Comunicação, Agenda 2030 da ONU e Organizações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Herrera Echenique, Raúl
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organicom (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/198084
Resumo: O artigo descreve o estado de desenvolvimento da comunicação como um contributo para a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas em sustentabilidade e o seu impacto nas organizações. A metodologia foi qualitativa, transversal e descritiva/hermenêutica, aplicada a entrevistas semiestruturadas a especialistas latino-americanos em comunicação e sustentabilidade. Conclui-se que há um impacto maior nas grandes empresas, onde mais discurso do que ação se destaca. A comunicação é fundamental e a sustentabilidade tem de ser desenvolvida. Há outras questões emergentes, como as exigências sociais.
id USP-72_081c1cb1fda54f1b6af3150e1927e3fe
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/198084
network_acronym_str USP-72
network_name_str Organicom (Online)
repository_id_str
spelling Comunicação, Agenda 2030 da ONU e OrganizaçõesComunicación, Agenda 2030 de la ONU y OrganizacionesCommunication, UN 2030 Agenda and OrganizationsONUSostenibilidadComunicaciónDesarrollo sostenibleOrganizaciónSustentabilidadeDesenvolvimento sustentávelOrganizaçãoONUComunicaçãoUNSustainabilityCommunicationSustainable developmentOrganizationO artigo descreve o estado de desenvolvimento da comunicação como um contributo para a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas em sustentabilidade e o seu impacto nas organizações. A metodologia foi qualitativa, transversal e descritiva/hermenêutica, aplicada a entrevistas semiestruturadas a especialistas latino-americanos em comunicação e sustentabilidade. Conclui-se que há um impacto maior nas grandes empresas, onde mais discurso do que ação se destaca. A comunicação é fundamental e a sustentabilidade tem de ser desenvolvida. Há outras questões emergentes, como as exigências sociais.El presente artículo tiene el objetivo de describir el estado de desarrollo de la comunicación en tanto aporte a la agenda 2030 de Organización de Naciones Unidas en sostenibilidad y su posible impacto en las organizaciones. Se planteó la pregunta central de investigación, ¿cuál será el estado de avance de los objetivos de desarrollo sostenible planteados por la ONU para ser cumplidos al 2030. La metodología que se utilizó fue cualitativa, transversal y descriptiva/hermenéutica, la que se construyó a partir de información de primera fuente y basado en un conjunto de cinco entrevistas semiestructuradas a expertas latinoamericanas en comunicación y sostenibilidad. Se llega a la conclusión que hay un mayor impacto en grandes empresas, ya que son presionadas por el contexto que presenta nuevas demandas. En cuanto a compromiso, habría más discurso y menos acción. La comunicación se transforma en fundamental para las organizaciones como vehículo de información y posibilidad de relacionamiento con audiencias. Un compromiso claro y sostenido de las organizaciones suma reputación a ellas. Es central desarrollar una cultura de sostenibilidad para asentar su desarrollo y cumplimiento en el tiempo. Finalmente, bienestar, salud, ética, co-creación, libertades y derechos humanos, serían temáticas emergentes que ya están presentes como demandas socialesThis article aims to describe the state of development of communication as a contribution to the 2030 agenda of the United Nations Organization in  sustainability and its possible impact on organizations. The central research question was raised, what will be the state of progress of the sustainable development goals set by the UN to be met by 2030.The methodology used was qualitative, transversal and descriptive/hermeneutic, which was constructed from first-source information and based on a set of five semi-structured interviews with Latin American experts in communication and sustainability. It is concluded that there is a greater impact on large companies, as they are pressured by the context that presents new demands. In terms of compromise, there would be more discourse and less action. Communication becomes fundamental for organizations as a vehicle for information and possibility of relationship with audiences. A clear and sustained commitment of organizations adds reputation to them. It is central to develop a culture of sustainability to establish its development and compliance over time. Finally, well-being, health, ethics, co-creation, freedoms and human rights, would be emerging issues that are already present as social demands.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2022-11-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/19808410.11606/issn.2238-2593.organicom.2022.198084Organicom; v. 19 n. 39 (2022): Comunicação, Agenda 2030 da ONU e Organizações.; 131-1442238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/198084/188232https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/198084/191687Copyright (c) 2022 Raúl Herrera Echeniquehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessHerrera Echenique, RaúlHerrera Echenique, Raúl2023-02-24T16:55:06Zoai:revistas.usp.br:article/198084Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-02-24T16:55:06Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Comunicação, Agenda 2030 da ONU e Organizações
Comunicación, Agenda 2030 de la ONU y Organizaciones
Communication, UN 2030 Agenda and Organizations
title Comunicação, Agenda 2030 da ONU e Organizações
spellingShingle Comunicação, Agenda 2030 da ONU e Organizações
Herrera Echenique, Raúl
ONU
Sostenibilidad
Comunicación
Desarrollo sostenible
Organización
Sustentabilidade
Desenvolvimento sustentável
Organização
ONU
Comunicação
UN
Sustainability
Communication
Sustainable development
Organization
title_short Comunicação, Agenda 2030 da ONU e Organizações
title_full Comunicação, Agenda 2030 da ONU e Organizações
title_fullStr Comunicação, Agenda 2030 da ONU e Organizações
title_full_unstemmed Comunicação, Agenda 2030 da ONU e Organizações
title_sort Comunicação, Agenda 2030 da ONU e Organizações
author Herrera Echenique, Raúl
author_facet Herrera Echenique, Raúl
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Herrera Echenique, Raúl
Herrera Echenique, Raúl
dc.subject.por.fl_str_mv ONU
Sostenibilidad
Comunicación
Desarrollo sostenible
Organización
Sustentabilidade
Desenvolvimento sustentável
Organização
ONU
Comunicação
UN
Sustainability
Communication
Sustainable development
Organization
topic ONU
Sostenibilidad
Comunicación
Desarrollo sostenible
Organización
Sustentabilidade
Desenvolvimento sustentável
Organização
ONU
Comunicação
UN
Sustainability
Communication
Sustainable development
Organization
description O artigo descreve o estado de desenvolvimento da comunicação como um contributo para a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas em sustentabilidade e o seu impacto nas organizações. A metodologia foi qualitativa, transversal e descritiva/hermenêutica, aplicada a entrevistas semiestruturadas a especialistas latino-americanos em comunicação e sustentabilidade. Conclui-se que há um impacto maior nas grandes empresas, onde mais discurso do que ação se destaca. A comunicação é fundamental e a sustentabilidade tem de ser desenvolvida. Há outras questões emergentes, como as exigências sociais.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/198084
10.11606/issn.2238-2593.organicom.2022.198084
url https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/198084
identifier_str_mv 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2022.198084
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/198084/188232
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/198084/191687
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Raúl Herrera Echenique
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Raúl Herrera Echenique
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Organicom; v. 19 n. 39 (2022): Comunicação, Agenda 2030 da ONU e Organizações.; 131-144
2238-2593
1807-1236
reponame:Organicom (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Organicom (Online)
collection Organicom (Online)
repository.name.fl_str_mv Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistaorganicom@usp.br
_version_ 1797047107920592896