Pode a comunicação organizacional ser considerada uma atividade de lobby?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: França, Fábio
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Ferrari, Maria Aparecida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organicom (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139086
Resumo: O artigo tem como objetivo contribuir para o debate da comunicação organizacional e propor uma reflexão sobre o lobby da comunicação, como uma nova função nas organizações contemporâneas. Acreditamos que essa função poderá render dividendos positivos para a organização ao demonstrar um comportamento transparente perante os públicos, propor objetivos demanter a harmonia e o entendimento com todas as partes interessadas, estar aberta a acolher suas reivindicações e a lhes proporcionar excelente atendimento. Esse posicionamento contribuirá, inclusive, para demonstrar a lisurada prática do lobby pela empresa em relação aos setores governamentais, aumentando sua credibilidade. 
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spelling Pode a comunicação organizacional ser considerada uma atividade de lobby?Can organizational communication be considered to be a lobbying activity?¿Puede la comunicación organizacional considerarse una actividad de lobby?Lobby. Comunicación organizacional. Estrategia de comunicación.Lobby. Comunicação organizacional. Estratégia de comunicação.Lobby. Organizational communication. Communication strategy.O artigo tem como objetivo contribuir para o debate da comunicação organizacional e propor uma reflexão sobre o lobby da comunicação, como uma nova função nas organizações contemporâneas. Acreditamos que essa função poderá render dividendos positivos para a organização ao demonstrar um comportamento transparente perante os públicos, propor objetivos demanter a harmonia e o entendimento com todas as partes interessadas, estar aberta a acolher suas reivindicações e a lhes proporcionar excelente atendimento. Esse posicionamento contribuirá, inclusive, para demonstrar a lisurada prática do lobby pela empresa em relação aos setores governamentais, aumentando sua credibilidade. This article is a contribution to the debate on organizational communication and a reflection on communication lobbying as a new function in contemporary organizations. We believe this function can earn positive results for the organization by demonstrating transparent behaviors with the publics, proposing harmony and understanding as the main objectives to be achieved with all strategic publics, and being open to respond to all grievances and to provide excellent service. This will contribute to demonstrate that the ethical practice of lobbying with government sectors can only enhance the credibility of an organization.El artículo tiene como objetivo contribuir al debate de la comunicación organizacional y proponer una reflexión acerca del lobby de la comunicación, como una nueva función en las organizaciones contemporáneas. Creemos que esa función podrá rendir logros positivos para la organización al demostrar un comportamiento transparente con los públicos, proponer objetivos de mantener la armonía y el entendimiento con todas las partes interesadas, estar abierta a acoger sus reivindicaciones y a proporcionarles una atención excelente. Ese posicionamiento contribuirá, inclusive, a demostrar la ética de la práctica del lobby por parte de la empresa en relación con los sectores gubernamentales, aumentando su credibilidad.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2011-06-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/13908610.11606/issn.2238-2593.organicom.2011.139086Organicom; v. 8 n. 14 (2011): Lobby, relações governamentais, democracia; 87-1042238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139086/134435Copyright (c) 2017 Organicominfo:eu-repo/semantics/openAccessFrança, FábioFerrari, Maria Aparecida2017-11-07T11:17:14Zoai:revistas.usp.br:article/139086Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-01-13T10:35:28.467855Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
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