Corporate social responsibility in the Swiss watch industry: perceptions and practices
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Organicom (Online) |
DOI: | 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2016.139317 |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139317 |
Resumo: | O estudo analisou as percepções e práticas relacionadas com a responsabilidade social corporativa (RSC) na indústria relojoeira suíça, reunindo dados de doze marcas de relógios de luxo suíças de tamanhos variados, utilizando entrevistas qualitativas. Os resultados sugerem que a indústria, historicamente muito reservada, está se tornando cada vez mais consciente da importância da RSC e, portanto, está investindo nela particularmente nos últimos dez anos. As marcas de relógios de luxo viam sua participação no segmento de luxo como uma razão convincente para a prática de RSC. No que diz respeito à gestão da cadeia de valor, a implementação de práticas comerciais responsáveis era vista como tendo a finalidade de proporcionar benefícios intangíveis, tais como a consolidação da marca. Marcas do mesmo grupo tendiam a tratar vários aspectos de RSC da mesma forma, mas também divergiam de maneira significativa na forma como praticavam a RSC. Fazem-se recomendações para melhorar a participação das marcas de relógios suíços em RSC. |
id |
USP-72_4abb860d078b773307329f56512e9956 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/139317 |
network_acronym_str |
USP-72 |
network_name_str |
Organicom (Online) |
spelling |
Corporate social responsibility in the Swiss watch industry: perceptions and practicesResponsabilidade social corporativa na indústria relojoeira suíça: percepções e práticasResponsabilidad social corporativa en la industria relojera suiza: percepciones y práticasIndustria Suiza de relojes de lujo. Rsc de la industria relojera de lujo. Rsc y relojes de lujo. Rsc en Suiza.Indústria Suíça de relógios de luxo. Rsc na indústria de relógios de luxo. Rsc e relógios de luxo. Rsc na Suíça.Swiss Luxury Watch Industry. Csr Of Luxury watch industry. Csr and luxury watches. Csr In Switzerland.O estudo analisou as percepções e práticas relacionadas com a responsabilidade social corporativa (RSC) na indústria relojoeira suíça, reunindo dados de doze marcas de relógios de luxo suíças de tamanhos variados, utilizando entrevistas qualitativas. Os resultados sugerem que a indústria, historicamente muito reservada, está se tornando cada vez mais consciente da importância da RSC e, portanto, está investindo nela particularmente nos últimos dez anos. As marcas de relógios de luxo viam sua participação no segmento de luxo como uma razão convincente para a prática de RSC. No que diz respeito à gestão da cadeia de valor, a implementação de práticas comerciais responsáveis era vista como tendo a finalidade de proporcionar benefícios intangíveis, tais como a consolidação da marca. Marcas do mesmo grupo tendiam a tratar vários aspectos de RSC da mesma forma, mas também divergiam de maneira significativa na forma como praticavam a RSC. Fazem-se recomendações para melhorar a participação das marcas de relógios suíços em RSC.The study analyzed perceptions and practices related to corporate social responsibility (CSR) in the Swiss watch industry gathering data from twelve luxury Swiss watch brands of varied sizes using qualitative interviews. Findings suggest that the industry, which has historically been very secretive, is becoming increasingly aware of the importance of CSR and therefore is investing in it especially in the past ten years. The luxury watch brands viewed their membership in the luxury segment as a compelling reason to practice CSR. With regard to value chain management, implementing responsible trading practices was seen to provide intangible benefits such as consolidation of the brand. Brands of the same group tended to treat several CSR aspects the same way, but also differed in significant ways in the way they practiced CSR. Recommendations are offered to improve the participation of the Swiss watch brands in CSR.Este estudio analizó las percepciones y prácticas relacionadas con la responsabilidad social corporativa (RSC) en la industria de relojes suizos reuniendo datos de doce marcas de lujo de relojes suizos de diferentes tamaños utilizando entrevistas cualitativas. Los resultados sugieren que la industria, históricamente muy reservada, está cada vez más consciente de la importancia de la RSC y, por tanto, está invirtiendo en ella sobre todo en los últimos diez años. Las marcas de relojes de lujo vieron su participación como miembros del segmento de lujo como una razón de peso para practicar la RSC. En lo que se refiere a la gestión de la cadena de valor, la aplicación de prácticas comerciales responsables permitió proporcionar beneficios intangibles tales como la consolidación de la marca. Marcas del mismo grupo tendieron para tratar varios aspectos de RSC de la misma manera, pero también difieren de forma significativa en la forma en que practican la RSC. Se ofrecen recomendaciones para mejorar la participación de las marcas de relojes suizos en RSC.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2016-06-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/13931710.11606/issn.2238-2593.organicom.2016.139317Organicom; v. 13 n. 24 (2016): Relações públicas: dimensões e práticas; 70-842238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPenghttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139317/134658Copyright (c) 2017 Organicominfo:eu-repo/semantics/openAccessGerber, LucieSriramesh, Krishnamurthy2017-11-13T13:40:39Zoai:revistas.usp.br:article/139317Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-01-13T10:35:41.076697Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Corporate social responsibility in the Swiss watch industry: perceptions and practices Responsabilidade social corporativa na indústria relojoeira suíça: percepções e práticas Responsabilidad social corporativa en la industria relojera suiza: percepciones y práticas |
