Novos cenários de participação política: análise das estratégias de comunicação dos grupos de pressão (lobbies)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Organicom (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139085 |
Resumo: | Este artigo tem dois objetivos: eliminar os estereótipos sobre o que é o lobby e explicar quais são as suas técnicas e estratégias. A partir disso, explicar o que é um lobista e as características que ele deve ter, além de citar as atividades que uma campanha de lobby pode promover e como aplicá-las corretamente. O lobby é muito pouco conhecido. O presente artigo enquadra o lobbying como uma das técnicas de relações públicas, pois é basicamente uma forma de comunicação entre as organizações e os poderes públicos. Portanto, essa moderna atividade está longe de velhos conceitos que a associavam a chantagem e o suborno, já que na atualidade concentra sua atuação em ações dirigidas a toda a população, com a intenção de influenciar os governantes. |
id |
USP-72_4d859f121c45aefa99d069be20983274 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/139085 |
network_acronym_str |
USP-72 |
network_name_str |
Organicom (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Novos cenários de participação política: análise das estratégias de comunicação dos grupos de pressão (lobbies)New political participation scenarios: analysis of the communication strategies of the pressure groups (lobbies)Nuevos escenarios de participación política: análisis de las estrategias de comunicación de los grupos de presión (lobbies)Comunicación política. Lobby. Medios de comunicación.Political communication. Lobby. Mass media.Comunicação Política. Lobby. Meios de comunicação.Este artigo tem dois objetivos: eliminar os estereótipos sobre o que é o lobby e explicar quais são as suas técnicas e estratégias. A partir disso, explicar o que é um lobista e as características que ele deve ter, além de citar as atividades que uma campanha de lobby pode promover e como aplicá-las corretamente. O lobby é muito pouco conhecido. O presente artigo enquadra o lobbying como uma das técnicas de relações públicas, pois é basicamente uma forma de comunicação entre as organizações e os poderes públicos. Portanto, essa moderna atividade está longe de velhos conceitos que a associavam a chantagem e o suborno, já que na atualidade concentra sua atuação em ações dirigidas a toda a população, com a intenção de influenciar os governantes. Este artículo tiene dos objetivos: eliminar los estereotipos sobre qué es el lobby y explicar cuáles son sus técnicas y estrategias. A partir de ahí, explicar qué es un lobista y las características que debe tener, además de citar las actividades que una campaña de lobby puede promover y cómo aplicarlas correctamente. El lobby es muy poco conocido. El presente artículo aborda el lobbying como una de las técnicas de relaciones públicas, pues es básicamente una forma de comunicación entre las organizaciones y los poderes públicos. Por lo tanto, esta moderna actividad está lejos de los viejos conceptos que la asociaban al chantaje y al soborno, ya que, en la actualidad, concentra su actuación en acciones dirigidas a toda la población, con la intención de influir sobre los gobernantes.This article pursues two objectives: to eliminate stereotypes on what lobbying is and to describe its techniques and strategies. From there, explain who a lobbyist is and what are the characteristics that he should bear, as well as affirm the activities that a lobbying campaign can use and how to apply them correctly. Lobbying is still a little-known activity. The text classifies lobbying as one of the techniques that characterize public relations, since it is basically an act of communication between organizations and public powers. Thus, this modern activity is far from the old concepts that associated it with blackmail and bribery, since presently it focuses its activity on the actions aimed at the population as a whole, with the intention of influencing the government.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2011-06-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/13908510.11606/issn.2238-2593.organicom.2011.139085Organicom; v. 8 n. 14 (2011): Lobby, relações governamentais, democracia; 64-862238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139085/134434Copyright (c) 2017 Organicominfo:eu-repo/semantics/openAccessEsparcia, Antonio Castillo2017-11-07T11:13:16Zoai:revistas.usp.br:article/139085Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-01-13T10:35:28.408584Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Novos cenários de participação política: análise das estratégias de comunicação dos grupos de pressão (lobbies) New political participation scenarios: analysis of the communication strategies of the pressure groups (lobbies) Nuevos escenarios de participación política: análisis de las estrategias de comunicación de los grupos de presión (lobbies) |
title |
Novos cenários de participação política: análise das estratégias de comunicação dos grupos de pressão (lobbies) |
spellingShingle |
Novos cenários de participação política: análise das estratégias de comunicação dos grupos de pressão (lobbies) Esparcia, Antonio Castillo Comunicación política. Lobby. Medios de comunicación. Political communication. Lobby. Mass media. Comunicação Política. Lobby. Meios de comunicação. |
title_short |
Novos cenários de participação política: análise das estratégias de comunicação dos grupos de pressão (lobbies) |
title_full |
Novos cenários de participação política: análise das estratégias de comunicação dos grupos de pressão (lobbies) |
title_fullStr |
Novos cenários de participação política: análise das estratégias de comunicação dos grupos de pressão (lobbies) |
title_full_unstemmed |
Novos cenários de participação política: análise das estratégias de comunicação dos grupos de pressão (lobbies) |
title_sort |
Novos cenários de participação política: análise das estratégias de comunicação dos grupos de pressão (lobbies) |
author |
Esparcia, Antonio Castillo |
author_facet |
Esparcia, Antonio Castillo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Esparcia, Antonio Castillo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicación política. Lobby. Medios de comunicación. Political communication. Lobby. Mass media. Comunicação Política. Lobby. Meios de comunicação. |
topic |
Comunicación política. Lobby. Medios de comunicación. Political communication. Lobby. Mass media. Comunicação Política. Lobby. Meios de comunicação. |
description |
Este artigo tem dois objetivos: eliminar os estereótipos sobre o que é o lobby e explicar quais são as suas técnicas e estratégias. A partir disso, explicar o que é um lobista e as características que ele deve ter, além de citar as atividades que uma campanha de lobby pode promover e como aplicá-las corretamente. O lobby é muito pouco conhecido. O presente artigo enquadra o lobbying como uma das técnicas de relações públicas, pois é basicamente uma forma de comunicação entre as organizações e os poderes públicos. Portanto, essa moderna atividade está longe de velhos conceitos que a associavam a chantagem e o suborno, já que na atualidade concentra sua atuação em ações dirigidas a toda a população, com a intenção de influenciar os governantes. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-06-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139085 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2011.139085 |
url |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139085 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2238-2593.organicom.2011.139085 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139085/134434 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Organicom info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Organicom |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Organicom; v. 8 n. 14 (2011): Lobby, relações governamentais, democracia; 64-86 2238-2593 1807-1236 reponame:Organicom (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Organicom (Online) |
collection |
Organicom (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaorganicom@usp.br |
_version_ |
1797047109279547392 |