A percepção visual de deficientes auditivos quanto às técnicas utilizadas em campanhas publicitárias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Organicom (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139149 |
Resumo: | Averiguar os aspectos da percepção visual de deficientes auditivos quanto às técnicas utilizadas em campanhas publicitárias foi o principal objetivo deste trabalho. Para tanto, os participantes da pesquisa foram divididos em duas turmas de estudantes do Centro de Educação para Jovens e Adultos (Ceja), de Blumenau (SC): uma de deficientes auditivos; e outra de pessoas que ouvem. A cada turmaforam mostradas campanhas publicitárias para avaliar os aspectos da percepção visual no que se refere à construção de sentidos e significados para a compreensão da mensagem. Os resultados da pesquisa indicam que os deficientes auditivos são consumidores que necessitam de estímulos adequados que forneçam o reforço positivo para facilitar a comunicação entre si e com os “ouvintes”, mas também para prover estímulos que despertem o comportamento de compra. |
id |
USP-72_2a5f4544aade0d7af36d972383bd3618 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/139149 |
network_acronym_str |
USP-72 |
network_name_str |
Organicom (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A percepção visual de deficientes auditivos quanto às técnicas utilizadas em campanhas publicitáriasThe visual perception of the hearing handicapped as to the techniques used in advertising campaignsLa percepción visual de deficientes auditivos en cuanto a las técnicas utilizadas en campañas publicitariasPercepción visual. Deficientes auditivos. Campañas publicitariasVisual perception. Hearing impaired. Advertising campaigns.Percepção visual. Deficientes auditivos. Campanhas publicitárias.Averiguar os aspectos da percepção visual de deficientes auditivos quanto às técnicas utilizadas em campanhas publicitárias foi o principal objetivo deste trabalho. Para tanto, os participantes da pesquisa foram divididos em duas turmas de estudantes do Centro de Educação para Jovens e Adultos (Ceja), de Blumenau (SC): uma de deficientes auditivos; e outra de pessoas que ouvem. A cada turmaforam mostradas campanhas publicitárias para avaliar os aspectos da percepção visual no que se refere à construção de sentidos e significados para a compreensão da mensagem. Os resultados da pesquisa indicam que os deficientes auditivos são consumidores que necessitam de estímulos adequados que forneçam o reforço positivo para facilitar a comunicação entre si e com os “ouvintes”, mas também para prover estímulos que despertem o comportamento de compra.Conocer los aspectos de percepción visual de deficientes auditivos en cuanto a las técnicas utilizadas en campañas publicitarias fue el principal objetivo de este trabajo. En ese sentido, los participantes de la investigación fueron divididos en dos grupos de estudiantes del Centro de Educación para Jóvenes y Adultos (Ceja), de Blumenau (SC): un de deficientes auditivos; y otro de personas que oyen. A cada grupo les fueron presentadas campañas publicitarias para evaluar los aspectos da percepción visual en lo que se refiere a la construcción de sentidos y significados para la comprensión del mensaje. Los resultados de la investigación indican que los deficientes auditivos son consumidores que necesitan de estímulos adecuados que les ofrezcan un refuerzo positivo para facilitar la comunicación entre si y con los “oyentes”, pero también para producir estímulos que despierten el comportamiento de compra.Investigate aspects of visual perception in hearing impaired and techniques used in advertising was the main objective of this work. To this end, participants were divided into two groups – one of hearing impaired, the other of “listeners” – with students of the Center for Youth and Adult Education (Ceja), of Blumenau (SC). To each group Some advertisements were shown to each group to evaluate the aspects of visual perception as regards the construction of meanings for the understanding of the message. The survey results indicate that consumers who are hearing impaired need appropriate incentives to provide positive reinforcement to facilitate communication among themselves and with the “listeners”, but also to provide the stimulus needed to arouse the buying behavior.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2012-11-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/13914910.11606/issn.2238-2593.organicom.2012.139149Organicom; v. 9 n. 16-17 (2012): Comunicação e Saúde; 349-3782238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139149/134501Copyright (c) 2017 Revista Organicominfo:eu-repo/semantics/openAccessPatricio, Djalma José2017-11-07T16:33:01Zoai:revistas.usp.br:article/139149Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-01-13T10:35:32.027156Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A percepção visual de deficientes auditivos quanto às técnicas utilizadas em campanhas publicitárias The visual perception of the hearing handicapped as to the techniques used in advertising campaigns La percepción visual de deficientes auditivos en cuanto a las técnicas utilizadas en campañas publicitarias |
title |
A percepção visual de deficientes auditivos quanto às técnicas utilizadas em campanhas publicitárias |
spellingShingle |
A percepção visual de deficientes auditivos quanto às técnicas utilizadas em campanhas publicitárias Patricio, Djalma José Percepción visual. Deficientes auditivos. Campañas publicitarias Visual perception. Hearing impaired. Advertising campaigns. Percepção visual. Deficientes auditivos. Campanhas publicitárias. |
title_short |
A percepção visual de deficientes auditivos quanto às técnicas utilizadas em campanhas publicitárias |
title_full |
A percepção visual de deficientes auditivos quanto às técnicas utilizadas em campanhas publicitárias |
title_fullStr |
A percepção visual de deficientes auditivos quanto às técnicas utilizadas em campanhas publicitárias |
title_full_unstemmed |
A percepção visual de deficientes auditivos quanto às técnicas utilizadas em campanhas publicitárias |
title_sort |
A percepção visual de deficientes auditivos quanto às técnicas utilizadas em campanhas publicitárias |
author |
Patricio, Djalma José |
author_facet |
Patricio, Djalma José |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Patricio, Djalma José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Percepción visual. Deficientes auditivos. Campañas publicitarias Visual perception. Hearing impaired. Advertising campaigns. Percepção visual. Deficientes auditivos. Campanhas publicitárias. |
topic |
Percepción visual. Deficientes auditivos. Campañas publicitarias Visual perception. Hearing impaired. Advertising campaigns. Percepção visual. Deficientes auditivos. Campanhas publicitárias. |
description |
Averiguar os aspectos da percepção visual de deficientes auditivos quanto às técnicas utilizadas em campanhas publicitárias foi o principal objetivo deste trabalho. Para tanto, os participantes da pesquisa foram divididos em duas turmas de estudantes do Centro de Educação para Jovens e Adultos (Ceja), de Blumenau (SC): uma de deficientes auditivos; e outra de pessoas que ouvem. A cada turmaforam mostradas campanhas publicitárias para avaliar os aspectos da percepção visual no que se refere à construção de sentidos e significados para a compreensão da mensagem. Os resultados da pesquisa indicam que os deficientes auditivos são consumidores que necessitam de estímulos adequados que forneçam o reforço positivo para facilitar a comunicação entre si e com os “ouvintes”, mas também para prover estímulos que despertem o comportamento de compra. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-11-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139149 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2012.139149 |
url |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139149 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2238-2593.organicom.2012.139149 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139149/134501 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Organicom info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Organicom |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Organicom; v. 9 n. 16-17 (2012): Comunicação e Saúde; 349-378 2238-2593 1807-1236 reponame:Organicom (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Organicom (Online) |
collection |
Organicom (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaorganicom@usp.br |
_version_ |
1797047109379162112 |