Estratégias de crescimento em um mercado de oligopólio diferenciado: o caso de “o boticário”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167556 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Sócio-Econômico. Economia. |
id |
UFSC_12dae8b782d1f25d204cbfa7eaad4936 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/167556 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Universidade Federal de Santa CatarinaRosa, Jéssica Soares daJúnior, Luiz Carlos de Carvalho2016-09-19T17:27:11Z2016-09-19T17:27:11Z2016-09-19https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167556TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Sócio-Econômico. Economia.A Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos é caracterizada pela presença de grandes empresas internacionais que atuam globalmente e por pequenas e médias empresas nacionais. Por ser um setor altamente competitivo, caracteriza se também pela constante busca por inovações e aperfeiçoamentos dos produtos ofertados. Por isso, vê-se a necessidade – por parte das empresas, do conhecimento e adoção de estratégias bem delineadas, no que se refere à busca pelo seu crescimento financeiro e como marca. Tendo em vista que o Brasil ocupa atualmente a quarta posição no mercado consumidor da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, o objetivo geral deste trabalho é identificar as estratégias de crescimento adotadas por uma das empresas brasileiras líderes do setor: ‘O Boticário’. A empresa foi fundada em 1977 por Miguel Krigsner, como uma pequena farmácia de manipulação no centro da cidade de Curitiba/PR. Recentemente, a empresa lançou outras três marcas (Eudora; Quem disse, Berenice; e The Beauty Box), formando o ‘Grupo Boticário’. Para ir ao encontro deste objetivo geral, fez-se necessário a revisão teórica acerca de temas relacionados à estratégias de crescimento, bem como o estudo sobre o panorama atual do setor à qual está inserida a empresa, no Brasil e no mundo, identificando o padrão de concorrência do mesmo. Por fim, o estudo concluiu-se, com a demonstração do desempenho da empresa nos últimos anos, mediante a verificação das estratégias adotadas. Verificou-se que a empresa segue o padrão de concorrência do setor, investimento fortemente em Pesquisa e Desenvolvimento de novos produtos e processos, tendo como principal estratégia a diferenciação de seus produtos, dado o mercado de oligopólio-diferenciado à qual está inserida.65 f.Estratégias de Crescimento. Empresa. "O Boticário"Estratégias de crescimento em um mercado de oligopólio diferenciado: o caso de “o boticário”info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALMonografia da Jessica Soares.pdfMonografia da Jessica Soares.pdfapplication/pdf939757https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/167556/1/Monografia%20da%20Jessica%20Soares.pdfa6713dbc2beba585e19a90ba1be7f104MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81383https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/167556/2/license.txt11ee89cd31d893362820eab7c4d46734MD52123456789/1675562016-09-19 14:27:11.193oai:repositorio.ufsc.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-09-19T17:27:11Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estratégias de crescimento em um mercado de oligopólio diferenciado: o caso de “o boticário” |
title |
Estratégias de crescimento em um mercado de oligopólio diferenciado: o caso de “o boticário” |
spellingShingle |
Estratégias de crescimento em um mercado de oligopólio diferenciado: o caso de “o boticário” Rosa, Jéssica Soares da Estratégias de Crescimento. Empresa. "O Boticário" |
title_short |
Estratégias de crescimento em um mercado de oligopólio diferenciado: o caso de “o boticário” |
title_full |
Estratégias de crescimento em um mercado de oligopólio diferenciado: o caso de “o boticário” |
title_fullStr |
Estratégias de crescimento em um mercado de oligopólio diferenciado: o caso de “o boticário” |
title_full_unstemmed |
Estratégias de crescimento em um mercado de oligopólio diferenciado: o caso de “o boticário” |
title_sort |
Estratégias de crescimento em um mercado de oligopólio diferenciado: o caso de “o boticário” |
author |
Rosa, Jéssica Soares da |
author_facet |
Rosa, Jéssica Soares da |
author_role |
author |
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosa, Jéssica Soares da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Júnior, Luiz Carlos de Carvalho |
contributor_str_mv |
Júnior, Luiz Carlos de Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estratégias de Crescimento. Empresa. "O Boticário" |
topic |
Estratégias de Crescimento. Empresa. "O Boticário" |
description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Sócio-Econômico. Economia. |
publishDate |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-09-19T17:27:11Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-09-19T17:27:11Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-09-19 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167556 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167556 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
65 f. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/167556/1/Monografia%20da%20Jessica%20Soares.pdf https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/167556/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a6713dbc2beba585e19a90ba1be7f104 11ee89cd31d893362820eab7c4d46734 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1766805433957220352 |