DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM ADULTOS: PSICOANDRAGOGIA COMO ESTRATÉGIA PARA PROPICIAR UMA MELHOR APRENDIZAGEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Cátia Alessandra Câmara
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Furtado, Gil Dutra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Environmental Smoke
Texto Completo: https://environmentalsmoke.com.br/index.php/EnvSmoke/article/view/25
Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar uma realidade que requer uma estratégia de intervenção diante das dificuldades que envolvem o ensino e a aprendizagem de adultos e passamos a propor uma profissão que atuaria em exclusividade com este seguimento de pessoas, que seria a “psicoandragogia”. Colocando-nos como pesquisadores e observadores, procuramos buscar soluções para reparar as lacunas existentes entre os estudantes da educação superior, lacunas estas que quando observadas podem ser avaliadas e acompanhadas, mediante ações diversas, e resolvidas ao menos em parte, através de um olhar crítico, contribuindo para que o desejo de que a educação especial inclusiva, realmente possa se expressar mediante o direito de igualdade para todos, além das adequações das instituições onde estes desenvolvem suas atividades. Dentro desse contexto inclusivo que abordamos, a “psicoandragogia” é apresentada como uma alternativa para incrementar cada vez mais o bem-estar dos adultos. Utilizando-se de revisões de literatura para melhor entendimento dos efeitos psicológico, sociais e estudantis das dificuldades que muitos adultos são acometidos por variados motivos, direta e indiretamente ligados com o ensino e a aprendizagem, e o levantamentos de dados adquiridos em ambiente superior de estudo, ponderou-se a importância do profissional psicoandragogo, que estaria voltado exclusivamente para atender as demandas de ensino e aprendizado do público adulto, contribuindo para uma melhor adequação da realidade de muitos que estão nesta importante fase de desenvolvimento social e profissional de nossa sociedade. Na conclusão é reforçado a importância deste olhar mais cuidadoso, para essa demanda, a fim de ajudar a fortalecer e tornar essa aprendizagem dos adultos algo mais intrínseco e mais significativo, visto que nunca é tarde para qualquer pessoa aprender; porém que aqueles que têm uma certa dificuldade para isto, sejam ajudados com estratégias mais eficazes e um profissional específico, que é o psicoandragogo.
id ES_76b3fc800893bc5dda9a1dc9f858c8d3
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/25
network_acronym_str ES
network_name_str Environmental Smoke
repository_id_str
spelling DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM ADULTOS: PSICOANDRAGOGIA COMO ESTRATÉGIA PARA PROPICIAR UMA MELHOR APRENDIZAGEMAndragogiaDificuldades de aprendizagemInclusão.Este artigo tem como objetivo apresentar uma realidade que requer uma estratégia de intervenção diante das dificuldades que envolvem o ensino e a aprendizagem de adultos e passamos a propor uma profissão que atuaria em exclusividade com este seguimento de pessoas, que seria a “psicoandragogia”. Colocando-nos como pesquisadores e observadores, procuramos buscar soluções para reparar as lacunas existentes entre os estudantes da educação superior, lacunas estas que quando observadas podem ser avaliadas e acompanhadas, mediante ações diversas, e resolvidas ao menos em parte, através de um olhar crítico, contribuindo para que o desejo de que a educação especial inclusiva, realmente possa se expressar mediante o direito de igualdade para todos, além das adequações das instituições onde estes desenvolvem suas atividades. Dentro desse contexto inclusivo que abordamos, a “psicoandragogia” é apresentada como uma alternativa para incrementar cada vez mais o bem-estar dos adultos. Utilizando-se de revisões de literatura para melhor entendimento dos efeitos psicológico, sociais e estudantis das dificuldades que muitos adultos são acometidos por variados motivos, direta e indiretamente ligados com o ensino e a aprendizagem, e o levantamentos de dados adquiridos em ambiente superior de estudo, ponderou-se a importância do profissional psicoandragogo, que estaria voltado exclusivamente para atender as demandas de ensino e aprendizado do público adulto, contribuindo para uma melhor adequação da realidade de muitos que estão nesta importante fase de desenvolvimento social e profissional de nossa sociedade. Na conclusão é reforçado a importância deste olhar mais cuidadoso, para essa demanda, a fim de ajudar a fortalecer e tornar essa aprendizagem dos adultos algo mais intrínseco e mais significativo, visto que nunca é tarde para qualquer pessoa aprender; porém que aqueles que têm uma certa dificuldade para isto, sejam ajudados com estratégias mais eficazes e um profissional específico, que é o psicoandragogo.Environmental Smoke Institute2018-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://environmentalsmoke.com.br/index.php/EnvSmoke/article/view/2510.32435/envsmoke.20181250-59Environmental Smoke; Vol. 1 No. 2 (2018); 50-59Environmental Smoke; v. 1 n. 2 (2018); 50-592595-5527reponame:Environmental Smokeinstname:Environmental Smokeinstacron:ESporhttps://environmentalsmoke.com.br/index.php/EnvSmoke/article/view/25/29Copyright (c) 2018 Cátia Alessandra Câmara Barbosa, Gil Dutra Furtadoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa, Cátia Alessandra CâmaraFurtado, Gil Dutra2021-03-14T04:46:25Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/25Revistahttps://environmentalsmoke.com.br/index.php/EnvSmokePRIhttps://environmentalsmoke.com.br/index.php/EnvSmoke/oaismoke@environmentalsmoke.com.br2595-55272595-5527opendoar:2023-01-12T16:41:16.823819Environmental Smoke - Environmental Smokefalse
dc.title.none.fl_str_mv DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM ADULTOS: PSICOANDRAGOGIA COMO ESTRATÉGIA PARA PROPICIAR UMA MELHOR APRENDIZAGEM
title DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM ADULTOS: PSICOANDRAGOGIA COMO ESTRATÉGIA PARA PROPICIAR UMA MELHOR APRENDIZAGEM
spellingShingle DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM ADULTOS: PSICOANDRAGOGIA COMO ESTRATÉGIA PARA PROPICIAR UMA MELHOR APRENDIZAGEM
Barbosa, Cátia Alessandra Câmara
Andragogia
Dificuldades de aprendizagem
Inclusão.
