Escenario histórico de las relaciones públicas en Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Organicom (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139324 |
Resumo: | As relações públicas surgiram no Brasil em 1914, com a criação do primeiro departamento corporativo de da área, em São Paulo. No entanto, seu desenvolvimento ocorreu apenas a partir de 1950. Ao se estabelecerem no Brasil, as empresas multinacionais criaram departamentos de relações públicas para melhorar e fortalecer suas atividades no país. Um aspecto singular, no Brasil, é que a profissão foi regulamentada em 1967, pela Lei nº 5377/67. No mesmo ano, foi criado o primeiro curso de graduação, na Universidade de São Paulo. Inspirados pelas teorias norte-americanas, europeias e latino-americanas, vários autores têm escrito livros conceituais e práticos para o mercado brasileiro, contribuindo para o desenvolvimento da profissão. Diversas associações também desempenharam papel crucial nesse sentido, construindo pontes entre o meio acadêmico e o mercado. Este texto apresenta fatos relevantes dos cem anos de relações públicas no Brasil, comemorados em 2014. |
id |
USP-72_3036f4f63c13ff3c8f749e6a32b1427a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/139324 |
network_acronym_str |
USP-72 |
network_name_str |
Organicom (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Escenario histórico de las relaciones públicas en BrasilCenário histórico das relações públicas no BrasilThe historical scenario of public relations in BrazilBrasil. Licenciamiento. Comunicación organizacional. Relaciones públicas. Historia.Brazil. Licensing. Organizational communication. Public relations. History.Brasil. Licenciamento. Comunicação organizacional. Relações públicas. História.As relações públicas surgiram no Brasil em 1914, com a criação do primeiro departamento corporativo de da área, em São Paulo. No entanto, seu desenvolvimento ocorreu apenas a partir de 1950. Ao se estabelecerem no Brasil, as empresas multinacionais criaram departamentos de relações públicas para melhorar e fortalecer suas atividades no país. Um aspecto singular, no Brasil, é que a profissão foi regulamentada em 1967, pela Lei nº 5377/67. No mesmo ano, foi criado o primeiro curso de graduação, na Universidade de São Paulo. Inspirados pelas teorias norte-americanas, europeias e latino-americanas, vários autores têm escrito livros conceituais e práticos para o mercado brasileiro, contribuindo para o desenvolvimento da profissão. Diversas associações também desempenharam papel crucial nesse sentido, construindo pontes entre o meio acadêmico e o mercado. Este texto apresenta fatos relevantes dos cem anos de relações públicas no Brasil, comemorados em 2014.Public relations arose in Brazil in 1914, with the creation of the first corporate department of the area, in São Paulo. However, it development only occurred as from 1950. When establishing themselves in Brazil, the internactional companies created public relations departments to improve and strengthen their activities in the country. A unique aspect in Brazil is that the profession was regulated in 1967, by Law No. 5.377/67. In the same year the first graduate course was created in the University of São Paulo. Inspired by the North American, European and Latin American theories, a number of authors have written conceptual and practical books for the Brazilian market, contributing to the development of the profession. Various associations have also played a crucial role in this sense, by building bridges between the academic environment and the market. This text presents relevant facts of the one hundred years of public relations in Brazil, celebrated in 2014.Las relaciones públicas surgieron en Brasil en 1914, con la creación del primer departamento corporativo del área, en São Paulo. Pero, su desenvolvimiento ocurrió apenas a partir de 1950.. Al establecerse en el Brasil, las organizaciones multinacionales crearon departamentos de relaciones públicas para mejorar y fortalecer sus actividades en el país. Un aspecto singular en Brasil, es que la profesión fue reglamentada en 1967, por la Ley nº 5377/67. En el mismo año, fue creado el primeo curso de graduación, en la Universidad de São Paulo. Inspirados por las teorías norteamericanas, europeas y latinoamericanas, varios autores han escrito libros conceptuales y prácticos para el mercado brasilero, contribuyendo para el desarrollo de la profesión. Diversas asociaciones también desempeñaron un papel crucial en este sentido, construyendo puentes entre el medio académico y el mercado. Este texto presenta hechos relevantes de los cien años de las relaciones públicas en el Brasil, conmemorados en 2014.