Escenario histórico de las relaciones públicas en Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nassar, Paulo
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Farias, Luiz Alberto de, Oliveira, Mateus Furlanetto de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organicom (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139324
Resumo: As relações públicas surgiram no Brasil em 1914, com a criação do primeiro departamento corporativo de da área, em São Paulo. No entanto, seu desenvolvimento ocorreu apenas a partir de 1950. Ao se estabelecerem no Brasil, as empresas multinacionais criaram departamentos de relações públicas para melhorar e fortalecer suas atividades no país. Um aspecto singular, no Brasil, é que a profissão foi regulamentada em 1967, pela Lei nº 5377/67. No mesmo ano, foi criado o primeiro curso de graduação, na Universidade de São Paulo. Inspirados pelas teorias norte-americanas, europeias e latino-americanas, vários autores têm escrito livros conceituais e práticos para o mercado brasileiro, contribuindo para o desenvolvimento da profissão. Diversas associações também desempenharam papel crucial nesse sentido, construindo pontes entre o meio acadêmico e o mercado. Este texto apresenta fatos relevantes dos cem anos de relações públicas no Brasil, comemorados em 2014.
id USP-72_3036f4f63c13ff3c8f749e6a32b1427a
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/139324
network_acronym_str USP-72
network_name_str Organicom (Online)
repository_id_str
spelling Escenario histórico de las relaciones públicas en BrasilCenário histórico das relações públicas no BrasilThe historical scenario of public relations in BrazilBrasil. Licenciamiento. Comunicación organizacional. Relaciones públicas. Historia.Brazil. Licensing. Organizational communication. Public relations. History.Brasil. Licenciamento. Comunicação organizacional. Relações públicas. História.As relações públicas surgiram no Brasil em 1914, com a criação do primeiro departamento corporativo de da área, em São Paulo. No entanto, seu desenvolvimento ocorreu apenas a partir de 1950. Ao se estabelecerem no Brasil, as empresas multinacionais criaram departamentos de relações públicas para melhorar e fortalecer suas atividades no país. Um aspecto singular, no Brasil, é que a profissão foi regulamentada em 1967, pela Lei nº 5377/67. No mesmo ano, foi criado o primeiro curso de graduação, na Universidade de São Paulo. Inspirados pelas teorias norte-americanas, europeias e latino-americanas, vários autores têm escrito livros conceituais e práticos para o mercado brasileiro, contribuindo para o desenvolvimento da profissão. Diversas associações também desempenharam papel crucial nesse sentido, construindo pontes entre o meio acadêmico e o mercado. Este texto apresenta fatos relevantes dos cem anos de relações públicas no Brasil, comemorados em 2014.Public relations arose in Brazil in 1914, with the creation of the first corporate department of the area, in São Paulo. However, it development only occurred as from 1950. When establishing themselves in Brazil, the internactional companies created public relations departments to improve and strengthen their activities in the country. A unique aspect in Brazil is that the profession was regulated in 1967, by Law No. 5.377/67. In the same year the first graduate course was created in the University of São Paulo. Inspired by the North American, European and Latin American theories, a number of authors have written conceptual and practical books for the Brazilian market, contributing to the development of the profession. Various associations have also played a crucial role in this sense, by building bridges between the academic environment and the market. This text presents relevant facts of the one hundred years of public relations in Brazil, celebrated in 2014.Las relaciones públicas surgieron en Brasil en 1914, con la creación del primer departamento corporativo del área, en São Paulo. Pero, su desenvolvimiento ocurrió apenas a partir de 1950.. Al establecerse en el Brasil, las organizaciones multinacionales crearon departamentos de relaciones públicas para mejorar y fortalecer sus actividades en el país. Un aspecto singular en Brasil, es que la profesión fue reglamentada en 1967, por la Ley nº 5377/67. En el mismo año, fue creado el primeo curso de graduación, en la Universidad de São Paulo. Inspirados por las teorías norteamericanas, europeas y latinoamericanas, varios autores han escrito libros conceptuales y prácticos para el mercado brasilero, contribuyendo para el desarrollo de la profesión. Diversas asociaciones también desempeñaron un papel crucial en este sentido, construyendo puentes entre el medio académico y el mercado. Este texto presenta hechos relevantes de los cien años de las relaciones públicas en el Brasil, conmemorados en 2014.