DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM ADULTOS: PSICOANDRAGOGIA COMO ESTRATÉGIA PARA PROPICIAR UMA MELHOR APRENDIZAGEM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Environmental Smoke |
Texto Completo: | https://environmentalsmoke.com.br/index.php/EnvSmoke/article/view/25 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo apresentar uma realidade que requer uma estratégia de intervenção diante das dificuldades que envolvem o ensino e a aprendizagem de adultos e passamos a propor uma profissão que atuaria em exclusividade com este seguimento de pessoas, que seria a “psicoandragogia”. Colocando-nos como pesquisadores e observadores, procuramos buscar soluções para reparar as lacunas existentes entre os estudantes da educação superior, lacunas estas que quando observadas podem ser avaliadas e acompanhadas, mediante ações diversas, e resolvidas ao menos em parte, através de um olhar crítico, contribuindo para que o desejo de que a educação especial inclusiva, realmente possa se expressar mediante o direito de igualdade para todos, além das adequações das instituições onde estes desenvolvem suas atividades. Dentro desse contexto inclusivo que abordamos, a “psicoandragogia” é apresentada como uma alternativa para incrementar cada vez mais o bem-estar dos adultos. Utilizando-se de revisões de literatura para melhor entendimento dos efeitos psicológico, sociais e estudantis das dificuldades que muitos adultos são acometidos por variados motivos, direta e indiretamente ligados com o ensino e a aprendizagem, e o levantamentos de dados adquiridos em ambiente superior de estudo, ponderou-se a importância do profissional psicoandragogo, que estaria voltado exclusivamente para atender as demandas de ensino e aprendizado do público adulto, contribuindo para uma melhor adequação da realidade de muitos que estão nesta importante fase de desenvolvimento social e profissional de nossa sociedade. Na conclusão é reforçado a importância deste olhar mais cuidadoso, para essa demanda, a fim de ajudar a fortalecer e tornar essa aprendizagem dos adultos algo mais intrínseco e mais significativo, visto que nunca é tarde para qualquer pessoa aprender; porém que aqueles que têm uma certa dificuldade para isto, sejam ajudados com estratégias mais eficazes e um profissional específico, que é o psicoandragogo. |
id |
ES_76b3fc800893bc5dda9a1dc9f858c8d3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/25 |
network_acronym_str |
ES |
network_name_str |
Environmental Smoke |
repository_id_str |
|
spelling |
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM ADULTOS: PSICOANDRAGOGIA COMO ESTRATÉGIA PARA PROPICIAR UMA MELHOR APRENDIZAGEMAndragogiaDificuldades de aprendizagemInclusão.Este artigo tem como objetivo apresentar uma realidade que requer uma estratégia de intervenção diante das dificuldades que envolvem o ensino e a aprendizagem de adultos e passamos a propor uma profissão que atuaria em exclusividade com este seguimento de pessoas, que seria a “psicoandragogia”. Colocando-nos como pesquisadores e observadores, procuramos buscar soluções para reparar as lacunas existentes entre os estudantes da educação superior, lacunas estas que quando observadas podem ser avaliadas e acompanhadas, mediante ações diversas, e resolvidas ao menos em parte, através de um olhar crítico, contribuindo para que o desejo de que a educação especial inclusiva, realmente possa se expressar mediante o direito de igualdade para todos, além das adequações das instituições onde estes desenvolvem suas atividades. Dentro desse contexto inclusivo que abordamos, a “psicoandragogia” é apresentada como uma alternativa para incrementar cada vez mais o bem-estar dos adultos. Utilizando-se de revisões de literatura para melhor entendimento dos efeitos psicológico, sociais e estudantis das dificuldades que muitos adultos são acometidos por variados motivos, direta e indiretamente ligados com o ensino e a aprendizagem, e o levantamentos de dados adquiridos em ambiente superior de estudo, ponderou-se a importância do profissional psicoandragogo, que estaria voltado exclusivamente para atender as demandas de ensino e aprendizado do público adulto, contribuindo para uma melhor adequação da realidade de muitos que estão nesta importante fase de desenvolvimento social e profissional de nossa sociedade. Na conclusão é reforçado a importância deste olhar mais cuidadoso, para essa demanda, a fim de ajudar a fortalecer e tornar essa aprendizagem dos adultos algo mais intrínseco e mais significativo, visto que nunca é tarde para qualquer pessoa aprender; porém que aqueles que têm uma certa dificuldade para isto, sejam ajudados com estratégias mais eficazes e um profissional específico, que é o psicoandragogo.Environmental Smoke Institute2018-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://environmentalsmoke.com.br/index.php/EnvSmoke/article/view/2510.32435/envsmoke.20181250-59Environmental Smoke; Vol. 1 No. 2 (2018); 50-59Environmental Smoke; v. 1 n. 2 (2018); 50-592595-5527reponame:Environmental Smokeinstname:Environmental Smokeinstacron:ESporhttps://environmentalsmoke.com.br/index.php/EnvSmoke/article/view/25/29Copyright (c) 2018 Cátia Alessandra Câmara Barbosa, Gil Dutra Furtadoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa, Cátia Alessandra CâmaraFurtado, Gil Dutra2021-03-14T04:46:25Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/25Revistahttps://environmentalsmoke.com.br/index.php/EnvSmokePRIhttps://environmentalsmoke.com.br/index.php/EnvSmoke/oaismoke@environmentalsmoke.com.br2595-55272595-5527opendoar:2023-01-12T16:41:16.823819Environmental Smoke - Environmental Smokefalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM ADULTOS: PSICOANDRAGOGIA COMO ESTRATÉGIA PARA PROPICIAR UMA MELHOR APRENDIZAGEM |
