Corporate social responsibility in the Swiss watch industry: perceptions and practices

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gerber, Lucie
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Sriramesh, Krishnamurthy
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Organicom (Online)
DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2016.139317
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139317
Resumo: O estudo analisou as percepções e práticas relacionadas com a responsabilidade social corporativa (RSC) na indústria relojoeira suíça, reunindo dados de doze marcas de relógios de luxo suíças de tamanhos variados, utilizando entrevistas qualitativas. Os resultados sugerem que a indústria, historicamente muito reservada, está se tornando cada vez mais consciente da importância da RSC e, portanto, está investindo nela particularmente nos últimos dez anos. As marcas de relógios de luxo viam sua participação no segmento de luxo como uma razão convincente para a prática de RSC. No que diz respeito à gestão da cadeia de valor, a implementação de práticas comerciais responsáveis era vista como tendo a finalidade de proporcionar benefícios intangíveis, tais como a consolidação da marca. Marcas do mesmo grupo tendiam a tratar vários aspectos de RSC da mesma forma, mas também divergiam de maneira significativa na forma como praticavam a RSC. Fazem-se recomendações para melhorar a participação das marcas de relógios suíços em RSC.
id USP-72_4abb860d078b773307329f56512e9956
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/139317
network_acronym_str USP-72
network_name_str Organicom (Online)
spelling Corporate social responsibility in the Swiss watch industry: perceptions and practicesResponsabilidade social corporativa na indústria relojoeira suíça: percepções e práticasResponsabilidad social corporativa en la industria relojera suiza: percepciones y práticasIndustria Suiza de relojes de lujo. Rsc de la industria relojera de lujo. Rsc y relojes de lujo. Rsc en Suiza.Indústria Suíça de relógios de luxo. Rsc na indústria de relógios de luxo. Rsc e relógios de luxo. Rsc na Suíça.Swiss Luxury Watch Industry. Csr Of Luxury watch industry. Csr and luxury watches. Csr In Switzerland.O estudo analisou as percepções e práticas relacionadas com a responsabilidade social corporativa (RSC) na indústria relojoeira suíça, reunindo dados de doze marcas de relógios de luxo suíças de tamanhos variados, utilizando entrevistas qualitativas. Os resultados sugerem que a indústria, historicamente muito reservada, está se tornando cada vez mais consciente da importância da RSC e, portanto, está investindo nela particularmente nos últimos dez anos. As marcas de relógios de luxo viam sua participação no segmento de luxo como uma razão convincente para a prática de RSC. No que diz respeito à gestão da cadeia de valor, a implementação de práticas comerciais responsáveis era vista como tendo a finalidade de proporcionar benefícios intangíveis, tais como a consolidação da marca. Marcas do mesmo grupo tendiam a tratar vários aspectos de RSC da mesma forma, mas também divergiam de maneira significativa na forma como praticavam a RSC. Fazem-se recomendações para melhorar a participação das marcas de relógios suíços em RSC.The study analyzed perceptions and practices related to corporate social responsibility (CSR) in the Swiss watch industry gathering data from twelve luxury Swiss watch brands of varied sizes using qualitative interviews.  Findings suggest that the industry, which has historically been very secretive, is becoming increasingly aware of the importance of CSR and therefore is investing in it especially in the past ten years. The luxury watch brands viewed their membership in the luxury segment as a compelling reason to practice CSR. With regard to value chain management, implementing responsible trading practices was seen to provide intangible benefits such as consolidation of the brand. Brands of the same group tended to treat several CSR aspects the same way, but also differed in significant ways in the way they practiced CSR. Recommendations are offered to improve the participation of the Swiss watch brands in CSR.Este estudio analizó las percepciones y prácticas relacionadas con la responsabilidad social corporativa (RSC) en la industria de relojes suizos reuniendo datos de doce marcas de lujo de relojes suizos de diferentes tamaños utilizando entrevistas cualitativas. Los resultados sugieren que la industria, históricamente muy reservada, está cada vez más consciente de la importancia de la RSC y, por tanto, está invirtiendo en ella sobre todo en los últimos diez años. Las marcas de relojes de lujo vieron su participación como miembros del segmento de lujo como una razón de peso para practicar la RSC. En lo que se refiere a la gestión de la cadena de valor, la aplicación de prácticas comerciales responsables permitió proporcionar beneficios intangibles tales como la consolidación de la marca. Marcas del mismo grupo tendieron para tratar varios aspectos de RSC de la misma manera, pero también difieren de forma significativa en la forma en que practican la RSC. Se ofrecen recomendaciones para mejorar la participación de las marcas de relojes suizos en RSC.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2016-06-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/13931710.11606/issn.2238-2593.organicom.2016.139317Organicom; v. 13 n. 24 (2016): Relações públicas: dimensões e práticas; 70-842238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPenghttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139317/134658Copyright (c) 2017 Organicominfo:eu-repo/semantics/openAccessGerber, LucieSriramesh, Krishnamurthy2017-11-13T13:40:39Zoai:revistas.usp.br:article/139317Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-01-13T10:35:41.076697Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Corporate social responsibility in the Swiss watch industry: perceptions and practices
Responsabilidade social corporativa na indústria relojoeira suíça: percepções e práticas
Responsabilidad social corporativa en la industria relojera suiza: percepciones y práticas
title Corporate social responsibility in the Swiss watch industry: perceptions and practices
spellingShingle Corporate social responsibility in the Swiss watch industry: perceptions and practices
Corporate social responsibility in the Swiss watch industry: perceptions and practices
Gerber, Lucie
Industria Suiza de relojes de lujo. Rsc de la industria relojera de lujo. Rsc y relojes de lujo. Rsc en Suiza.