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2016-06-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/13932410.11606/issn.2238-2593.organicom.2016.139324Organicom; v. 13 n. 24 (2016): Relações públicas: dimensões e práticas; 151-1602238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139324/134665Copyright (c) 2017 Organicominfo:eu-repo/semantics/openAccessNassar, PauloFarias, Luiz Alberto deOliveira, Mateus Furlanetto de2017-11-13T14:58:55Zoai:revistas.usp.br:article/139324Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-01-13T10:35:41.408574Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Escenario histórico de las relaciones públicas en Brasil
Cenário histórico das relações públicas no Brasil
The historical scenario of public relations in Brazil
title Escenario histórico de las relaciones públicas en Brasil
spellingShingle Escenario histórico de las relaciones públicas en Brasil
Nassar, Paulo
Brasil. Licenciamiento. Comunicación organizacional. Relaciones públicas. Historia.
Brazil. Licensing. Organizational communication. Public relations. History.
Brasil. Licenciamento. Comunicação organizacional. Relações públicas. História.
title_short Escenario histórico de las relaciones públicas en Brasil
title_full Escenario histórico de las relaciones públicas en Brasil
title_fullStr Escenario histórico de las relaciones públicas en Brasil
title_full_unstemmed Escenario histórico de las relaciones públicas en Brasil
title_sort Escenario histórico de las relaciones públicas en Brasil
author Nassar, Paulo
author_facet Nassar, Paulo
Farias, Luiz Alberto de
Oliveira, Mateus Furlanetto de
author_role author
author2 Farias, Luiz Alberto de
Oliveira, Mateus Furlanetto de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nassar, Paulo
Farias, Luiz Alberto de
Oliveira, Mateus Furlanetto de
dc.subject.por.fl_str_mv Brasil. Licenciamiento. Comunicación organizacional. Relaciones públicas. Historia.
Brazil. Licensing. Organizational communication. Public relations. History.
Brasil. Licenciamento. Comunicação organizacional. Relações públicas. História.
topic Brasil. Licenciamiento. Comunicación organizacional. Relaciones públicas. Historia.
Brazil. Licensing. Organizational communication. Public relations. History.
Brasil. Licenciamento. Comunicação organizacional. Relações públicas. História.
description As relações públicas surgiram no Brasil em 1914, com a criação do primeiro departamento corporativo de da área, em São Paulo. No entanto, seu desenvolvimento ocorreu apenas a partir de 1950. Ao se estabelecerem no Brasil, as empresas multinacionais criaram departamentos de relações públicas para melhorar e fortalecer suas atividades no país. Um aspecto singular, no Brasil, é que a profissão foi regulamentada em 1967, pela Lei nº 5377/67. No mesmo ano, foi criado o primeiro curso de graduação, na Universidade de São Paulo. Inspirados pelas teorias norte-americanas, europeias e latino-americanas, vários autores têm escrito livros conceituais e práticos para o mercado brasileiro, contribuindo para o desenvolvimento da profissão. Diversas associações também desempenharam papel crucial nesse sentido, construindo pontes entre o meio acadêmico e o mercado. Este texto apresenta fatos relevantes dos cem anos de relações públicas no Brasil, comemorados em 2014.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139324
10.11606/issn.2238-2593.organicom.2016.139324
url https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139324
identifier_str_mv 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2016.139324
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139324/134665
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Organicom
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Organicom
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Organicom; v. 13 n. 24 (2016): Relações públicas: dimensões e práticas; 151-160
2238-2593
1807-1236
reponame:Organicom (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Organicom (Online)
collection Organicom (Online)
repository.name.fl_str_mv Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistaorganicom@usp.br
_version_ 1797047110216974336