A relação entre adultos na perspectiva da aprendizagem na universidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Organicom (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/166651 |
Resumo: | Diante das inovações do ensino superior, questionamos: como compreender a atuação, os papéis, as atitudes de professores e alunos, sujeitos do processo de aprendizagem no ensino superior? Objetivando buscar responder a este questionamento, analisamos dois aspectos: o resgate do processo de aprendizagem e a valorização da relação adulta entre professor e aluno, por meio da abordagem qualitativa, empregando o estudo bibliográfico e um levantamento de nossas experiências docentes no ensino superior nas últimas décadas, publicadas em artigos e livros. |
id |
USP-72_0bfff46863a5c5cac65be1e7e3c7e0e8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/166651 |
network_acronym_str |
USP-72 |
network_name_str |
Organicom (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A relação entre adultos na perspectiva da aprendizagem na universidadeThe relationship between adults from the perspective of learning at the universityLa relación entre los adultos desde la perspectiva del aprendizaje en la universidadInnovationUniversity educationLearningAndragogiaPedagogical practicesInnovacionEducación superiorAprendizajeAndragog[iaPracticas pedagogicasInovaçãoEnsino superiorAprendizagemAndragogiaPráticas pedagógicasDiante das inovações do ensino superior, questionamos: como compreender a atuação, os papéis, as atitudes de professores e alunos, sujeitos do processo de aprendizagem no ensino superior? Objetivando buscar responder a este questionamento, analisamos dois aspectos: o resgate do processo de aprendizagem e a valorização da relação adulta entre professor e aluno, por meio da abordagem qualitativa, empregando o estudo bibliográfico e um levantamento de nossas experiências docentes no ensino superior nas últimas décadas, publicadas em artigos e livros.Dadas las innovaciones de la educación superior, nos preguntamos: ¿cómo entender el desempeño, los roles, las actitudes de los profesores y estudiantes, las asignaturas de los procesos de innovación en la educación superior? Con el objetivo de responder a esta pregunta, analizamos dos aspectos: el rescate del proceso de aprendizaje y la valorización de la relación de adultos entre profesor y alumno, a través del enfoque cualitativo, empleando el estudio bibliográfico y una encuesta de nuestras experiencias docentes en educación superior en las últimas décadas, publicadas en artículos y libros.Given the innovations of university education, we question: how to understand the performance, roles, attitudes of teachers and students, the subjects of innovation processes in higher education? Aiming to answer this question, we analyzed two aspects: the rescue of the learning process and the valorization of the adult relationship between teacher and student, through the qualitative approach, employing the bibliographic study and a survey of our teaching experiences in higher education in recent decades, published in articles and books.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2020-06-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/16665110.11606/issn.2238-2593.organicom.17.166651Organicom; v. 17 n. 32 (2020): Formação de professores e práticas pedagógicas emergentes na área da comunicação2238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/166651/161248Copyright (c) 2020 Marcos Tarciso Masettoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMasetto, Marcos Tarciso2020-06-23T13:12:28Zoai:revistas.usp.br:article/166651Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-01-13T10:35:51.876614Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A relação entre adultos na perspectiva da aprendizagem na universidade The relationship between adults from the perspective of learning at the university La relación entre los adultos desde la perspectiva del aprendizaje en la universidad |
title |
A relação entre adultos na perspectiva da aprendizagem na universidade |
spellingShingle |
A relação entre adultos na perspectiva da aprendizagem na universidade Masetto, Marcos Tarciso Innovation University education Learning Andragogia Pedagogical practices Innovacion Educación superior Aprendizaje Andragog[ia Practicas pedagogicas Inovação Ensino superior Aprendizagem Andragogia Práticas pedagógicas |
title_short |
A relação entre adultos na perspectiva da aprendizagem na universidade |
title_full |
A relação entre adultos na perspectiva da aprendizagem na universidade |
title_fullStr |
A relação entre adultos na perspectiva da aprendizagem na universidade |
title_full_unstemmed |
A relação entre adultos na perspectiva da aprendizagem na universidade |
title_sort |
A relação entre adultos na perspectiva da aprendizagem na universidade |
author |
Masetto, Marcos Tarciso |
author_facet |
Masetto, Marcos Tarciso |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Masetto, Marcos Tarciso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Innovation University education Learning Andragogia Pedagogical practices Innovacion Educación superior Aprendizaje Andragog[ia Practicas pedagogicas Inovação Ensino superior Aprendizagem Andragogia Práticas pedagógicas |
topic |
Innovation University education Learning Andragogia Pedagogical practices Innovacion Educación superior Aprendizaje Andragog[ia Practicas pedagogicas Inovação Ensino superior Aprendizagem Andragogia Práticas pedagógicas |
description |
Diante das inovações do ensino superior, questionamos: como compreender a atuação, os papéis, as atitudes de professores e alunos, sujeitos do processo de aprendizagem no ensino superior? Objetivando buscar responder a este questionamento, analisamos dois aspectos: o resgate do processo de aprendizagem e a valorização da relação adulta entre professor e aluno, por meio da abordagem qualitativa, empregando o estudo bibliográfico e um levantamento de nossas experiências docentes no ensino superior nas últimas décadas, publicadas em artigos e livros. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/166651 10.11606/issn.2238-2593.organicom.17.166651 |
url |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/166651 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2238-2593.organicom.17.166651 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/166651/161248 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Marcos Tarciso Masetto info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Marcos Tarciso Masetto |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Organicom; v. 17 n. 32 (2020): Formação de professores e práticas pedagógicas emergentes na área da comunicação 2238-2593 1807-1236 reponame:Organicom (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Organicom (Online) |
collection |
Organicom (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaorganicom@usp.br |
_version_ |
1797047111249821696 |