short |
O ensino de relações públicas no Brasil em relação às tecnologias digitais |
title_full |
O ensino de relações públicas no Brasil em relação às tecnologias digitais |
title_fullStr |
O ensino de relações públicas no Brasil em relação às tecnologias digitais |
title_full_unstemmed |
O ensino de relações públicas no Brasil em relação às tecnologias digitais |
title_sort |
O ensino de relações públicas no Brasil em relação às tecnologias digitais |
author |
Rhoden, Valmor |
author_facet |
Rhoden, Valmor Rhoden, Juliana Lima Moreira |
author_role |
author |
author2 |
Rhoden, Juliana Lima Moreira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rhoden, Valmor Rhoden, Juliana Lima Moreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enseñanza de relaciones públicas. Tecnologías digitales. Formación. Teaching public relations. Digital technologies. Skills development. Ensino de relações públicas. Tecnologias digitais. Formação. |
topic |
Enseñanza de relaciones públicas. Tecnologías digitales. Formación. Teaching public relations. Digital technologies. Skills development. Ensino de relações públicas. Tecnologias digitais. Formação. |
description |
As relações públicas completam, agora em 2014, cem anos no Brasil, sendo 47 na área do ensino. Este artigo discute o ensino da área no país em relação às tecnologias digitais. Discorre-se sobre a importância de repensar os currículos de maneira que possam atender à nova realidade enfrentada pelos egressos no que tange às tecnologias digitais, a partir das demandas e expectativas atuais do mundo do trabalho. Partimos do pressuposto de que o ensino não está preparando o acadêmico da área adequadamente para o cenário digital. A inserção de uma formação digital nos cursos brasileiros constitui um desafio, sendo ainda um processo isolado e incipiente. Enquanto isso, no mundo do trabalho, os egressos devem saber gerenciar a comunicação digital. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-06-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139213 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2014.139213 |
url |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139213 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2238-2593.organicom.2014.139213 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139213/134555 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Organicom info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Organicom |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Organicom; v. 11 n. 20 (2014): Memória Institucional, Narrativas e Storytelling; 14-23 2238-2593 1807-1236 reponame:Organicom (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Organicom (Online) |
collection |
Organicom (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaorganicom@usp.br |
_version_ |
1797047109756649473 |