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2016-06-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/13932410.11606/issn.2238-2593.organicom.2016.139324Organicom; v. 13 n. 24 (2016): Relações públicas: dimensões e práticas; 151-1602238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139324/134665Copyright (c) 2017 Organicominfo:eu-repo/semantics/openAccessNassar, PauloFarias, Luiz Alberto deOliveira, Mateus Furlanetto de2017-11-13T14:58:55Zoai:revistas.usp.br:article/139324Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-01-13T10:35:41.408574Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escenario histórico de las relaciones públicas en Brasil Cenário histórico das relações públicas no Brasil The historical scenario of public relations in Brazil |
title |
Escenario histórico de las relaciones públicas en Brasil |
spellingShingle |
Escenario histórico de las relaciones públicas en Brasil Nassar, Paulo Brasil. Licenciamiento. Comunicación organizacional. Relaciones públicas. Historia. Brazil. Licensing. Organizational communication. Public relations. History. Brasil. Licenciamento. Comunicação organizacional. Relações públicas. História. |
title_short |
Escenario histórico de las relaciones públicas en Brasil |
title_full |
Escenario histórico de las relaciones públicas en Brasil |
title_fullStr |
Escenario histórico de las relaciones públicas en Brasil |
title_full_unstemmed |
Escenario histórico de las relaciones públicas en Brasil |
title_sort |
Escenario histórico de las relaciones públicas en Brasil |
author |
Nassar, Paulo |
author_facet |
Nassar, Paulo Farias, Luiz Alberto de Oliveira, Mateus Furlanetto de |
author_role |
author |
author2 |
Farias, Luiz Alberto de Oliveira, Mateus Furlanetto de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nassar, Paulo Farias, Luiz Alberto de Oliveira, Mateus Furlanetto de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Brasil. Licenciamiento. Comunicación organizacional. Relaciones públicas. Historia. Brazil. Licensing. Organizational communication. Public relations. History. Brasil. Licenciamento. Comunicação organizacional. Relações públicas. História. |
topic |
Brasil. Licenciamiento. Comunicación organizacional. Relaciones públicas. Historia. Brazil. Licensing. Organizational communication. Public relations. History. Brasil. Licenciamento. Comunicação organizacional. Relações públicas. História. |
description |
As relações públicas surgiram no Brasil em 1914, com a criação do primeiro departamento corporativo de da área, em São Paulo. No entanto, seu desenvolvimento ocorreu apenas a partir de 1950. Ao se estabelecerem no Brasil, as empresas multinacionais criaram departamentos de relações públicas para melhorar e fortalecer suas atividades no país. Um aspecto singular, no Brasil, é que a profissão foi regulamentada em 1967, pela Lei nº 5377/67. No mesmo ano, foi criado o primeiro curso de graduação, na Universidade de São Paulo. Inspirados pelas teorias norte-americanas, europeias e latino-americanas, vários autores têm escrito livros conceituais e práticos para o mercado brasileiro, contribuindo para o desenvolvimento da profissão. Diversas associações também desempenharam papel crucial nesse sentido, construindo pontes entre o meio acadêmico e o mercado. Este texto apresenta fatos relevantes dos cem anos de relações públicas no Brasil, comemorados em 2014. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139324 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2016.139324 |
url |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139324 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2238-2593.organicom.2016.139324 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139324/134665 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Organicom info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Organicom |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Organicom; v. 13 n. 24 (2016): Relações públicas: dimensões e práticas; 151-160 2238-2593 1807-1236 reponame:Organicom (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Organicom (Online) |
collection |
Organicom (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaorganicom@usp.br |
_version_ |
1797047110216974336 |