Relações públicas e economia criativa: aproximações entre a atuação profissional e as demandas do mercado cultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lisboa Filho, Flavi Ferreira
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Corrêa, Rogério Saldanha, Vieira, Carine de Almeida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organicom (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139302
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo refletir sobre a economia criativa a partir do mercado da cultura e as oportunidades para orelações-públicas na área cultural. Abordamos conceitos de cultura e sua relação com as áreas sociais, políticas e econômicas, além de problematizar as funções do profissional e as suas possibilidades de trabalho. O protocolo metodológico baseia-se na revisão bibliográfica. Observamos que o profissional que atuar no segmento cultural deve ter um posicionamento empreendedor para lidar com os desafios e as demandas impostas pelas lógicas que regulam o mercado da cultura.
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spelling Relações públicas e economia criativa: aproximações entre a atuação profissional e as demandas do mercado culturalPublic relations and creative economics: approximations between the professional actions and the demands of the cultural marketRelaciones públicas y economía creativa: aproximaciones entre la actuación profesional y las demandas del mercado culturalEconomía creativa. Mercado cultural. Estudios culturales. Relaciones públicas.Creative economics. Cultural market. Cultural studies. Public relations.Cultura. Economia criativa. Mercado cultural. Estudos culturais. Relações públicas.Esta pesquisa tem como objetivo refletir sobre a economia criativa a partir do mercado da cultura e as oportunidades para orelações-públicas na área cultural. Abordamos conceitos de cultura e sua relação com as áreas sociais, políticas e econômicas, além de problematizar as funções do profissional e as suas possibilidades de trabalho. O protocolo metodológico baseia-se na revisão bibliográfica. Observamos que o profissional que atuar no segmento cultural deve ter um posicionamento empreendedor para lidar com os desafios e as demandas impostas pelas lógicas que regulam o mercado da cultura.This work has as its main objective a reflection on creative economics, starting from the culture market and the opportunities for the public relations professional in the cultural area. We address concepts of culture and their relationship with thesocial, political and economic areas, as well as creating problems for the functions of the professional and for his/her possibilities of employment. The methodological protocol is based on a bibliographic review. One can percieve that the professional who acts in the cultural segment must have an enterprising attitude in order to deal with the challenges and the demands imposed by the logics that regulate the culture market.Esta investigación tiene como objetivo reflexionar sobre la economía creativa a partir del mercado de la cultura haciaquien trabaja con relaciones públicas en el área cultural. Traemos conceptos de cultura y su relación con las áreas social,política y económica, además de discutir las funciones del profesional de relaciones públicas y sus posibilidades de trabajo. El protocolo metodológico se basa en la revisión de bibliografía. Observamos que el profesional que trabaje en el sectorcultural debe tener un rol emprendedor para hacer frente a los retos y a las demandas impuestas por lógicas que rigen elmercado de la cultura.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2015-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/13930210.11606/issn.2238-2593.organicom.2015.139302Organicom; v. 12 n. 23 (2015): Comunicação e Economia Criativa; 138-1482238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139302/134643Copyright (c) 2017 Organicominfo:eu-repo/semantics/openAccessLisboa Filho, Flavi FerreiraCorrêa, Rogério SaldanhaVieira, Carine de Almeida2017-11-09T17:47:19Zoai:revistas.usp.br:article/139302Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-01-13T10:35:40.372501Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
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