title_short DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM ADULTOS: PSICOANDRAGOGIA COMO ESTRATÉGIA PARA PROPICIAR UMA MELHOR APRENDIZAGEM
title_full DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM ADULTOS: PSICOANDRAGOGIA COMO ESTRATÉGIA PARA PROPICIAR UMA MELHOR APRENDIZAGEM
title_fullStr DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM ADULTOS: PSICOANDRAGOGIA COMO ESTRATÉGIA PARA PROPICIAR UMA MELHOR APRENDIZAGEM
title_full_unstemmed DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM ADULTOS: PSICOANDRAGOGIA COMO ESTRATÉGIA PARA PROPICIAR UMA MELHOR APRENDIZAGEM
title_sort DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM ADULTOS: PSICOANDRAGOGIA COMO ESTRATÉGIA PARA PROPICIAR UMA MELHOR APRENDIZAGEM
author Barbosa, Cátia Alessandra Câmara
author_facet Barbosa, Cátia Alessandra Câmara
Furtado, Gil Dutra
author_role author
author2 Furtado, Gil Dutra
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Cátia Alessandra Câmara
Furtado, Gil Dutra
dc.subject.por.fl_str_mv Andragogia
Dificuldades de aprendizagem
Inclusão.
topic Andragogia
Dificuldades de aprendizagem
Inclusão.
description Este artigo tem como objetivo apresentar uma realidade que requer uma estratégia de intervenção diante das dificuldades que envolvem o ensino e a aprendizagem de adultos e passamos a propor uma profissão que atuaria em exclusividade com este seguimento de pessoas, que seria a “psicoandragogia”. Colocando-nos como pesquisadores e observadores, procuramos buscar soluções para reparar as lacunas existentes entre os estudantes da educação superior, lacunas estas que quando observadas podem ser avaliadas e acompanhadas, mediante ações diversas, e resolvidas ao menos em parte, através de um olhar crítico, contribuindo para que o desejo de que a educação especial inclusiva, realmente possa se expressar mediante o direito de igualdade para todos, além das adequações das instituições onde estes desenvolvem suas atividades. Dentro desse contexto inclusivo que abordamos, a “psicoandragogia” é apresentada como uma alternativa para incrementar cada vez mais o bem-estar dos adultos. Utilizando-se de revisões de literatura para melhor entendimento dos efeitos psicológico, sociais e estudantis das dificuldades que muitos adultos são acometidos por variados motivos, direta e indiretamente ligados com o ensino e a aprendizagem, e o levantamentos de dados adquiridos em ambiente superior de estudo, ponderou-se a importância do profissional psicoandragogo, que estaria voltado exclusivamente para atender as demandas de ensino e aprendizado do público adulto, contribuindo para uma melhor adequação da realidade de muitos que estão nesta importante fase de desenvolvimento social e profissional de nossa sociedade. Na conclusão é reforçado a importância deste olhar mais cuidadoso, para essa demanda, a fim de ajudar a fortalecer e tornar essa aprendizagem dos adultos algo mais intrínseco e mais significativo, visto que nunca é tarde para qualquer pessoa aprender; porém que aqueles que têm uma certa dificuldade para isto, sejam ajudados com estratégias mais eficazes e um profissional específico, que é o psicoandragogo.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://environmentalsmoke.com.br/index.php/EnvSmoke/article/view/25
10.32435/envsmoke.20181250-59
url https://environmentalsmoke.com.br/index.php/EnvSmoke/article/view/25
identifier_str_mv 10.32435/envsmoke.20181250-59
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://environmentalsmoke.com.br/index.php/EnvSmoke/article/view/25/29
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Cátia Alessandra Câmara Barbosa, Gil Dutra Furtado
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Cátia Alessandra Câmara Barbosa, Gil Dutra Furtado
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Environmental Smoke Institute
publisher.none.fl_str_mv Environmental Smoke Institute
dc.source.none.fl_str_mv Environmental Smoke; Vol. 1 No. 2 (2018); 50-59
Environmental Smoke; v. 1 n. 2 (2018); 50-59
2595-5527
reponame:Environmental Smoke
instname:Environmental Smoke
instacron:ES
instname_str Environmental Smoke
instacron_str ES
institution ES
reponame_str Environmental Smoke
collection Environmental Smoke
repository.name.fl_str_mv Environmental Smoke - Environmental Smoke
repository.mail.fl_str_mv smoke@environmentalsmoke.com.br
_version_ 1797051134573019136