Ultraje do rosto: embates discursivos e reconhecimento da liderança feminina na Petrobras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Ângela Cristina Salgueiro
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Souza, Frederico da Cruz Vieira de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organicom (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139316
Resumo: Discursos organizacionais e questões do processo de afirmação e reconhecimento das identidades femininas no mundo corporativo são o foco desse artigo. Abordam-se dimensões dos dilemas antifeministas envolvidos nos discursos organizacionais, em distintos momentos e mediados por diferentes suportes de comunicação. Valendo-se de aparições da liderança feminina no espaço público, elegemos como norteadores conceituais as noções de rosto e de ultraje para embasar uma breve análise comunicacional sedimentada no rosto de Graça Foster, primeira mulher presidente da Petrobras. A metodologia híbrida desenvolvida para a leitura qualitativa das produções midiáticas em questão alia elementos da análise do discurso a outros próprios da semiótica, considerando as dimensões ética e estético-expressiva das textualidades e imagens constantes nas produções analisadas. Os resultados alcançados apontam para a necessidade de uma visão crítica da comunicação organizacional que prime pela ética, abandonando estereotipias usualmente empregadas pelos discursos organizacionais, sobretudo por aqueles que tematizam as mulheres.
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spelling Ultraje do rosto: embates discursivos e reconhecimento da liderança feminina na PetrobrasFacial outrage: discursive clashes and recognition of female leadership in PetrobrasEl ultraje del rostro: enfrentamientos de los discursos y reconocimiento del liderazgo femenino en PetrobrasDiscurso. Reconocimiento. Rostro. Liderazgo feminino. Petrobras. Graça Foster.Discourse. Recognition. Face. Women’s leadership. Petrobras. Graça Foster.Discurso. Reconhecimento. Rosto. Liderança feminine. Petrobras. Graça Foster.Discursos organizacionais e questões do processo de afirmação e reconhecimento das identidades femininas no mundo corporativo são o foco desse artigo. Abordam-se dimensões dos dilemas antifeministas envolvidos nos discursos organizacionais, em distintos momentos e mediados por diferentes suportes de comunicação. Valendo-se de aparições da liderança feminina no espaço público, elegemos como norteadores conceituais as noções de rosto e de ultraje para embasar uma breve análise comunicacional sedimentada no rosto de Graça Foster, primeira mulher presidente da Petrobras. A metodologia híbrida desenvolvida para a leitura qualitativa das produções midiáticas em questão alia elementos da análise do discurso a outros próprios da semiótica, considerando as dimensões ética e estético-expressiva das textualidades e imagens constantes nas produções analisadas. Os resultados alcançados apontam para a necessidade de uma visão crítica da comunicação organizacional que prime pela ética, abandonando estereotipias usualmente empregadas pelos discursos organizacionais, sobretudo por aqueles que tematizam as mulheres.Discursos organizacionales y cuestiones del proceso de afirmación y reconocimiento de las identidades femeninas en el mundo corporativo son el foco de este artículo. Se abordan dimensiones de los dilemas antifeministas envueltos en los discursos organizacionales, en distintos momentos y mediados por diferentes suportes de comunicación. Valiéndose de apariciones del liderazgo femenino en el espacio público, elegimos como directoras conceptuales las nociones de rostro y de ultraje para fundamentar un breve análisis comunicacional sedimentado en el rostro de Graça Foster, primera mujer presidente de la Petrobras. La metodología híbrida desarrollada para la lectura cualitativa de las producciones mediáticas en cuestión reúne elementos del análisis del discurso a otros propios de la semiótica, considerando las dimensiones ética y estéticoexpresiva de las textualidades e imágenes constantes en las producciones analizadas. Los resultados alcanzados apuntan para la necesidad de una visión crítica de la comunicación organizacional que prime por la ética, abandonando estereotipias usualmente empleadas por los discursos organizacionales, sobre todo por aquellos que tematizan a las mujeres.Organizational speeches and issues concerning the process of affirmation and recognition of women’s identities in the corporate world are the focus of this article. They address the dimensions of the anti-feminist dilemmas involved in the organizational speeches, at different moments and mediated by various communication media. Drawing on the apparition of feminine leadership in the public space, we have chosen as conceptual guides of the facial and notional outrage as a basis for a brief communicational analysis sedimented on Graça Foster’s face, the first woman to occupy the presidency of Petrobras. The hybrid methodology developed for a qualitative reading of the mediatic productions in the matter joins the elements of the analysis of the discourse with others that are proper of the semiotics, considering the ethical and aestheticexpressive dimensions of the textualities and images contained in the productions analyzed. The results achieved point to the need for a critical view of organizational communication that values ethics, abandoning the stereotypes usually used in organizational discourses, especially those that use women as themes.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2016-06-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/13931610.11606/issn.2238-2593.organicom.2016.139316Organicom; v. 13 n. 24 (2016): Relações públicas: dimensões e práticas; 56-692238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139316/134657Copyright (c) 2017 Organicominfo:eu-repo/semantics/openAccessMarques, Ângela Cristina SalgueiroSouza, Frederico da Cruz Vieira de2017-11-13T11:24:23Zoai:revistas.usp.br:article/139316Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-01-13T10:35:41.028931Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
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