O acontecimento no contexto das organizações: a campanha “Casais”, os públicos e a imagem de O Boticário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Organicom (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139315 |
Resumo: | O artigo discute o potencial do conceito de acontecimento para os estudos da comunicação organizacional a partir da análise da campanha “Casais”, de O Boticário. A análise apoia-se em textos de diversas mídias e comentários de leitores, buscando apreender como se dá a descrição, narração e recepção pública do acontecimento e como ele reconfigura a imagem de O Boticário. Evidenciamos a forma como o acontecimento afetou diferentemente os públicos, os quais atualizam a imagem de O Boticário, vinculada, por alguns, ao desrespeito à família e à promoção da “imoralidade”, e, por outros, à “coragem”, à “quebra de tabus” e à “responsabilidade social”. |
id |
USP-72_4c5097fca445b68d57bc5684a03468b0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/139315 |
network_acronym_str |
USP-72 |
network_name_str |
Organicom (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O acontecimento no contexto das organizações: a campanha “Casais”, os públicos e a imagem de O BoticárioThe event in the context of organizations: The “Casais” campaign, the public and the image of O BoticárioEl acontecimiento en el contexto de las organizaciones: la campaña “Casais”, los públicos y la imagen de O BoticárioEvent. Organizational communication. Publics. Public image. “ Casais ” Campaign. O Boticário.Acontecimento. Comunicação organizacional. Públicos. Imagem pública. Campanha “Casais”. O Boticário.Acontecimiento. Comunicación organizacional. Públicos. Imagen pública. Campaña “Casais” (Parejas). O Boticário.O artigo discute o potencial do conceito de acontecimento para os estudos da comunicação organizacional a partir da análise da campanha “Casais”, de O Boticário. A análise apoia-se em textos de diversas mídias e comentários de leitores, buscando apreender como se dá a descrição, narração e recepção pública do acontecimento e como ele reconfigura a imagem de O Boticário. Evidenciamos a forma como o acontecimento afetou diferentemente os públicos, os quais atualizam a imagem de O Boticário, vinculada, por alguns, ao desrespeito à família e à promoção da “imoralidade”, e, por outros, à “coragem”, à “quebra de tabus” e à “responsabilidade social”.Este artículo analiza el potencial del concepto de acontecimiento para los estudios de la comunicación organizacional a partir del análisis de la campaña “ Casais ” (Parejas) de O Boticário . El análisis se basa en textos de diversos medios y en comentarios de lectores, buscando captar cómo se hace la descripción , la narración y la recepción pública del acontecimiento y cómo este reconfigura la imagen de O Boticario . Evidenciamos cómo el acontecimiento afectó de manera diferente a los diversos públicos, quienes actualizan la imagen de O Boticário , vinculada por algunos a la falta de respeto por la familia y a la promoción de la “inmoralidad”, para otros asociada al “coraje”, a la “quiebra de tabúes” y a la “responsabilidad social”.This article discusses the potential of the concept of event for the studies of organizational communication, based on the analysis of the “ Casais ” (Couples) campaign of the O Boticário brand. The analysis is based on the texts of a number of media and on comments by readers, seeking to understand how the description, narration and public acceptance of the event takes place and how it changes the image of O Boticário . We show the way how the event affected various publics, which update the image of O Boticário , which is related by some of them to disrespect for the family and promotion of “immorality”, and by others to “courage”, to the “breach of taboos” and to “social responsibility”.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2016-06-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/13931510.11606/issn.2238-2593.organicom.2016.139315Organicom; v. 13 n. 24 (2016): Relações públicas: dimensões e práticas; 43-552238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139315/134656Copyright (c) 2017 Organicominfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Terezinha2017-11-13T10:58:04Zoai:revistas.usp.br:article/139315Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-01-13T10:35:40.957506Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O acontecimento no contexto das organizações: a campanha “Casais”, os públicos e a imagem de O Boticário The event in the context of organizations: The “Casais” campaign, the public and the image of O Boticário El acontecimiento en el contexto de las organizaciones: la campaña “Casais”, los públicos y la imagen de O Boticário |
title |
O acontecimento no contexto das organizações: a campanha “Casais”, os públicos e a imagem de O Boticário |
spellingShingle |
O acontecimento no contexto das organizações: a campanha “Casais”, os públicos e a imagem de O Boticário Silva, Terezinha Event. Organizational communication. Publics. Public image. “ Casais ” Campaign. O Boticário. Acontecimento. Comunicação organizacional. Públicos. Imagem pública. Campanha “Casais”. O Boticário. Acontecimiento. Comunicación organizacional. Públicos. Imagen pública. Campaña “Casais” (Parejas). O Boticário. |
title_short |
O acontecimento no contexto das organizações: a campanha “Casais”, os públicos e a imagem de O Boticário |
title_full |
O acontecimento no contexto das organizações: a campanha “Casais”, os públicos e a imagem de O Boticário |
title_fullStr |
O acontecimento no contexto das organizações: a campanha “Casais”, os públicos e a imagem de O Boticário |
title_full_unstemmed |
O acontecimento no contexto das organizações: a campanha “Casais”, os públicos e a imagem de O Boticário |
title_sort |
O acontecimento no contexto das organizações: a campanha “Casais”, os públicos e a imagem de O Boticário |
author |
Silva, Terezinha |
author_facet |
Silva, Terezinha |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Terezinha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Event. Organizational communication. Publics. Public image. “ Casais ” Campaign. O Boticário. Acontecimento. Comunicação organizacional. Públicos. Imagem pública. Campanha “Casais”. O Boticário. Acontecimiento. Comunicación organizacional. Públicos. Imagen pública. Campaña “Casais” (Parejas). O Boticário. |
topic |
Event. Organizational communication. Publics. Public image. “ Casais ” Campaign. O Boticário. Acontecimento. Comunicação organizacional. Públicos. Imagem pública. Campanha “Casais”. O Boticário. Acontecimiento. Comunicación organizacional. Públicos. Imagen pública. Campaña “Casais” (Parejas). O Boticário. |
description |
O artigo discute o potencial do conceito de acontecimento para os estudos da comunicação organizacional a partir da análise da campanha “Casais”, de O Boticário. A análise apoia-se em textos de diversas mídias e comentários de leitores, buscando apreender como se dá a descrição, narração e recepção pública do acontecimento e como ele reconfigura a imagem de O Boticário. Evidenciamos a forma como o acontecimento afetou diferentemente os públicos, os quais atualizam a imagem de O Boticário, vinculada, por alguns, ao desrespeito à família e à promoção da “imoralidade”, e, por outros, à “coragem”, à “quebra de tabus” e à “responsabilidade social”. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139315 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2016.139315 |
url |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139315 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2238-2593.organicom.2016.139315 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139315/134656 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Organicom info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Organicom |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Organicom; v. 13 n. 24 (2016): Relações públicas: dimensões e práticas; 43-55 2238-2593 1807-1236 reponame:Organicom (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Organicom (Online) |
collection |
Organicom (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaorganicom@usp.br |
_version_ |
1797047110197051392 |