A relação entre adultos na perspectiva da aprendizagem na universidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Masetto, Marcos Tarciso
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organicom (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/166651
Resumo: Diante das inovações do ensino superior, questionamos: como compreender a atuação, os papéis, as atitudes de professores e alunos, sujeitos do processo de aprendizagem no ensino superior? Objetivando buscar responder a este questionamento, analisamos dois aspectos: o resgate do processo de aprendizagem e a valorização da relação adulta entre professor e aluno, por meio da abordagem qualitativa, empregando o estudo bibliográfico e um levantamento de nossas experiências docentes no ensino superior nas últimas décadas, publicadas em artigos e livros.
id USP-72_0bfff46863a5c5cac65be1e7e3c7e0e8
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/166651
network_acronym_str USP-72
network_name_str Organicom (Online)
repository_id_str
spelling A relação entre adultos na perspectiva da aprendizagem na universidadeThe relationship between adults from the perspective of learning at the universityLa relación entre los adultos desde la perspectiva del aprendizaje en la universidadInnovationUniversity educationLearningAndragogiaPedagogical practicesInnovacionEducación superiorAprendizajeAndragog[iaPracticas pedagogicasInovaçãoEnsino superiorAprendizagemAndragogiaPráticas pedagógicasDiante das inovações do ensino superior, questionamos: como compreender a atuação, os papéis, as atitudes de professores e alunos, sujeitos do processo de aprendizagem no ensino superior? Objetivando buscar responder a este questionamento, analisamos dois aspectos: o resgate do processo de aprendizagem e a valorização da relação adulta entre professor e aluno, por meio da abordagem qualitativa, empregando o estudo bibliográfico e um levantamento de nossas experiências docentes no ensino superior nas últimas décadas, publicadas em artigos e livros.Dadas las innovaciones de la educación superior, nos preguntamos: ¿cómo entender el desempeño, los roles, las actitudes de los profesores y estudiantes, las asignaturas de los procesos de innovación en la educación superior? Con el objetivo de responder a esta pregunta, analizamos dos aspectos: el rescate del proceso de aprendizaje y la valorización de la relación de adultos entre profesor y alumno, a través del enfoque cualitativo, empleando el estudio bibliográfico y una encuesta de nuestras experiencias docentes en educación superior en las últimas décadas, publicadas en artículos y libros.Given the innovations of university education, we question: how to understand the performance, roles, attitudes of teachers and students, the subjects of innovation processes in higher education? Aiming to answer this question, we analyzed two aspects: the rescue of the learning process and the valorization of the adult relationship between teacher and student, through the qualitative approach, employing the bibliographic study and a survey of our teaching experiences in higher education in recent decades, published in articles and books.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2020-06-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/16665110.11606/issn.2238-2593.organicom.17.166651Organicom; v. 17 n. 32 (2020): Formação de professores e práticas pedagógicas emergentes na área da comunicação2238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/166651/161248Copyright (c) 2020 Marcos Tarciso Masettoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMasetto, Marcos Tarciso2020-06-23T13:12:28Zoai:revistas.usp.br:article/166651Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-01-13T10:35:51.876614Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A relação entre adultos na perspectiva da aprendizagem na universidade
The relationship between adults from the perspective of learning at the university
La relación entre los adultos desde la perspectiva del aprendizaje en la universidad
title A relação entre adultos na perspectiva da aprendizagem na universidade
spellingShingle A relação entre adultos na perspectiva da aprendizagem na universidade
Masetto, Marcos Tarciso
Innovation
University education
Learning
Andragogia
Pedagogical practices
Innovacion
Educación superior
Aprendizaje
Andragog[ia
Practicas pedagogicas
Inovação
Ensino superior
Aprendizagem
Andragogia
Práticas pedagógicas
title_short A relação entre adultos na perspectiva da aprendizagem na universidade
title_full A relação entre adultos na perspectiva da aprendizagem na universidade
title_fullStr A relação entre adultos na perspectiva da aprendizagem na universidade
title_full_unstemmed A relação entre adultos na perspectiva da aprendizagem na universidade
title_sort A relação entre adultos na perspectiva da aprendizagem na universidade
author Masetto, Marcos Tarciso
author_facet Masetto, Marcos Tarciso
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Masetto, Marcos Tarciso
dc.subject.por.fl_str_mv Innovation
University education
Learning
Andragogia
Pedagogical practices
Innovacion
Educación superior
Aprendizaje
Andragog[ia
Practicas pedagogicas
Inovação
Ensino superior
Aprendizagem
Andragogia
Práticas pedagógicas
topic Innovation
University education
Learning
Andragogia
Pedagogical practices
Innovacion
Educación superior
Aprendizaje
Andragog[ia
Practicas pedagogicas
Inovação
Ensino superior
Aprendizagem
Andragogia
Práticas pedagógicas
description Diante das inovações do ensino superior, questionamos: como compreender a atuação, os papéis, as atitudes de professores e alunos, sujeitos do processo de aprendizagem no ensino superior? Objetivando buscar responder a este questionamento, analisamos dois aspectos: o resgate do processo de aprendizagem e a valorização da relação adulta entre professor e aluno, por meio da abordagem qualitativa, empregando o estudo bibliográfico e um levantamento de nossas experiências docentes no ensino superior nas últimas décadas, publicadas em artigos e livros.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/166651
10.11606/issn.2238-2593.organicom.17.166651
url https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/166651
identifier_str_mv 10.11606/issn.2238-2593.organicom.17.166651
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/166651/161248
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Marcos Tarciso Masetto
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Marcos Tarciso Masetto
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Organicom; v. 17 n. 32 (2020): Formação de professores e práticas pedagógicas emergentes na área da comunicação
2238-2593
1807-1236
reponame:Organicom (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Organicom (Online)
collection Organicom (Online)
repository.name.fl_str_mv Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistaorganicom@usp.br
_version_ 1797047111249821696