title |
Corporate social responsibility in the Swiss watch industry: perceptions and practices |
spellingShingle |
Corporate social responsibility in the Swiss watch industry: perceptions and practices Corporate social responsibility in the Swiss watch industry: perceptions and practices Gerber, Lucie Industria Suiza de relojes de lujo. Rsc de la industria relojera de lujo. Rsc y relojes de lujo. Rsc en Suiza. Indústria Suíça de relógios de luxo. Rsc na indústria de relógios de luxo. Rsc e relógios de luxo. Rsc na Suíça. Swiss Luxury Watch Industry. Csr Of Luxury watch industry. Csr and luxury watches. Csr In Switzerland. Gerber, Lucie Industria Suiza de relojes de lujo. Rsc de la industria relojera de lujo. Rsc y relojes de lujo. Rsc en Suiza. Indústria Suíça de relógios de luxo. Rsc na indústria de relógios de luxo. Rsc e relógios de luxo. Rsc na Suíça. Swiss Luxury Watch Industry. Csr Of Luxury watch industry. Csr and luxury watches. Csr In Switzerland. |
title_short |
Corporate social responsibility in the Swiss watch industry: perceptions and practices |
title_full |
Corporate social responsibility in the Swiss watch industry: perceptions and practices |
title_fullStr |
Corporate social responsibility in the Swiss watch industry: perceptions and practices Corporate social responsibility in the Swiss watch industry: perceptions and practices |
title_full_unstemmed |
Corporate social responsibility in the Swiss watch industry: perceptions and practices Corporate social responsibility in the Swiss watch industry: perceptions and practices |
title_sort |
Corporate social responsibility in the Swiss watch industry: perceptions and practices |
author |
Gerber, Lucie |
author_facet |
Gerber, Lucie Gerber, Lucie Sriramesh, Krishnamurthy Sriramesh, Krishnamurthy |
author_role |
author |
author2 |
Sriramesh, Krishnamurthy |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gerber, Lucie Sriramesh, Krishnamurthy |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Industria Suiza de relojes de lujo. Rsc de la industria relojera de lujo. Rsc y relojes de lujo. Rsc en Suiza. Indústria Suíça de relógios de luxo. Rsc na indústria de relógios de luxo. Rsc e relógios de luxo. Rsc na Suíça. Swiss Luxury Watch Industry. Csr Of Luxury watch industry. Csr and luxury watches. Csr In Switzerland. |
topic |
Industria Suiza de relojes de lujo. Rsc de la industria relojera de lujo. Rsc y relojes de lujo. Rsc en Suiza. Indústria Suíça de relógios de luxo. Rsc na indústria de relógios de luxo. Rsc e relógios de luxo. Rsc na Suíça. Swiss Luxury Watch Industry. Csr Of Luxury watch industry. Csr and luxury watches. Csr In Switzerland. |
description |
O estudo analisou as percepções e práticas relacionadas com a responsabilidade social corporativa (RSC) na indústria relojoeira suíça, reunindo dados de doze marcas de relógios de luxo suíças de tamanhos variados, utilizando entrevistas qualitativas. Os resultados sugerem que a indústria, historicamente muito reservada, está se tornando cada vez mais consciente da importância da RSC e, portanto, está investindo nela particularmente nos últimos dez anos. As marcas de relógios de luxo viam sua participação no segmento de luxo como uma razão convincente para a prática de RSC. No que diz respeito à gestão da cadeia de valor, a implementação de práticas comerciais responsáveis era vista como tendo a finalidade de proporcionar benefícios intangíveis, tais como a consolidação da marca. Marcas do mesmo grupo tendiam a tratar vários aspectos de RSC da mesma forma, mas também divergiam de maneira significativa na forma como praticavam a RSC. Fazem-se recomendações para melhorar a participação das marcas de relógios suíços em RSC. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139317 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2016.139317 |
url |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139317 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2238-2593.organicom.2016.139317 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139317/134658 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Organicom info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Organicom |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Organicom; v. 13 n. 24 (2016): Relações públicas: dimensões e práticas; 70-84 2238-2593 1807-1236 reponame:Organicom (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Organicom (Online) |
collection |
Organicom (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaorganicom@usp.br |
_version_ |
1822182111163973632 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.11606/issn.2238-2593.organicom.2016.139317 |