Indústria Suíça de relógios de luxo. Rsc na indústria de relógios de luxo. Rsc e relógios de luxo. Rsc na Suíça.
Swiss Luxury Watch Industry. Csr Of Luxury watch industry. Csr and luxury watches. Csr In Switzerland.
Gerber, Lucie
Industria Suiza de relojes de lujo. Rsc de la industria relojera de lujo. Rsc y relojes de lujo. Rsc en Suiza.
Indústria Suíça de relógios de luxo. Rsc na indústria de relógios de luxo. Rsc e relógios de luxo. Rsc na Suíça.
Swiss Luxury Watch Industry. Csr Of Luxury watch industry. Csr and luxury watches. Csr In Switzerland.
title_short Corporate social responsibility in the Swiss watch industry: perceptions and practices
title_full Corporate social responsibility in the Swiss watch industry: perceptions and practices
title_fullStr Corporate social responsibility in the Swiss watch industry: perceptions and practices
Corporate social responsibility in the Swiss watch industry: perceptions and practices
title_full_unstemmed Corporate social responsibility in the Swiss watch industry: perceptions and practices
Corporate social responsibility in the Swiss watch industry: perceptions and practices
title_sort Corporate social responsibility in the Swiss watch industry: perceptions and practices
author Gerber, Lucie
author_facet Gerber, Lucie
Gerber, Lucie
Sriramesh, Krishnamurthy
Sriramesh, Krishnamurthy
author_role author
author2 Sriramesh, Krishnamurthy
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gerber, Lucie
Sriramesh, Krishnamurthy
dc.subject.por.fl_str_mv Industria Suiza de relojes de lujo. Rsc de la industria relojera de lujo. Rsc y relojes de lujo. Rsc en Suiza.
Indústria Suíça de relógios de luxo. Rsc na indústria de relógios de luxo. Rsc e relógios de luxo. Rsc na Suíça.
Swiss Luxury Watch Industry. Csr Of Luxury watch industry. Csr and luxury watches. Csr In Switzerland.
topic Industria Suiza de relojes de lujo. Rsc de la industria relojera de lujo. Rsc y relojes de lujo. Rsc en Suiza.
Indústria Suíça de relógios de luxo. Rsc na indústria de relógios de luxo. Rsc e relógios de luxo. Rsc na Suíça.
Swiss Luxury Watch Industry. Csr Of Luxury watch industry. Csr and luxury watches. Csr In Switzerland.
description O estudo analisou as percepções e práticas relacionadas com a responsabilidade social corporativa (RSC) na indústria relojoeira suíça, reunindo dados de doze marcas de relógios de luxo suíças de tamanhos variados, utilizando entrevistas qualitativas. Os resultados sugerem que a indústria, historicamente muito reservada, está se tornando cada vez mais consciente da importância da RSC e, portanto, está investindo nela particularmente nos últimos dez anos. As marcas de relógios de luxo viam sua participação no segmento de luxo como uma razão convincente para a prática de RSC. No que diz respeito à gestão da cadeia de valor, a implementação de práticas comerciais responsáveis era vista como tendo a finalidade de proporcionar benefícios intangíveis, tais como a consolidação da marca. Marcas do mesmo grupo tendiam a tratar vários aspectos de RSC da mesma forma, mas também divergiam de maneira significativa na forma como praticavam a RSC. Fazem-se recomendações para melhorar a participação das marcas de relógios suíços em RSC.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139317
10.11606/issn.2238-2593.organicom.2016.139317
url https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139317
identifier_str_mv 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2016.139317
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139317/134658
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Organicom
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Organicom
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Organicom; v. 13 n. 24 (2016): Relações públicas: dimensões e práticas; 70-84
2238-2593
1807-1236
reponame:Organicom (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Organicom (Online)
collection Organicom (Online)
repository.name.fl_str_mv Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistaorganicom@usp.br
_version_ 1822182111163973632
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2016.139317