A percepção visual de deficientes auditivos quanto às técnicas utilizadas em campanhas publicitárias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Patricio, Djalma José
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organicom (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139149
Resumo: Averiguar os aspectos da percepção visual de deficientes auditivos quanto às técnicas utilizadas em campanhas publicitárias foi o principal objetivo deste trabalho. Para tanto, os participantes da pesquisa foram divididos em duas turmas de estudantes do Centro de Educação para Jovens e Adultos (Ceja), de Blumenau (SC): uma de deficientes auditivos; e outra de pessoas que ouvem. A cada turmaforam mostradas campanhas publicitárias para avaliar os aspectos da percepção visual no que se refere à construção de sentidos e significados para a compreensão da mensagem. Os resultados da pesquisa indicam que os deficientes auditivos são consumidores que necessitam de estímulos adequados que forneçam o reforço positivo para facilitar a comunicação entre si e com os “ouvintes”, mas também para prover estímulos que despertem o comportamento de compra.
id USP-72_2a5f4544aade0d7af36d972383bd3618
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/139149
network_acronym_str USP-72
network_name_str Organicom (Online)
repository_id_str
spelling A percepção visual de deficientes auditivos quanto às técnicas utilizadas em campanhas publicitáriasThe visual perception of the hearing handicapped as to the techniques used in advertising campaignsLa percepción visual de deficientes auditivos en cuanto a las técnicas utilizadas en campañas publicitariasPercepción visual. Deficientes auditivos. Campañas publicitariasVisual perception. Hearing impaired. Advertising campaigns.Percepção visual. Deficientes auditivos. Campanhas publicitárias.Averiguar os aspectos da percepção visual de deficientes auditivos quanto às técnicas utilizadas em campanhas publicitárias foi o principal objetivo deste trabalho. Para tanto, os participantes da pesquisa foram divididos em duas turmas de estudantes do Centro de Educação para Jovens e Adultos (Ceja), de Blumenau (SC): uma de deficientes auditivos; e outra de pessoas que ouvem. A cada turmaforam mostradas campanhas publicitárias para avaliar os aspectos da percepção visual no que se refere à construção de sentidos e significados para a compreensão da mensagem. Os resultados da pesquisa indicam que os deficientes auditivos são consumidores que necessitam de estímulos adequados que forneçam o reforço positivo para facilitar a comunicação entre si e com os “ouvintes”, mas também para prover estímulos que despertem o comportamento de compra.Conocer los aspectos de percepción visual de deficientes auditivos en cuanto a las técnicas utilizadas en campañas publicitarias fue el principal objetivo de este trabajo. En ese sentido, los participantes de la investigación fueron divididos en dos grupos de estudiantes del Centro de Educación para Jóvenes y Adultos (Ceja), de Blumenau (SC): un de deficientes auditivos; y otro de personas que oyen. A cada grupo les fueron presentadas campañas publicitarias para evaluar los aspectos da percepción visual en lo que se refiere a la construcción de sentidos y significados para la comprensión del mensaje. Los resultados de la investigación indican que los deficientes auditivos son consumidores que necesitan de estímulos adecuados que les ofrezcan un refuerzo positivo para facilitar la comunicación entre si y con los “oyentes”, pero también para producir estímulos que despierten el comportamiento de compra.Investigate aspects of visual perception in hearing impaired and techniques used in advertising was the main objective of this work. To this end, participants were divided into two groups – one of hearing impaired, the other of “listeners” – with students of the Center for Youth and Adult Education (Ceja), of Blumenau (SC). To each group Some advertisements were shown to each group to evaluate the aspects of visual perception as regards the construction of meanings for the understanding of the message. The survey results indicate that consumers who are hearing impaired need appropriate incentives to provide positive reinforcement to facilitate communication among themselves and with the “listeners”, but also to provide the stimulus needed to arouse the buying behavior.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2012-11-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/13914910.11606/issn.2238-2593.organicom.2012.139149Organicom; v. 9 n. 16-17 (2012): Comunicação e Saúde; 349-3782238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139149/134501Copyright (c) 2017 Revista Organicominfo:eu-repo/semantics/openAccessPatricio, Djalma José2017-11-07T16:33:01Zoai:revistas.usp.br:article/139149Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-01-13T10:35:32.027156Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A percepção visual de deficientes auditivos quanto às técnicas utilizadas em campanhas publicitárias
The visual perception of the hearing handicapped as to the techniques used in advertising campaigns
La percepción visual de deficientes auditivos en cuanto a las técnicas utilizadas en campañas publicitarias
title A percepção visual de deficientes auditivos quanto às técnicas utilizadas em campanhas publicitárias
spellingShingle A percepção visual de deficientes auditivos quanto às técnicas utilizadas em campanhas publicitárias
Patricio, Djalma José
Percepción visual. Deficientes auditivos. Campañas publicitarias
Visual perception. Hearing impaired. Advertising campaigns.
Percepção visual. Deficientes auditivos. Campanhas publicitárias.
title_short A percepção visual de deficientes auditivos quanto às técnicas utilizadas em campanhas publicitárias
title_full A percepção visual de deficientes auditivos quanto às técnicas utilizadas em campanhas publicitárias
title_fullStr A percepção visual de deficientes auditivos quanto às técnicas utilizadas em campanhas publicitárias
title_full_unstemmed A percepção visual de deficientes auditivos quanto às técnicas utilizadas em campanhas publicitárias
title_sort A percepção visual de deficientes auditivos quanto às técnicas utilizadas em campanhas publicitárias
author Patricio, Djalma José
author_facet Patricio, Djalma José
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Patricio, Djalma José
dc.subject.por.fl_str_mv Percepción visual. Deficientes auditivos. Campañas publicitarias
Visual perception. Hearing impaired. Advertising campaigns.
Percepção visual. Deficientes auditivos. Campanhas publicitárias.
topic Percepción visual. Deficientes auditivos. Campañas publicitarias
Visual perception. Hearing impaired. Advertising campaigns.
Percepção visual. Deficientes auditivos. Campanhas publicitárias.
description Averiguar os aspectos da percepção visual de deficientes auditivos quanto às técnicas utilizadas em campanhas publicitárias foi o principal objetivo deste trabalho. Para tanto, os participantes da pesquisa foram divididos em duas turmas de estudantes do Centro de Educação para Jovens e Adultos (Ceja), de Blumenau (SC): uma de deficientes auditivos; e outra de pessoas que ouvem. A cada turmaforam mostradas campanhas publicitárias para avaliar os aspectos da percepção visual no que se refere à construção de sentidos e significados para a compreensão da mensagem. Os resultados da pesquisa indicam que os deficientes auditivos são consumidores que necessitam de estímulos adequados que forneçam o reforço positivo para facilitar a comunicação entre si e com os “ouvintes”, mas também para prover estímulos que despertem o comportamento de compra.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-11-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139149
10.11606/issn.2238-2593.organicom.2012.139149
url https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139149
identifier_str_mv 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2012.139149
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139149/134501
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Organicom
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Organicom
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Organicom; v. 9 n. 16-17 (2012): Comunicação e Saúde; 349-378
2238-2593
1807-1236
reponame:Organicom (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Organicom (Online)
collection Organicom (Online)
repository.name.fl_str_mv Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistaorganicom@usp.br
_version_ 1797047109379162112