Novos cenários de participação política: análise das estratégias de comunicação dos grupos de pressão (lobbies)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Esparcia, Antonio Castillo
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organicom (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139085
Resumo: Este artigo tem dois objetivos: eliminar os estereótipos sobre o que é o lobby e explicar quais são as suas técnicas e estratégias. A partir disso, explicar o que é um lobista e as características que ele deve ter, além de citar as atividades que uma campanha de lobby pode promover e como aplicá-las corretamente. O lobby é muito pouco conhecido. O presente artigo enquadra o lobbying como uma das técnicas de relações públicas, pois é basicamente uma forma de comunicação entre as organizações e os poderes públicos. Portanto, essa moderna atividade está longe de velhos conceitos que a associavam a chantagem e o suborno, já que na atualidade concentra sua atuação em ações dirigidas a toda a população, com a intenção de influenciar os governantes. 
id USP-72_4d859f121c45aefa99d069be20983274
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/139085
network_acronym_str USP-72
network_name_str Organicom (Online)
repository_id_str
spelling Novos cenários de participação política: análise das estratégias de comunicação dos grupos de pressão (lobbies)New political participation scenarios: analysis of the communication strategies of the pressure groups (lobbies)Nuevos escenarios de participación política: análisis de las estrategias de comunicación de los grupos de presión (lobbies)Comunicación política. Lobby. Medios de comunicación.Political communication. Lobby. Mass media.Comunicação Política. Lobby. Meios de comunicação.Este artigo tem dois objetivos: eliminar os estereótipos sobre o que é o lobby e explicar quais são as suas técnicas e estratégias. A partir disso, explicar o que é um lobista e as características que ele deve ter, além de citar as atividades que uma campanha de lobby pode promover e como aplicá-las corretamente. O lobby é muito pouco conhecido. O presente artigo enquadra o lobbying como uma das técnicas de relações públicas, pois é basicamente uma forma de comunicação entre as organizações e os poderes públicos. Portanto, essa moderna atividade está longe de velhos conceitos que a associavam a chantagem e o suborno, já que na atualidade concentra sua atuação em ações dirigidas a toda a população, com a intenção de influenciar os governantes. Este artículo tiene dos objetivos: eliminar los estereotipos sobre qué es el lobby y explicar cuáles son sus técnicas y estrategias. A partir de ahí, explicar qué es un lobista y las características que debe tener, además de citar las actividades que una campaña de lobby puede promover y cómo aplicarlas correctamente. El lobby es muy poco conocido. El presente artículo aborda el lobbying como una de las técnicas de relaciones públicas, pues es básicamente una forma de comunicación entre las organizaciones y los poderes públicos. Por lo tanto, esta moderna actividad está lejos de los viejos conceptos que la asociaban al chantaje y al soborno, ya que, en la actualidad, concentra su actuación en acciones dirigidas a toda la población, con la intención de influir sobre los gobernantes.This article pursues two objectives: to eliminate stereotypes on what lobbying is and to describe its techniques and strategies. From there, explain who a lobbyist is and what are the characteristics that he should bear, as well as affirm the activities that a lobbying campaign can use and how to apply them correctly. Lobbying is still a little-known activity. The text classifies lobbying as one of the techniques that characterize public relations, since it is basically an act of communication between organizations and public powers. Thus, this modern activity is far from the old concepts that associated it with blackmail and bribery, since presently it focuses its activity on the actions aimed at the population as a whole, with the intention of influencing the government.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2011-06-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/13908510.11606/issn.2238-2593.organicom.2011.139085Organicom; v. 8 n. 14 (2011): Lobby, relações governamentais, democracia; 64-862238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139085/134434Copyright (c) 2017 Organicominfo:eu-repo/semantics/openAccessEsparcia, Antonio Castillo2017-11-07T11:13:16Zoai:revistas.usp.br:article/139085Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-01-13T10:35:28.408584Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Novos cenários de participação política: análise das estratégias de comunicação dos grupos de pressão (lobbies)
New political participation scenarios: analysis of the communication strategies of the pressure groups (lobbies)
Nuevos escenarios de participación política: análisis de las estrategias de comunicación de los grupos de presión (lobbies)
title Novos cenários de participação política: análise das estratégias de comunicação dos grupos de pressão (lobbies)
spellingShingle Novos cenários de participação política: análise das estratégias de comunicação dos grupos de pressão (lobbies)
Esparcia, Antonio Castillo
Comunicación política. Lobby. Medios de comunicación.
Political communication. Lobby. Mass media.
Comunicação Política. Lobby. Meios de comunicação.
title_short Novos cenários de participação política: análise das estratégias de comunicação dos grupos de pressão (lobbies)
title_full Novos cenários de participação política: análise das estratégias de comunicação dos grupos de pressão (lobbies)
title_fullStr Novos cenários de participação política: análise das estratégias de comunicação dos grupos de pressão (lobbies)
title_full_unstemmed Novos cenários de participação política: análise das estratégias de comunicação dos grupos de pressão (lobbies)
title_sort Novos cenários de participação política: análise das estratégias de comunicação dos grupos de pressão (lobbies)
author Esparcia, Antonio Castillo
author_facet Esparcia, Antonio Castillo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Esparcia, Antonio Castillo
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicación política. Lobby. Medios de comunicación.
Political communication. Lobby. Mass media.
Comunicação Política. Lobby. Meios de comunicação.
topic Comunicación política. Lobby. Medios de comunicación.
Political communication. Lobby. Mass media.
Comunicação Política. Lobby. Meios de comunicação.
description Este artigo tem dois objetivos: eliminar os estereótipos sobre o que é o lobby e explicar quais são as suas técnicas e estratégias. A partir disso, explicar o que é um lobista e as características que ele deve ter, além de citar as atividades que uma campanha de lobby pode promover e como aplicá-las corretamente. O lobby é muito pouco conhecido. O presente artigo enquadra o lobbying como uma das técnicas de relações públicas, pois é basicamente uma forma de comunicação entre as organizações e os poderes públicos. Portanto, essa moderna atividade está longe de velhos conceitos que a associavam a chantagem e o suborno, já que na atualidade concentra sua atuação em ações dirigidas a toda a população, com a intenção de influenciar os governantes. 
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139085
10.11606/issn.2238-2593.organicom.2011.139085
url https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139085
identifier_str_mv 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2011.139085
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139085/134434
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Organicom
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Organicom
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Organicom; v. 8 n. 14 (2011): Lobby, relações governamentais, democracia; 64-86
2238-2593
1807-1236
reponame:Organicom (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Organicom (Online)
collection Organicom (Online)
repository.name.fl_str_mv Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistaorganicom@usp.br
_version_ 1797047109279547392