title |
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM ADULTOS: PSICOANDRAGOGIA COMO ESTRATÉGIA PARA PROPICIAR UMA MELHOR APRENDIZAGEM |
spellingShingle |
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM ADULTOS: PSICOANDRAGOGIA COMO ESTRATÉGIA PARA PROPICIAR UMA MELHOR APRENDIZAGEM Barbosa, Cátia Alessandra Câmara Andragogia Dificuldades de aprendizagem Inclusão. |
title_short |
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM ADULTOS: PSICOANDRAGOGIA COMO ESTRATÉGIA PARA PROPICIAR UMA MELHOR APRENDIZAGEM |
title_full |
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM ADULTOS: PSICOANDRAGOGIA COMO ESTRATÉGIA PARA PROPICIAR UMA MELHOR APRENDIZAGEM |
title_fullStr |
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM ADULTOS: PSICOANDRAGOGIA COMO ESTRATÉGIA PARA PROPICIAR UMA MELHOR APRENDIZAGEM |
title_full_unstemmed |
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM ADULTOS: PSICOANDRAGOGIA COMO ESTRATÉGIA PARA PROPICIAR UMA MELHOR APRENDIZAGEM |
title_sort |
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM ADULTOS: PSICOANDRAGOGIA COMO ESTRATÉGIA PARA PROPICIAR UMA MELHOR APRENDIZAGEM |
author |
Barbosa, Cátia Alessandra Câmara |
author_facet |
Barbosa, Cátia Alessandra Câmara Furtado, Gil Dutra |
author_role |
author |
author2 |
Furtado, Gil Dutra |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Cátia Alessandra Câmara Furtado, Gil Dutra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Andragogia Dificuldades de aprendizagem Inclusão. |
topic |
Andragogia Dificuldades de aprendizagem Inclusão. |
description |
Este artigo tem como objetivo apresentar uma realidade que requer uma estratégia de intervenção diante das dificuldades que envolvem o ensino e a aprendizagem de adultos e passamos a propor uma profissão que atuaria em exclusividade com este seguimento de pessoas, que seria a “psicoandragogia”. Colocando-nos como pesquisadores e observadores, procuramos buscar soluções para reparar as lacunas existentes entre os estudantes da educação superior, lacunas estas que quando observadas podem ser avaliadas e acompanhadas, mediante ações diversas, e resolvidas ao menos em parte, através de um olhar crítico, contribuindo para que o desejo de que a educação especial inclusiva, realmente possa se expressar mediante o direito de igualdade para todos, além das adequações das instituições onde estes desenvolvem suas atividades. Dentro desse contexto inclusivo que abordamos, a “psicoandragogia” é apresentada como uma alternativa para incrementar cada vez mais o bem-estar dos adultos. Utilizando-se de revisões de literatura para melhor entendimento dos efeitos psicológico, sociais e estudantis das dificuldades que muitos adultos são acometidos por variados motivos, direta e indiretamente ligados com o ensino e a aprendizagem, e o levantamentos de dados adquiridos em ambiente superior de estudo, ponderou-se a importância do profissional psicoandragogo, que estaria voltado exclusivamente para atender as demandas de ensino e aprendizado do público adulto, contribuindo para uma melhor adequação da realidade de muitos que estão nesta importante fase de desenvolvimento social e profissional de nossa sociedade. Na conclusão é reforçado a importância deste olhar mais cuidadoso, para essa demanda, a fim de ajudar a fortalecer e tornar essa aprendizagem dos adultos algo mais intrínseco e mais significativo, visto que nunca é tarde para qualquer pessoa aprender; porém que aqueles que têm uma certa dificuldade para isto, sejam ajudados com estratégias mais eficazes e um profissional específico, que é o psicoandragogo. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://environmentalsmoke.com.br/index.php/EnvSmoke/article/view/25 10.32435/envsmoke.20181250-59 |
url |
https://environmentalsmoke.com.br/index.php/EnvSmoke/article/view/25 |
identifier_str_mv |
10.32435/envsmoke.20181250-59 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://environmentalsmoke.com.br/index.php/EnvSmoke/article/view/25/29 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Cátia Alessandra Câmara Barbosa, Gil Dutra Furtado info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Cátia Alessandra Câmara Barbosa, Gil Dutra Furtado |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Environmental Smoke Institute |
publisher.none.fl_str_mv |
Environmental Smoke Institute |
dc.source.none.fl_str_mv |
Environmental Smoke; Vol. 1 No. 2 (2018); 50-59 Environmental Smoke; v. 1 n. 2 (2018); 50-59 2595-5527 reponame:Environmental Smoke instname:Environmental Smoke instacron:ES |
instname_str |
Environmental Smoke |
instacron_str |
ES |
institution |
ES |
reponame_str |
Environmental Smoke |
collection |
Environmental Smoke |
repository.name.fl_str_mv |
Environmental Smoke - Environmental Smoke |
repository.mail.fl_str_mv |
smoke@environmentalsmoke.com.br |
_version_ |
1797051134573019136 |