O acontecimento no contexto das organizações: a campanha “Casais”, os públicos e a imagem de O Boticário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Terezinha
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organicom (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139315
Resumo: O artigo discute o potencial do conceito de acontecimento para os estudos da comunicação organizacional a partir da análise da campanha “Casais”, de O Boticário. A análise apoia-se em textos de diversas mídias e comentários de leitores, buscando apreender como se dá a descrição, narração e recepção pública do acontecimento e como ele reconfigura a imagem de O Boticário. Evidenciamos a forma como o acontecimento afetou diferentemente os públicos, os quais atualizam a imagem de O Boticário, vinculada, por alguns, ao desrespeito à família e à promoção da “imoralidade”, e, por outros, à “coragem”, à “quebra de tabus” e à “responsabilidade social”.
id USP-72_4c5097fca445b68d57bc5684a03468b0
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/139315
network_acronym_str USP-72
network_name_str Organicom (Online)
repository_id_str
spelling O acontecimento no contexto das organizações: a campanha “Casais”, os públicos e a imagem de O BoticárioThe event in the context of organizations: The “Casais” campaign, the public and the image of O BoticárioEl acontecimiento en el contexto de las organizaciones: la campaña “Casais”, los públicos y la imagen de O BoticárioEvent. Organizational communication. Publics. Public image. “ Casais ” Campaign. O Boticário.Acontecimento. Comunicação organizacional. Públicos. Imagem pública. Campanha “Casais”. O Boticário.Acontecimiento. Comunicación organizacional. Públicos. Imagen pública. Campaña “Casais” (Parejas). O Boticário.O artigo discute o potencial do conceito de acontecimento para os estudos da comunicação organizacional a partir da análise da campanha “Casais”, de O Boticário. A análise apoia-se em textos de diversas mídias e comentários de leitores, buscando apreender como se dá a descrição, narração e recepção pública do acontecimento e como ele reconfigura a imagem de O Boticário. Evidenciamos a forma como o acontecimento afetou diferentemente os públicos, os quais atualizam a imagem de O Boticário, vinculada, por alguns, ao desrespeito à família e à promoção da “imoralidade”, e, por outros, à “coragem”, à “quebra de tabus” e à “responsabilidade social”.Este artículo analiza el potencial del concepto de acontecimiento para los estudios de la comunicación organizacional a partir del análisis de la campaña “ Casais ” (Parejas) de O Boticário . El análisis se basa en textos de diversos medios y en comentarios de lectores, buscando captar cómo se hace la descripción , la narración y la recepción pública del acontecimiento y cómo este reconfigura la imagen de O Boticario . Evidenciamos cómo el acontecimiento afectó de manera diferente a los diversos públicos, quienes actualizan la imagen de O Boticário , vinculada por algunos a la falta de respeto por la familia y a la promoción de la “inmoralidad”, para otros asociada al “coraje”, a la “quiebra de tabúes” y a la “responsabilidad social”.This article discusses the potential of the concept of event for the studies of organizational communication, based on the analysis of the “ Casais ” (Couples) campaign of the O Boticário brand.  The analysis is based on the texts of a number of media and on comments by readers, seeking to understand how the description, narration and public acceptance of the event takes place and how it changes the image of O Boticário . We show the way how the event affected various publics, which update the image of O Boticário , which is related by some of them to disrespect for the family and promotion of “immorality”, and by others to “courage”, to the “breach of taboos” and to “social responsibility”.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2016-06-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/13931510.11606/issn.2238-2593.organicom.2016.139315Organicom; v. 13 n. 24 (2016): Relações públicas: dimensões e práticas; 43-552238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139315/134656Copyright (c) 2017 Organicominfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Terezinha2017-11-13T10:58:04Zoai:revistas.usp.br:article/139315Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-01-13T10:35:40.957506Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O acontecimento no contexto das organizações: a campanha “Casais”, os públicos e a imagem de O Boticário
The event in the context of organizations: The “Casais” campaign, the public and the image of O Boticário
El acontecimiento en el contexto de las organizaciones: la campaña “Casais”, los públicos y la imagen de O Boticário
title O acontecimento no contexto das organizações: a campanha “Casais”, os públicos e a imagem de O Boticário
spellingShingle O acontecimento no contexto das organizações: a campanha “Casais”, os públicos e a imagem de O Boticário
Silva, Terezinha
Event. Organizational communication. Publics. Public image. “ Casais ” Campaign. O Boticário.
Acontecimento. Comunicação organizacional. Públicos. Imagem pública. Campanha “Casais”. O Boticário.
Acontecimiento. Comunicación organizacional. Públicos. Imagen pública. Campaña “Casais” (Parejas). O Boticário.
title_short O acontecimento no contexto das organizações: a campanha “Casais”, os públicos e a imagem de O Boticário
title_full O acontecimento no contexto das organizações: a campanha “Casais”, os públicos e a imagem de O Boticário
title_fullStr O acontecimento no contexto das organizações: a campanha “Casais”, os públicos e a imagem de O Boticário
title_full_unstemmed O acontecimento no contexto das organizações: a campanha “Casais”, os públicos e a imagem de O Boticário
title_sort O acontecimento no contexto das organizações: a campanha “Casais”, os públicos e a imagem de O Boticário
author Silva, Terezinha
author_facet Silva, Terezinha
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Terezinha
dc.subject.por.fl_str_mv Event. Organizational communication. Publics. Public image. “ Casais ” Campaign. O Boticário.
Acontecimento. Comunicação organizacional. Públicos. Imagem pública. Campanha “Casais”. O Boticário.
Acontecimiento. Comunicación organizacional. Públicos. Imagen pública. Campaña “Casais” (Parejas). O Boticário.
topic Event. Organizational communication. Publics. Public image. “ Casais ” Campaign. O Boticário.
Acontecimento. Comunicação organizacional. Públicos. Imagem pública. Campanha “Casais”. O Boticário.
Acontecimiento. Comunicación organizacional. Públicos. Imagen pública. Campaña “Casais” (Parejas). O Boticário.
description O artigo discute o potencial do conceito de acontecimento para os estudos da comunicação organizacional a partir da análise da campanha “Casais”, de O Boticário. A análise apoia-se em textos de diversas mídias e comentários de leitores, buscando apreender como se dá a descrição, narração e recepção pública do acontecimento e como ele reconfigura a imagem de O Boticário. Evidenciamos a forma como o acontecimento afetou diferentemente os públicos, os quais atualizam a imagem de O Boticário, vinculada, por alguns, ao desrespeito à família e à promoção da “imoralidade”, e, por outros, à “coragem”, à “quebra de tabus” e à “responsabilidade social”.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139315
10.11606/issn.2238-2593.organicom.2016.139315
url https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139315
identifier_str_mv 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2016.139315
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139315/134656
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Organicom
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Organicom
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Organicom; v. 13 n. 24 (2016): Relações públicas: dimensões e práticas; 43-55
2238-2593
1807-1236
reponame:Organicom (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Organicom (Online)
collection Organicom (Online)
repository.name.fl_str_mv Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistaorganicom@usp.br
_version_ 1797047110197051392