Estudo sobre comunicação organizacional em empresas belorizontinas: discurso para público ou diálogo com stakeholders?
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Organicom (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/138987 |
Resumo: | Este trabalho apresenta pesquisa realizada em 2007, no UNI-BH, com o objetivo de melhor compreender as características da comunicação das organizações. Empiricamente, buscou-se conhecer como e com quais objetivos empresas localizadas em Belo Horizonte, trabalhariam seus processos comunicacionais. Os resultados confirmam que, embora os discursos apontem para uma comunicação mais dialógica e participativa, as práticas continuariam prescrevendo velhas fórmulas em que se configuraria uma comunicação muito linear, com menor ênfase nas possibilidades de efetiva intervenção na realidade dos envolvidos. |
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Estudo sobre comunicação organizacional em empresas belorizontinas: discurso para público ou diálogo com stakeholders?Estudo sobre comunicação organizacional em empresas belorizontinas: discurso para público ou diálogo com stakeholders?Estudo sobre comunicação organizacional em empresas belorizontinas: discurso para público ou diálogo com stakeholders?Organizational communication. Discourse. Dialogue. Stakeholders.Comunicación organizacional. Discurso. Diálogo. Stakeholders.Comunicação organizacional. Discurso. Diálogo. Stakeholders.Este trabalho apresenta pesquisa realizada em 2007, no UNI-BH, com o objetivo de melhor compreender as características da comunicação das organizações. Empiricamente, buscou-se conhecer como e com quais objetivos empresas localizadas em Belo Horizonte, trabalhariam seus processos comunicacionais. Os resultados confirmam que, embora os discursos apontem para uma comunicação mais dialógica e participativa, as práticas continuariam prescrevendo velhas fórmulas em que se configuraria uma comunicação muito linear, com menor ênfase nas possibilidades de efetiva intervenção na realidade dos envolvidos.Se presenta una investigación realizada en 2007 en la UNI-BH, con el fin de comprender mejor las características de la comunicación en las organizaciones. Empíricamente se buscó conocer cómo y con qué objetivos las empresas ubicadas en Belo Horizonte trabajarían sus procesos de comunicación. Los resultados confirman que, aunque los discursos apunten a una comunicación más dialógica y participativa, las viejas prácticas continúan prescribiendo fórmulas, que establecieron una comunicación muy lineal, con menos énfasis en las posibilidades para una intervención efectiva en la realidad de las personas involucradas.This work presents research conducted in 2007 at UNI-BH, with the purpose of having a better understanding of the characteristics of organizational communication. Empirically, it aimed at identifying how and with what purposes would companies established in Belo Horizonte develop their communication processes. The results confirmed that, although the discourses point to more dialogic and participative communication, the practices continue to prescribe old formulae through which a very linear communication is characterized, with less emphasis on the possibilities of effective intervention in the reality of those involved in the communication process.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2008-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/13898710.11606/issn.2238-2593.organicom.2008.138987Organicom; v. 5 n. 9 (2008): Discurso Institucional, Linguagem e Retórica; 101-1172238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/138987/134335Copyright (c) 2017 Organicominfo:eu-repo/semantics/openAccessVilaça, Wilma Pereira Tinoco2017-11-01T10:35:20Zoai:revistas.usp.br:article/138987Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-01-13T10:35:22.892904Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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