Personas no Facebook e consumo da afiliação: percepções sobre (des)encaixes entre selves on e off-line

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Polivanov, Beatriz Brandão
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organicom (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139280
Resumo: Parte-se, por um lado, dos pressupostos teóricos relacionados ao interacionismo simbólico e a uma concepção de selvessociais e, por outro, de dados empíricos coletados através da aplicação de questionário e realização de entrevistas cominformantes que possuem perfis individuais no Facebook, para discutir questões relacionadas a percepções de autenticidadee (des)encaixes entre selves on e off-line. Com base na análise empreendida, propõe-se que há níveis distintos percebidosde rupturas nesse processo a partir das performances dos atores sociais, o que configuraria diferentes tipos de perfis. Alémdisso, discute-se a importância da afiliação simbólica do consumo nesse ambiente como marcador identitário.
id USP-72_1f18b508a0e549cc141fb8b6319b8ae9
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/139280
network_acronym_str USP-72
network_name_str Organicom (Online)
repository_id_str
spelling Personas no Facebook e consumo da afiliação: percepções sobre (des)encaixes entre selves on e off-linePersonas on Facebook and affiliation consumption: perceptions on (un)fitting between selves on and offlinePersonas en el Facebook y consumo de la afiliación: percepciones sobre (des)encajes entre selves on y off-lineFacebook. Self. Autenticidade. Identidade. Consumo.Facebook. Self. Autenticidad. Identidad. Consumo.Facebook. Self. Authenticity. Identity. ConsumptionParte-se, por um lado, dos pressupostos teóricos relacionados ao interacionismo simbólico e a uma concepção de selvessociais e, por outro, de dados empíricos coletados através da aplicação de questionário e realização de entrevistas cominformantes que possuem perfis individuais no Facebook, para discutir questões relacionadas a percepções de autenticidadee (des)encaixes entre selves on e off-line. Com base na análise empreendida, propõe-se que há níveis distintos percebidosde rupturas nesse processo a partir das performances dos atores sociais, o que configuraria diferentes tipos de perfis. Alémdisso, discute-se a importância da afiliação simbólica do consumo nesse ambiente como marcador identitário.One starts on one side from the theoretical assumptions related to the symbolic interactionism and a conception of thesocial selves; and from the other side from empiric data obtained by means of application of a questionnaire and theconduction of interviews with informants who have individual profiles in the Facebook, in order to discuss matters relatedto perceptions of authenticity and (un)fitting between selves on and offline. Based on the analysis conducted, it is proposedthat there are different levels perceived of ruptures in this process based on the performances of the social players, whichwould characterize different types of profiles. Furthermore, one discusses the importance of the symbolic affiliation of theconsumption in this environment as an identifying marker.suconcepto de selves sociales y, por otro lado, de datos empíricos obtenidos a través de la aplicación de un cuestionario on-liney de entrevistas con informantes que tienen perfiles individuales en el Facebook, para discutir cuestiones relacionadas apercepciones de autenticidad y (des)encajes entre selves on y off-line. Con base en el análisis trabajado, se propone que haydistintos niveles percibidos de rupturas en este proceso a partir de las performances de los actores sociales, lo que configuradiferentes tipos de perfiles. Además, se discute la importancia de la afiliación simbólica de consumo en este ambiente comomarcador de identidad.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2015-06-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/13928010.11606/issn.2238-2593.organicom.2015.139280Organicom; v. 12 n. 22 (2015): Redes Sociais: Usos Corporativos; 225-2352238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139280/134621Copyright (c) 2017 Organicominfo:eu-repo/semantics/openAccessPolivanov, Beatriz Brandão2017-11-09T15:56:15Zoai:revistas.usp.br:article/139280Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-01-13T10:35:39.129261Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Personas no Facebook e consumo da afiliação: percepções sobre (des)encaixes entre selves on e off-line
Personas on Facebook and affiliation consumption: perceptions on (un)fitting between selves on and offline
Personas en el Facebook y consumo de la afiliación: percepciones sobre (des)encajes entre selves on y off-line
title Personas no Facebook e consumo da afiliação: percepções sobre (des)encaixes entre selves on e off-line
spellingShingle Personas no Facebook e consumo da afiliação: percepções sobre (des)encaixes entre selves on e off-line
Polivanov, Beatriz Brandão
Facebook. Self. Autenticidade. Identidade. Consumo.
Facebook. Self. Autenticidad. Identidad. Consumo.
Facebook. Self. Authenticity. Identity. Consumption
title_short Personas no Facebook e consumo da afiliação: percepções sobre (des)encaixes entre selves on e off-line
title_full Personas no Facebook e consumo da afiliação: percepções sobre (des)encaixes entre selves on e off-line
title_fullStr Personas no Facebook e consumo da afiliação: percepções sobre (des)encaixes entre selves on e off-line
title_full_unstemmed Personas no Facebook e consumo da afiliação: percepções sobre (des)encaixes entre selves on e off-line
title_sort Personas no Facebook e consumo da afiliação: percepções sobre (des)encaixes entre selves on e off-line
author Polivanov, Beatriz Brandão
author_facet Polivanov, Beatriz Brandão
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Polivanov, Beatriz Brandão
dc.subject.por.fl_str_mv Facebook. Self. Autenticidade. Identidade. Consumo.
Facebook. Self. Autenticidad. Identidad. Consumo.
Facebook. Self. Authenticity. Identity. Consumption
topic Facebook. Self. Autenticidade. Identidade. Consumo.
Facebook. Self. Autenticidad. Identidad. Consumo.
Facebook. Self. Authenticity. Identity. Consumption
description Parte-se, por um lado, dos pressupostos teóricos relacionados ao interacionismo simbólico e a uma concepção de selvessociais e, por outro, de dados empíricos coletados através da aplicação de questionário e realização de entrevistas cominformantes que possuem perfis individuais no Facebook, para discutir questões relacionadas a percepções de autenticidadee (des)encaixes entre selves on e off-line. Com base na análise empreendida, propõe-se que há níveis distintos percebidosde rupturas nesse processo a partir das performances dos atores sociais, o que configuraria diferentes tipos de perfis. Alémdisso, discute-se a importância da afiliação simbólica do consumo nesse ambiente como marcador identitário.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139280
10.11606/issn.2238-2593.organicom.2015.139280
url https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139280
identifier_str_mv 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2015.139280
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139280/134621
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Organicom
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Organicom
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Organicom; v. 12 n. 22 (2015): Redes Sociais: Usos Corporativos; 225-235
2238-2593
1807-1236
reponame:Organicom (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Organicom (Online)
collection Organicom (Online)
repository.name.fl_str_mv Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistaorganicom@usp.br
_version_ 1797047109866749952