La comunicación de valores y antivalores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ostrowiak, Abraham Nosnik
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: spa
Título da fonte: Organicom (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139104
Resumo: Este artigo mostra que a comunicação de valores e antivalores integra uma análise e uma discussão mais ampla e multidisciplinar. Finalmente, se argumenta, com base no pensamento de Charles W. Morris e Thomas J. e Sandar Lankin, que a comunicação é um reflexo fiel e consequência das realidades explicadas pela filosofia e pela psicologia. Essas realidades manifestam seu equilíbrio por meio da conduta exemplar (pragmática da comunicação) e dos processos de mudança humana nas organizações nas quais se conseguem alinhar atitudes e condutas com valores que mostram as virtudes que o ser humano consegue exercer quando suas estruturas éticas e sua moralidade acompanham seu aperfeiçoamento como ser vivo.
id USP-72_4eea9bb6c5d3d9e482ae6b4cd6407b13
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/139104
network_acronym_str USP-72
network_name_str Organicom (Online)
repository_id_str
spelling La comunicación de valores y antivaloresA comunicação de valores e antivaloresThe communication of values and anti-valuesExemplary behavior. Values. Development. Alienation.Comunicação. Conduta exemplar. Valores. Desenvolvimento. Alienação.Comunicación. Conducta ejemplar. Valores. Desarrollo. Enajenación.Este artigo mostra que a comunicação de valores e antivalores integra uma análise e uma discussão mais ampla e multidisciplinar. Finalmente, se argumenta, com base no pensamento de Charles W. Morris e Thomas J. e Sandar Lankin, que a comunicação é um reflexo fiel e consequência das realidades explicadas pela filosofia e pela psicologia. Essas realidades manifestam seu equilíbrio por meio da conduta exemplar (pragmática da comunicação) e dos processos de mudança humana nas organizações nas quais se conseguem alinhar atitudes e condutas com valores que mostram as virtudes que o ser humano consegue exercer quando suas estruturas éticas e sua moralidade acompanham seu aperfeiçoamento como ser vivo.El artículo muestra que la comunicación de valores y antivalores es parte de un análisis y una discusión más amplia y multidisciplinaria. Finalmente se argumenta, por medio del pensamiento de Charles W. Morris y Thomas J. y Sandar Larkin, que la comunicación es un reflejo fiel y consecuencia de las realidades explicadas por la filosofía y la psicología y que manifiestan su equilibrio por medio de la conducta ejemplar (pragmática de la comunicación) y los procesos de cambio humano en las organizaciones que logran alinear actitudes y conductas con valores que muestran las virtudes que el ser humano logra ejercer cuando sus estructuras éticas y su moralidad acompañan su perfeccionamiento como ser vivo.This paper deals with the issue of values and how we can communicate them effectively in society. Athletes as public figures are expected and scrutinized in terms of their attitudes and behavior as they relate to their excellent performance and extraordinary achievements in sports. The article provides elements from the philosophy of science and psychology in order to better understand why some professionals in the world of sports are able to communicate, as expected, the values implied in their achievements, while some do not. Communicating values, or, in turn, anti-values, is not only related to verbal abilities or dialogical skills but more importantly it is a permanent process related to an all-consuming and life-long effort to engage in self-perfection.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2011-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/13910410.11606/issn.2238-2593.organicom.2011.139104Organicom; v. 8 n. 15 (2011): Comunicação e Esporte: pesquisa, marketing e mídia; 30-422238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPspahttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139104/134453Copyright (c) 2017 Organicominfo:eu-repo/semantics/openAccessOstrowiak, Abraham Nosnik2017-11-07T12:07:17Zoai:revistas.usp.br:article/139104Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-01-13T10:35:29.440628Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv La comunicación de valores y antivalores
A comunicação de valores e antivalores
The communication of values and anti-values
title La comunicación de valores y antivalores
spellingShingle La comunicación de valores y antivalores
Ostrowiak, Abraham Nosnik
Exemplary behavior. Values. Development. Alienation.
Comunicação. Conduta exemplar. Valores. Desenvolvimento. Alienação.
Comunicación. Conducta ejemplar. Valores. Desarrollo. Enajenación.
title_short La comunicación de valores y antivalores
title_full La comunicación de valores y antivalores
title_fullStr La comunicación de valores y antivalores
title_full_unstemmed La comunicación de valores y antivalores
title_sort La comunicación de valores y antivalores
author Ostrowiak, Abraham Nosnik
author_facet Ostrowiak, Abraham Nosnik
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ostrowiak, Abraham Nosnik
dc.subject.por.fl_str_mv Exemplary behavior. Values. Development. Alienation.
Comunicação. Conduta exemplar. Valores. Desenvolvimento. Alienação.
Comunicación. Conducta ejemplar. Valores. Desarrollo. Enajenación.
topic Exemplary behavior. Values. Development. Alienation.
Comunicação. Conduta exemplar. Valores. Desenvolvimento. Alienação.
Comunicación. Conducta ejemplar. Valores. Desarrollo. Enajenación.
description Este artigo mostra que a comunicação de valores e antivalores integra uma análise e uma discussão mais ampla e multidisciplinar. Finalmente, se argumenta, com base no pensamento de Charles W. Morris e Thomas J. e Sandar Lankin, que a comunicação é um reflexo fiel e consequência das realidades explicadas pela filosofia e pela psicologia. Essas realidades manifestam seu equilíbrio por meio da conduta exemplar (pragmática da comunicação) e dos processos de mudança humana nas organizações nas quais se conseguem alinhar atitudes e condutas com valores que mostram as virtudes que o ser humano consegue exercer quando suas estruturas éticas e sua moralidade acompanham seu aperfeiçoamento como ser vivo.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139104
10.11606/issn.2238-2593.organicom.2011.139104
url https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139104
identifier_str_mv 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2011.139104
dc.language.iso.fl_str_mv spa
language spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139104/134453
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Organicom
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Organicom
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Organicom; v. 8 n. 15 (2011): Comunicação e Esporte: pesquisa, marketing e mídia; 30-42
2238-2593
1807-1236
reponame:Organicom (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Organicom (Online)
collection Organicom (Online)
repository.name.fl_str_mv Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistaorganicom@usp.br
_version_ 1797047109305761792