Personas no Facebook e consumo da afiliação: percepções sobre (des)encaixes entre selves on e off-line
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Organicom (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139280 |
Resumo: | Parte-se, por um lado, dos pressupostos teóricos relacionados ao interacionismo simbólico e a uma concepção de selvessociais e, por outro, de dados empíricos coletados através da aplicação de questionário e realização de entrevistas cominformantes que possuem perfis individuais no Facebook, para discutir questões relacionadas a percepções de autenticidadee (des)encaixes entre selves on e off-line. Com base na análise empreendida, propõe-se que há níveis distintos percebidosde rupturas nesse processo a partir das performances dos atores sociais, o que configuraria diferentes tipos de perfis. Alémdisso, discute-se a importância da afiliação simbólica do consumo nesse ambiente como marcador identitário. |
id |
USP-72_1f18b508a0e549cc141fb8b6319b8ae9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/139280 |
network_acronym_str |
USP-72 |
network_name_str |
Organicom (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Personas no Facebook e consumo da afiliação: percepções sobre (des)encaixes entre selves on e off-linePersonas on Facebook and affiliation consumption: perceptions on (un)fitting between selves on and offlinePersonas en el Facebook y consumo de la afiliación: percepciones sobre (des)encajes entre selves on y off-lineFacebook. Self. Autenticidade. Identidade. Consumo.Facebook. Self. Autenticidad. Identidad. Consumo.Facebook. Self. Authenticity. Identity. ConsumptionParte-se, por um lado, dos pressupostos teóricos relacionados ao interacionismo simbólico e a uma concepção de selvessociais e, por outro, de dados empíricos coletados através da aplicação de questionário e realização de entrevistas cominformantes que possuem perfis individuais no Facebook, para discutir questões relacionadas a percepções de autenticidadee (des)encaixes entre selves on e off-line. Com base na análise empreendida, propõe-se que há níveis distintos percebidosde rupturas nesse processo a partir das performances dos atores sociais, o que configuraria diferentes tipos de perfis. Alémdisso, discute-se a importância da afiliação simbólica do consumo nesse ambiente como marcador identitário.One starts on one side from the theoretical assumptions related to the symbolic interactionism and a conception of thesocial selves; and from the other side from empiric data obtained by means of application of a questionnaire and theconduction of interviews with informants who have individual profiles in the Facebook, in order to discuss matters relatedto perceptions of authenticity and (un)fitting between selves on and offline. Based on the analysis conducted, it is proposedthat there are different levels perceived of ruptures in this process based on the performances of the social players, whichwould characterize different types of profiles. Furthermore, one discusses the importance of the symbolic affiliation of theconsumption in this environment as an identifying marker.suconcepto de selves sociales y, por otro lado, de datos empíricos obtenidos a través de la aplicación de un cuestionario on-liney de entrevistas con informantes que tienen perfiles individuales en el Facebook, para discutir cuestiones relacionadas apercepciones de autenticidad y (des)encajes entre selves on y off-line. Con base en el análisis trabajado, se propone que haydistintos niveles percibidos de rupturas en este proceso a partir de las performances de los actores sociales, lo que configuradiferentes tipos de perfiles. Además, se discute la importancia de la afiliación simbólica de consumo en este ambiente comomarcador de identidad.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2015-06-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/13928010.11606/issn.2238-2593.organicom.2015.139280Organicom; v. 12 n. 22 (2015): Redes Sociais: Usos Corporativos; 225-2352238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139280/134621Copyright (c) 2017 Organicominfo:eu-repo/semantics/openAccessPolivanov, Beatriz Brandão2017-11-09T15:56:15Zoai:revistas.usp.br:article/139280Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-01-13T10:35:39.129261Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Personas no Facebook e consumo da afiliação: percepções sobre (des)encaixes entre selves on e off-line Personas on Facebook and affiliation consumption: perceptions on (un)fitting between selves on and offline Personas en el Facebook y consumo de la afiliación: percepciones sobre (des)encajes entre selves on y off-line |
title |
Personas no Facebook e consumo da afiliação: percepções sobre (des)encaixes entre selves on e off-line |
spellingShingle |
Personas no Facebook e consumo da afiliação: percepções sobre (des)encaixes entre selves on e off-line Polivanov, Beatriz Brandão Facebook. Self. Autenticidade. Identidade. Consumo. Facebook. Self. Autenticidad. Identidad. Consumo. Facebook. Self. Authenticity. Identity. Consumption |
title_short |
Personas no Facebook e consumo da afiliação: percepções sobre (des)encaixes entre selves on e off-line |
title_full |
Personas no Facebook e consumo da afiliação: percepções sobre (des)encaixes entre selves on e off-line |
title_fullStr |
Personas no Facebook e consumo da afiliação: percepções sobre (des)encaixes entre selves on e off-line |
title_full_unstemmed |
Personas no Facebook e consumo da afiliação: percepções sobre (des)encaixes entre selves on e off-line |
title_sort |
Personas no Facebook e consumo da afiliação: percepções sobre (des)encaixes entre selves on e off-line |
author |
Polivanov, Beatriz Brandão |
author_facet |
Polivanov, Beatriz Brandão |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Polivanov, Beatriz Brandão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Facebook. Self. Autenticidade. Identidade. Consumo. Facebook. Self. Autenticidad. Identidad. Consumo. Facebook. Self. Authenticity. Identity. Consumption |
topic |
Facebook. Self. Autenticidade. Identidade. Consumo. Facebook. Self. Autenticidad. Identidad. Consumo. Facebook. Self. Authenticity. Identity. Consumption |
description |
Parte-se, por um lado, dos pressupostos teóricos relacionados ao interacionismo simbólico e a uma concepção de selvessociais e, por outro, de dados empíricos coletados através da aplicação de questionário e realização de entrevistas cominformantes que possuem perfis individuais no Facebook, para discutir questões relacionadas a percepções de autenticidadee (des)encaixes entre selves on e off-line. Com base na análise empreendida, propõe-se que há níveis distintos percebidosde rupturas nesse processo a partir das performances dos atores sociais, o que configuraria diferentes tipos de perfis. Alémdisso, discute-se a importância da afiliação simbólica do consumo nesse ambiente como marcador identitário. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-06-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139280 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2015.139280 |
url |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139280 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2238-2593.organicom.2015.139280 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139280/134621 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Organicom info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Organicom |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Organicom; v. 12 n. 22 (2015): Redes Sociais: Usos Corporativos; 225-235 2238-2593 1807-1236 reponame:Organicom (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Organicom (Online) |
collection |
Organicom (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaorganicom@usp.br |
_version_ |
1797047109866749952 |